Lindas cores para quarto de criança

03 de Novembro de 2016
Lindas cores para quarto de criança

Dedicar uma atenção especial no que diz respeito as cores de tintas para quarto infantil é muito importante, devido a vários aspectos. Da influência das cores e seus significados, passando pela questão da memória afetiva – afinal, quem não se lembra com carinho de determinadas cores de tintas para parede de quarto que marcaram a infância?- escolher as melhores cores e o tipo ideal de tinta na decoração do quarto infantil é uma maneira de expressar amor e afeto pelos nossos pequenos.

Tintas para quarto infantil: Muito além de um quarto de dormir

Para pontuarmos a escolha de cores para quarto de criança, antes de tudo, é necessário pensarmos que o ambiente em questão não se trata apenas de um quarto para dormir. Se trata de um lugar especial, onde a criança não só pode, como deve ser estimulada em seus sentidos. No início da década de 90, foi ao ar pela TV Cultura uma série denominada “Mundo da Lua”, cujo personagem principal, Lucas Silva e Silva vivia incríveis aventuras em seu quarto, registrando-as em um gravador.

Criativa, a criança da série tinha naquele ambiente o local ideal para desenvolver sua imaginação, sonhos e reflexões. E as cores podem ser fundamentais para ajudar nisso, pois cada tom possui a capacidade de gerar estímulos de acordo com determinada característica, conforme vimos no artigo sobre a psicologia das cores no home office.

Cores: tinta acrílica rosa e demais tons

A tinta acrílica rosa, por exemplo, poderá conferir ao quarto da criança, um ambiente propício ao dinamismo, sobretudo se combinada, de forma harmônica, em pequenos detalhes, com o vermelho, por exemplo, ressaltando também a capacidade de força.

tinta rosa corall

Além da tinta acrílica rosa, os pais podem investir nas diversas cores existentes, e que combinem com seus filhos, como por exemplo, utilizando tinta à base de água em tons mais neutros, como a Decora Acrílico Premium que promove um ambiente menos influenciável e mais tranquilo com seu tom branco, ou ainda tintas para parede de quarto na cor verde, que propicia a sensação de renovação e frescor.

Decora Acrílico Premium

Decora Acrílico Premium

Por outro lado, tinta à base de água na cor azul, além de otimizar o relaxamento do ambiente, promove mais inspiração. Não se assuste, portanto, se a criança que tiver este tom inserido como uma das tintas para parede do quarto aparecer na sua frente com incríveis e criativas ilustrações, canções ou ainda histórias, além de se mostrar mais tranquila.

Já o amarelo é capaz de operar verdadeiros milagres, como por exemplo, despertar a postura de liderança da criança, acarretando em uma infância mais ativa e desenvolvendo no pequeno ser em formação, características de um futuro empresário e empreendedor, por exemplo.

Sem contar nas tintas à base de água e tontas para parede de quarto em tons laranja, uma cor que revela extremo otimismo e conforto.

Escolha das cores : Personalidade da criança deve ser levada em conta

Na escolha das cores para o quarto da criança, é interessante que esta escolha reflita a personalidade da criança. Não há nada de errado, e na verdade, é importante, que os pais monitorem a escolha e os detalhes neste sentido, porém, é preciso cuidado para respeitar os gostos já demonstrados pelas crianças e levar isto em conta na hora de pintar o quarto, caso contrário, corre-se o risco de se projetar a personalidade e gostos dos pais no ambiente.

Lindas cores para quarto de criança

Lindas cores para quarto de criança

Lindas cores para quarto de criança

Paredes de quarto da criança: estimulo ao artista que há dentro delas

Uma boa ideia para complementar a decoração do quarto da criança, é utilizar desenhos e trabalhos escolares de arte feitos pela criança, por meio de molduras em quadros. Além de dar um toque todo pessoal, deixando o ambiente com a cara de nosso (a) artista mirim, tal recurso pode cair feito uma luva com a cor utilizada na parede.

Falando em tintas para parede de quarto, é imprescindível investir em uma tinta de parede lavável neste caso, pois não são raras as vezes que as crianças, dinâmicas e elétricas, acabam derrubando diversos alimentos ou líquidos nas paredes, rabiscam, entre outras peripécias.

Sendo assim, a tinta de parede lavável é a opção mais prática e adequada para o quarto da criança, pois poderá ser limpa várias vezes, conservando a pintura como nova. A melhor tinta neste sentido é sem dúvida, a Coral Super Lavável Antimanchas, que repele facilmente substancias como refrigerantes, café, chocolate, ketchup e o que mais você conseguir imaginar que, por descuido, seja derrubado ou lançado até a parede.

Super Lavável Anti manchas

Coral Super Lavável Antimanchas

Lembre-se: a chave é equilibrar

Uma dica muito importante em qualquer situação que envolva tintas, cores e decoração: equilíbrio é a chave. É de extrema relevância jamais se esquecer de que cores mais fortes, gritantes, devem ser sim utilizadas, porém, sempre em parcimônia. Caso contrário, um quarto todo pintado de vermelho, por exemplo, além de enjoar rapidamente, deixará a criança tensa, irritada.

Invista nestas cores com harmonia, em detalhes, numa parede por exemplo, mas jamais exagere na dose, mantendo sempre o bom senso, ok?

Não deixe de aproveitar a criatividade e ousadia que um quarto de criança pode promover. Diferente de um home office, o quarto infantil permite mais o aspecto lúdico. Adesivar alguma parte do quarto com temas que a criança curte, é uma boa ideia para deixar o quarto mais próximo da personalidade dela.

Agora que você viu o que estas lindas cores para o quarto da criança podem propiciar, diga para nós: quais delas você vai usar na pintura do quarto delas?