Qual a melhor tinta para parede interna

13 de Setembro de 2018
por: Clube das Tintas
Qual a melhor tinta para parede interna

Você já se perguntou sobre qual a melhor tinta para parede interna? Muito embora a parte externa de um imóvel chame a atenção, servindo como um cartão de visita para sua empresa, residência e comércio em geral, a parte interna também tem importância fundamental na decoração de um ambiente.

Afinal, seria no mínimo frustrante se deparar com uma fachada incrível, e ao adentrar ao local, encontrar cômodos sem “vida”, com pintura velha, caindo cascas de tinta, e aparência de abandono, não é verdade?

qual-a-melhor-tinta-para-parede-interna

Como sabemos que você faz questão de investir na beleza estética de sua casa, bem como busca o prazer de estar em um ambiente acolhedor, moderno e aconchegante, é importante que ao pintar os cômodos, você utilize a melhor tinta para parede interna.

Para te auxiliar nesta tarefa, consultamos simplesmente os melhores especialistas no assunto, os Doutores em Tintas do Clube das Tintas!

Acompanhe a seguir as sugestões de quem entende do assunto e ainda de quebra, tenha acesso as dicas sobre como ter o melhor resultado na pintura interna de paredes!

Tinta para parede interna: qual tinta usar?

qual-a-melhor-tinta-para-parede-interna

O segmento de reforma, pintura e decoração de ambientes é um dos mais acirrados. Isso se comprova, quando observamos o número de produtos concorrentes neste mercado.

É sempre legal ter em mente que o principal objetivo de uma pintura de paredes internas é renovar o visual, buscando acima de tudo, o melhor custo X benefício.

Você não precisa investir uma fortuna para adquirir uma tinta caríssima, que, se não for aplicada com os cuidados necessários, não surtirá um bom efeito.

Tampouco não deve se nortear por um preço extremamente abaixo do mercado, para “economizar”, e com isso, adquirir um produto de procedência duvidosa.

Para saber qual a melhor tinta para pintar parede interna, procure direcionar a escolha, levando em conta os seguintes aspectos:

  • Qual o tipo de acabamento você pretende obter com a pintura?
  • Qual o tipo de superfície a ser pintada?
  • A tinta que você escolheu está de acordo com este acabamento e com a superfície da parede interna?

Jamais se esqueça da seguinte máxima:

Escolher de maneira assertiva, ou seja, correta, a tinta que você utilizará para realizar a pintura do ambiente interno de um imóvel, é o que determina o aspecto final e também a durabilidade da pintura.

Diferenças básicas entre cada tipo de tinta, seus usos e aplicações

qual-a-melhor-tinta-para-parede-interna

O ambiente interno também tem suas variações. Por exemplo, uma tinta específica pode ser utilizada para pintar as paredes da sala, e uma outra pode ser mais adequada para o banheiro.

Veja a seguir, algumas diferenças básicas dos tipos de tintas mais utilizados nas paredes internas, e confira em quais ambientes elas podem ser utilizadas:

  • Para pintar o banheiro e a cozinha

Um tipo de tinta bastante utilizado para pintar as paredes internas da cozinha e do banheiro, ambientes tidos como mais úmidos é a tinta epóxi.

Sua principal indicação é exatamente para a pintura de áreas molhadas e para cobrir azulejos e pisos em geral. A tinta epóxi é caracterizada pela sua ampla capacidade de impermeabilização, durabilidade e resistência à água e umidade em geral.

Veja abaixo, no link, um guia completo para a pintura destes ambientes:

GUIA DEFINITIVO PARA PINTURA DE BANHEIROS E COZINHAS

  • Melhores tintas para pintar paredes internas

Além da epóxi, que está mais alinhada às paredes internas de cozinhas, banheiros e azulejos, temos outro tipo de tinta muito comum para renovar os demais ambientes internos: a tinta látex PVA.

A tinta Látex PVA (acetato de polivinila) tem água como base solúvel. Além disso, possuem ótimo rendimento, pois se alastram de maneira mais fácil à superfície pintada.

Fácil de limpar, ela ainda oferece resistência ao mofo, tem alta durabilidade, e permite ainda a repintura. Se trata de uma tinta mais porosa.

Temos ainda a tinta látex acrílica. Embora ela seja mais indicada para paredes externas, é bem semelhante à látex PVA,  também pode ser usada nos ambientes da casa mais úmidos, como o banheiro ou a cozinha.

qual-a-melhor-tinta-para-parede-interna

Devido sua formulação, com resinas acrílicas e metil metacrílicas, revela-se um produto da mais elevada impermeabilidade e durabilidade.

Pode ser lavada e apresenta diferentes tipos de acabamentos, como:

  • Fosca;
  • Semibrilho;
  • Acetinada.

Se a parede interna apresenta imperfeições, a tinta de acabamento fosco é a melhor opção, uma vez que dá a aparência uniforme em grandes áreas, disfarçando os defeitos.

Quando falamos em tinta com acabamento acetinado, estamos no meio termo entre o semibrilho e o fosco.  É o chamado “toque de seda”, enquanto o semibrilho promove uma parede interna mais brilhosa.

No link abaixo, temos mais dicas para te ajudar na escolha da tinta:

COMO ESCOLHER A MELHOR TINTA PARA SUA CASA?

Depois de escolher o acabamento e tipo de tinta, outra questão surge: e a cor? Mas, não se preocupe! No link abaixo temos as melhores dicas de cores, extraídas diretamente da melhor marca de tintas do mercado, a Coral:

CONHEÇA AS MELHORES CORES DE TINTAS DE PAREDES INTERNAS

Pra saber quais as cores mais usadas, temos as respostas logo abaixo:

10 CORES DE TINTAS DE PAREDES INTERNAS MAIS USADAS

Aproveitando que o tema de hoje é pintura de paredes internas, você não pode começar a pintura sem antes ler este post:

PINTURA DE CASAS POR DENTRO – 6 DICAS IMPORTANTES

E então, preparado (a) para começar a diversão de pintar as paredes internas com a melhor tinta?