Psicologia das cores para home office

20 de Outubro de 2016
por: Clube das Tintas
Psicologia das cores para home office

Você sabia que as cores exercem papel fundamental na produtividade do nosso trabalho, bem como no nosso bem-estar? Principalmente quando nos referimos a home office, devemos levar em conta uma série de fatores, desde a disposição dos móveis, design, mobilidade, acessibilidade e usar a escala cromática em nosso favor.

Daí a importância de se atentar ao fato da influência das cores para home office, escolhendo aquelas que mais se adequem a atividade praticada no local de trabalho, para assim, otimizar o ambiente e usufruir dos benefícios da chamada psicologia das cores.

Cores para home office: entendendo a psicologia das cores  

Definir as cores para home office é a dúvida nutrida por muitas pessoas, afinal, além da extensa gama de possibilidades, de acordo com a psicologia das cores, cada cor revela sensações diversificadas que podem ir ou não de encontro as suas necessidades durante o trabalho.

Para embasar melhor a escolha da cor ideal para o ambiente de trabalho, é preciso entender como cada cor irá influenciar o contexto local. Vermelho, branco, azul, amarelo, verde, dentre outros tons, são algumas opções que podem conferir ao seu home office o visual e sensação que se identifiquem com a atividade e trabalho exercido.

Vejamos a seguir, alguns tons de cores e suas principais características.

Cores para home office: branco

branco

 

Considerada uma cor que potencializa a luz, o branco proporciona sensação de amplitude do espaço e também é apontada como uma cor “amiga” da criatividade. Quem desempenha trabalhos que necessitam do uso da criatividade no home office pode investir sem medo nesta tonalidade.

A linha “Essentials” da Sherwin-Williams, por exemplo, possui diferentes tons de branco, onde certamente algum deles lhe dará a cor exata que busca para seu home office.

A Coral também não fica atrás e disponibiliza aos clientes uma série de tons brancos, com uma variedade incrível de opções para escolher.

Cores para home office: azul

azul

 

Na psicologia das cores o azul é tido como um tom que impregna o ambiente de calma, serenidade e tranquilidade. Se o trabalho em questão já for por si só algo demasiadamente tranquilo, pintá-lo todo desta cor não é muito indicado. Em locais mais agitados, com constante fluxo de pessoas, o azul é mais recomendado, pois irá equilibrar o ambiente, transmitindo uma boa energia.

Você pode investir no catálogo de cores da Sherwin-Williams, na categoria de tintas denominadas “Color Options”, com diferentes tipos de cores em tons azuis, por exemplo.

O mesmo vale para as tintas da Coral, com muitos tipos de azuis e azuis suaves.

Cores para home office: vermelho

vermelho

 

O vermelho merece um pouco de cautela, afinal, por ser uma cor mais vibrante, pode acelerar os ânimos e criar um ambiente não muito amigável no home office. Isto não significa que não deve ser utilizado. Basta usar o bom senso e aplicar a tinta vermelha em alguns detalhes para criar um ar alegre, por exemplo.

Na Coral há opções mais equilibradas de tons vermelhos, como o tom “Rubi” por exemplo. Na linha “Color Options”, da Sherwin-Williams, também temos muitas opções.

Cores para home office: verde

verde

 

A cor que se identifica prontamente com a natureza também transmite boas energias. A calma irá reinar em seu ambiente de trabalho com a aplicação de tons verdes. É legal também investir nesta cor se o trabalho dialogar com questões sustentáveis, ecológicas e com a natureza propriamente dita.

Mas lembre-se, são apenas associações livres que podemos fazer e relacionar, não uma regra rigorosa que não pode ser quebrada. O verde exerce também efeito terapêutico. Se no ambiente de trabalho por exemplo, houver queixa constante de dor de cabeça, faça o teste de pintar o local de verde, mesmo que em alguns pormenores, não exatamente todo o ambiente.

Coral e Sherwin-Williams possuem as melhores tintas desta cor para ajudar você a fazer uma pintura com extrema qualidade e ótimo acabamento, pode apostar.

Cores para home office: amarelo

amarelo

 

Carregado de alegria e descontração, o amarelo é um tom extremamente envolvente. Se você reparar, esta cor é muito utilizada em restaurantes e fast foods em geral, sabe por qual motivo? Ele desperta a fome.

Fora isso, uma das principais características do amarelo é ativar a inteligência. A Sherwin-Williams oferece ao público uma linha exclusiva de tintas na cor amarela, denominada “Energetic Brights”, com tons amarelos intensos para decorar seu home office. Já a Coral tem por exemplo o amarelo “Canário Belga” disponível no produto Decora Acrílico Premium Fosco. Opções em amarelo com garantia de ótima qualidade e acabamento não irão faltar.

Decora Acrílico Premium Fosco

Decora Acrílico Premium Fosco

 

Cores para home office: roxo

Sabe aquela expressão muito em voga atualmente, que diz “pensar fora da caixa”? se ela corresponde a uma cor, certamente esta cor está associada ao tom roxo. O roxo pode ser um tom excelente para um home office onde a atividade exercida esteja intimamente ligada a quebra de padrões e senso comum, bem como a criatividade, que é amplificada ao usar esta tinta no ambiente.

Há muitas tintas na Sherwin-Williams com o tom roxo, tanto na linha “Energetic Brights” quanto na linha “Color Options”, assim como na Coral onde temos por exemplo o Acrílico Total Semibrilho – Roxo Total.

Decora Acrílico Premium Fosco

Decora Acrílico Premium Fosco

 

Como vimos, o uso das cores no home office irá depender da personalidade envolvida no contexto do trabalho, da função exercida pelos profissionais que ali irão trabalhar, sempre alinhada ao equilíbrio de sensações e necessidades específicas para cada atividade.

Que tal usar a psicologia das cores para auxiliar na pintura de seu home office hoje mesmo?