Cores fortes na casa - como usá-las?

27 de Outubro de 2016
por: Clube das Tintas
Cores fortes na casa - como usá-las?

Responsáveis por promover nos ambientes onde são aplicadas, uma decoração carregada de energia, vibração, alegria e otimismo, investir em cores fortes na casa é ótima ideia para quem pretende pintar a casa ou reformar e mudar o aspecto visual do lar.

No entanto, não basta apenas aderir uma paleta de cores fortes e começar a pintar. É preciso levar em conta alguns fatores para que as cores fortes na casa não destoem da decoração e não produzam um efeito de conflito e poluição visual no contexto. Veja a seguir, algumas dicas de como aplicar cores fortes da casa e obter assim o melhor resultado, com harmonia e muito estilo.

Cores fortes na casa: energizando o ambiente de maneira equilibrada

cores fortes casa

 Fonte: Criando Soluções

 cores fortes casa

 Fonte: Blog Casa Show

 Ao aderir cores fortes na casa, o primeiro passo é testar a melhor forma de promover as combinações entre as cores, da maneira mais equilibrada e harmônica possível. Sem levar em conta este cuidado, é possível que o efeito seja negativo, indo desde um visual um tanto quanto brega, até mesmo um ambiente extremamente carregado com muita informação.

Por isso, pense no cômodo como um todo, levando em conta as cores das mobílias e acessórios em geral, e nas possíveis combinações. Este será o fator determinante para que a pintura com cores fortes na casa seja bem-sucedida.

Cores fortes: harmonia com tons neutros

Um dos segredos do uso de cores fortes na casa é sua combinação com elementos opostos, ou seja, com cores neutras. E como é feita esta combinação? Da maneira mais simples possível. Um exemplo clássico de combinação e uso de cores fortes na casa é investir numa parede pintada com uma cor forte, como por exemplo o Vermelho Revigorante Acrílico Total Fosco da Coral, e nas demais paredes e teto, o tom branco gelo da tinta Kem Tone Acrílico, da Sherwin Willians.

Acrílico total

Acrílico Total Fosco

Desta forma, temos um constaste equilibrado e harmonizado, porém, sempre levando em conta também as cores dos móveis e acessórios que estão compondo a decoração do ambiente.

Cores fortes: ousadia e alegria

Muitas cores fortes são usadas com a finalidade de promover mais alegria e até mesmo ousadia na casa, dentre as quais, destacam-se verde, vermelho, azul, amarelo, rosa, roxo e laranja, por exemplo.

Para equilibrá-las da melhor forma, você pode usar simuladores de cores como os que encontramos nos sites da Coral e Sherwin Willians. Para um melhor resultado no uso de cores fortes na casa, siga também algumas dicas básicas de como escolher a melhor tinta para sua casa, clicando no link.

Ideias de decoração com cores fortes na casa 

Se ao falarmos sobre cores fortes na casa estamos nos referindo a elementos de alegria, uma ótima ideia de decoração e do uso destes tons de tinta é investir numa parede grafitada dentro da casa, por exemplo.

cores fortes casa

Fonte: Divano Interiores

Ousado e super atual, o grafite expressa a arte urbana e permite uma verdadeira explosão de cores, precisando apenas se adequar posteriormente as cores dos móveis, sempre partindo de uma peça-chave para servir de referência ao restante do ambiente. Para um ambiente de interação familiar e entre amigos, como uma sala de estar, esta é uma ótima opção.

Num quarto de adolescentes e até mesmo crianças já um pouco crescidas, cabe a regra da cor forte mesclada com cores mais neutras. A parede pintada com a tinta mais forte poderá ter espalhada sua cor em detalhes expressos na roupa de cama ou numa almofada, porta-retratos, mesa, etc.

Uma dica importante: se o ambiente que for receber as cores fortes não for muito amplo, o uso de determinada cor poderá fazer com que o espaço pareça ainda menor, portanto, muito cuidado com a cor e com o ambiente em questão.

Cores fortes na casa: tons fechados facilitam a harmonização

coralar rubi

Coralar - Cor Rubi

 

Os tons mais escuros, chamados de tons fechados, facilitam a vida de quem está com certo receio de pesar na mão, na hora de utilizar cores fortes na casa. Uma boa opção neste sentido é o uso da tinta Coralar Acrílico, na cor rubi, que pode ser aplicada em uma das paredes da sala, e com o uso do branco ou algum tom puxado para o neutro nas demais paredes e tetos, combinar com o tapete e outras tons fechados, presentes nas cadeiras, mesas ou poltronas.

Leia também: 7 Coisas que você deve considerar ao pintar paredes

Cores fortes na casa: a arte do mosaico é uma boa pedida

mosaico parede

Mosaico - Tintas Coral - Fonte: Gazeta do Povo

Sala e cozinha são ambientes, via de regra, mais espaçosos. Sendo assim, são ótimos ambientes para a aplicação de cores fortes na casa, permitindo até mesmo a inovação com a aplicação de mosaicos de cores. A aplicação da técnica de stencil, com estampas de moldes vazados, geralmente neutras numa base de cor mais forte, confere ao ambiente ótimos resultados.

Cores fortes na casa: decoração temática

O uso de cores fortes na casa permite uma extensa gama de opções em temas decorativos. Uma tendência muito popular neste sentido tem sido o uso de cores temáticas de times de futebol, não somente no quarto de meninos, mas também de meninas, jovens e adultos.

cores fortes casa

Fonte: Cupom.com

Atente-se apenas com a questão do ambiente não ficar saturado, usando para isso, alguns procedimentos para quebrar esta característica, como por exemplo detalhes em tons neutros.

O uso das cores fortes na casa também pode marcar presença em detalhes como listras, não precisando necessariamente ocupar todo o espaço de determinada superfície.

Você já utilizou cores fortes na pintura de sua casa? Que dicas você já utilizou ou pretende colocar em prática?