Como escolher a melhor tinta para sua casa?

06 de Outubro de 2016
por: Clube das Tintas
Como escolher a melhor tinta para sua casa?

Quem nunca se viu perante o dilema de escolher a melhor e mais adequada tinta para renovar a aparência ou pintar pela primeira vez, a casa? Com tantas opções disponíveis no mercado, é bem provável que fiquemos um tanto quanto perdidos neste sentido.

Afinal, qual a melhor tinta para paredes? Quais critérios devem definir a escolha das melhores tintas para paredes? É preciso utilizar produtos de preparação das paredes e posteriormente, para a finalização da pintura? Tudo isso te contaremos a seguir!

Preparando a superfície para as melhores tintas para parede

Antes de escolher a melhor tinta para parede, é preciso preparar de maneira correta o local onde será aplicada a tinta. Para isso, é necessário investir em alguns produtos pré-pintura. É o caso da massa acrílica, capaz de tornar uniforme a parede, seja ela em ambiente interno ou externo, secando rapidamente e corrigindo imperfeições em geral.

Se as paredes que irão receber a pintura estão em locais mais suscetíveis à sujeira, como por exemplo quarto de crianças, corredores, ou ainda a fachada de seu imóvel, o Metalatex Requinte Superlavável Sem Cheiro- uma tinta acrílica- é uma ótima opção, haja vista que permite a lavagem sem perca de tons e efeitos decorativos, por exemplo.

Metalatex Requinte Superlavável Sem Cheiro

Metalatex Requinte Superlavável Sem Cheiro

E quando a parede que será pintada tiver novinha em folha? É preciso prepara-la? A resposta é sim, e com o Selador Acrílico, fosco e com alto preenchimento de cobertura.

Selador Acrílico Coral

Selador Acrílico Coral

Melhores tintas para paredes: diferentes tipos

Como já mencionamos, há muitos tipos de tintas disponíveis, cada qual, adequada a determinada situação de pintura.

A opção geralmente reside na aparência que a pessoa quer dar para o ambiente em questão. Se a ideia é um acabamento mais fosco ou acetinado, com brilho ou semi -brilho, uma opção é adotar tinta acrílica para a pintura das paredes.

Por outro lado, se o objetivo é um efeito somente fosco, será necessário adquirir um produto como tinta látex ou PVA. Neste caso é importante ficar alerta para a questão da durabilidade.  Isto porque as tintas com base látex e PVA possuem menor resistência às ações do tempo e aos raios de sol, além de não permitirem bons resultados após lavagens, por exemplo.

No entanto, é uma tinta indicada para a pintura em tetos ou ainda paredes internas que não demandam constante limpeza e manutenção.

Há ainda a tinta óleo, que é mais utilizada em aço, ferro e madeira, assim como a tinta esmalte e o verniz para madeiras.

Melhores tintas para paredes: acabamentos

O acabamento é outro ponto de extrema relevância quando falamos sobre pintura e como obter os melhores resultados com as melhores tintas para paredes. Item muitas vezes negligenciado pelas pessoas, a nomenclatura do tipo de acabamento também indica é mais indicada a aplicação da tinta. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Acabamento fosco: ótimo para retoques, bem como para aplicação em paredes mais escuras. Possui excelente aplicação em paredes e tetos e cobre pequenas imperfeições como ondulações. O acabamento fosco é bem comum em tintas do tipo acrílica e látex.
  • Acabamento brilhante: está mais relacionado com tintas para pintura de janelas, portas e madeira. Fácil de limpar e com boa resistência, não tem resultados satisfatórios em tetos e paredes, a não ser que sejam de madeira, pois deixa mais visíveis as possíveis imperfeições.
  • Acabamento acetinado: rodapés, portas e paredes são locais indicados para tintas que possuam o acabamento acetinado. Ideal para pinturas com cores claras, promove a facilidade de limpeza, sendo necessário somente um pano úmido e possui alta durabilidade.
  • Semi-brilho: se trata de um meio-termo entre o brilhante e o acetinado. É mais indicado para locais que possuam mais umidade ou estejam sujeitos à umidade, principalmente banheiros, por exemplo.

Ambiente interno ou externo? Escolhendo as melhores tintas para parede

Antes de escolher a melhor tinta para sua casa, é preciso ter em mente o tipo de decoração que você procura (para adequar esta escolha de acordo com as cores mais harmônicas), o local que será pintado (quarto, sala, escritório, cozinha, varanda, fachada, muro externo, etc.), para então optar por determinadas marcas e tipos de tinta.

Se você busca por uma tinta acrílica que possa ser usada tanto internamente quanto em ambientes externos, a tinta Decora Acrílico Premium irá garantir a qualidade e satisfação na hora de pintar. Dando um toque todo especial ao cômodo escolhido, ela harmoniza facilmente com demais elementos decorativos, devido sua cor branca e o acabamento perfeito que ela proporciona.

Decora Acrílico Premium

Decora Acrílico Premium

Para quem busca qualidade e bom rendimento, outra boa opção no que diz respeito as melhores tintas para paredes é a Coral Rende Muito. Com diluição otimizada de tinta, ela é também uma opção mais sustentável, proporcionando rendimento superior às demais tintas do mercado.

No caso da parede que for receber a tinta se tratar de um ambiente que estará sujeito ser manchado e necessite de lavagens contínuas, a melhor tinta de parede é a Coral Super Lavável Antimanchas.

Coral Super Lavável Antimanchas.

Coral Super Lavável Antimanchas

Sua composição permite que com as sujeiras ocasionais, como manchas de bebidas, café, vinho, ou ainda rabiscos de lápis, giz de cera, e tantos outros, sejam facilmente retiradas com uma simples lavagem.

Agora que você sabe quais fatores levar em conta na hora de escolher a melhor tinta para a parede e/ou teto de sua casa, que tal conferir nossas ofertas de tintas e produtos preparadores de superfície? O Clube das Tintas oferece os produtos de maior destaque no mercado, com preços imbatíveis e um atendimento superior, confira!