Aprenda a fazer o efeito lousa

17 de Novembro de 2016
por: Clube das Tintas
Aprenda a fazer o efeito lousa

Já pensou em dar um “up” na decoração do seu imóvel, escritório, empresa, loja, estabelecimento comercial ou qualquer outro local com o badalado efeito lousa, mas não tem ideia de como fazer? Imagine que incrível, a cada dia, mudar o visual com um recado novo, um desenho, e tudo mais o que sua imaginação permitir?

Esta é a proposta da decoração de ambientes proporcionada pelo efeito lousa, uma verdadeira febre que resulta em belíssimos cenários, inspiradores e criativos, muito utilizados em estabelecimentos culinários, bares e também em residências.

Saiba neste artigo como fazer o efeito lousa e desfrute desta incrível tendência que cada vez mais marca presença nos ambientes e que gera efeitos bacanas e descolados, de acordo com a sua necessidade e inspiração.

Efeito lousa combina com qualquer cômodo

Uma das principais vantagens em aprender como fazer efeito lousa é que esta tendência inspiradora em decoração e pintura de ambientes fica legal e combina em qualquer cômodo. É uma tendência em voga sobretudo em lojas, bares e restaurantes, bem como em lares que buscam uma estética aconchegante e diferenciada.

efeito lousa

A praticidade de poder criar cada dia algo novo, como recados, declarações de amor, avisos importantes e até mesmo o cardápio do dia, são algumas das possibilidades a se explorar neste tipo de decoração.

A parede de sua sala, quarto ou cozinha, nunca mais será a mesma ao aplicar o efeito lousa, pode acreditar.

Efeito lousa como fazer: materiais

Para obter o efeito lousa na parede, antes de tudo, você precisa reunir alguns itens e materiais necessários. Anote aí:

  • Plástico (pode ser aqueles sacos de lixo grandões);
  • Pincel;
  • Tinta verde escolar (pode ser também no tom preto, da marca Coral, por exemplo);
  • Diluente;
  • Luvas de borracha;
  • Óculos de proteção;
  • Um rolo de espuma, com 15 centímetros;
  • Fita métrica;
  • Bandeja para tinta.

A Coralit Fosco na cor Verde Escolar ou Preto precisa aguardar até 20 dias de cura para riscar com o giz e para apagar as primeiras vezes.

Você pode aplicar Coralit Fosco na cor Verde Escolar ou Preto. Aguarde até 20 dias de cura para

riscar com o giz e para apagar as primeiras vezes, o ideal é usar um pano úmido até que o

filme do esmalte fique polido.

Como fazer o efeito lousa passo a passo

 Agora que já temos a lista de materiais que serão utilizados, vejamos como fazer o efeito lousa, num simples passo a passo.

1-      Cubra o chão

Para evitar que respingos de tinta danifique seu piso, cubra a área próxima à parede que será pintada com os plásticos;

2-      Meça a área que receberá o efeito lousa

Com o auxílio de uma fita métrica, meça a área que receberá a aplicação da tinta;

3-      Misture bem a tinta

É preciso que a tinta esteja homogênea. Para tanto, misture-a bem, dentro da lata, com a ajuda de um pedaço de pau ou similar;

4-      Dilua a tinta

Aplique 10% de diluente Coral na lata;

5-      Despeje a tinta na bandeja

Após diluir a tinta, despeje na bandeja a quantidade suficiente para molhar o rolo com o qual a tinta será aplicada na parede;

6-      Aplique a tinta na parede

Agora é só aplicar a tinta na parede com o rolo. É importante dar duas demãos para que o efeito seja otimizado. Não esqueça de utilizar a tinta Coralit Tradicional e respeitar o intervalo de 8 horas entre as demãos, ok?

efeito lousa

Após o período aproximado de 20 dias, você já pode começar a fazer seus primeiros rabiscos com giz em sua nova lousa, ou melhor, em sua parede com efeito lousa.

Como fazer efeito lousa com Contact

Apesar de toda dinamicidade e possibilidade de personalização da parede lousa, pode ocorrer de num primeiro momento você querer “testar” ou sentir-se “inseguro” em aderir a novidade, muito embora morra de vontade de diversificar.

Neste caso, uma ideia é fazer um teste com o uso do famoso e clássico “papel Contact”. Para tanto, os materiais são:

  • Alguns rolos de papel Contact;
  • Estilete;
  • Pano;
  • Água.

Agora veja como fazer o efeito lousa facilmente:

1-      Meça o local onde irá aplicar o efeito lousa e ter ideia de quantos metros de Contact serão necessários. É importante ter em mente que o papel adesivo neste caso não pode ser daquele clássico transparente, mas sim em textura fosca e da cor preta;

2-      Prepare a textura da parede, deixando-a uniforme. Umedeça um pano e passe no local onde o papel adesivo será posteriormente aplicado;

3-      Corte o papel na altura da parede que receberá a aplicação, lembrando que o processo deve ser feito de cima para baixo;

4-      Para o melhor acabamento, deixe sempre alguns centímetros de sobra;

5-      Ainda com o pano úmido, procure “assentar” o papel adesivo, evitando que desta forma surjam bolhas durante o processo;

6-      Com o estilete, corte as sobras de papel Contact;

Sua parede com efeito lousa está pronta! Para escrever nela, prefira o uso do giz plastificado, ele adere melhor à textura do papel adesivo e também não causa possíveis alergias nas pessoas mais suscetíveis.

efeito lousa

efeito lousa

O efeito lousa com o papel adesivo é indicado para quem busca uma decoração temporária do local. Seja ele feito com tinta ou adesivo, o interessante é o vasto leque de opções que você poderá usufruir para personalizar o ambiente de acordo com a ocasião. Uma festa temática, um evento, aquela data comemorativa, tudo poderá ser facilmente adaptado com o seu toque pessoal de criatividade, e o resultado certamente será sensacional.

Você gostaria de investir nesta tendência para reformar seu estabelecimento? Está atrás de ideias inovadoras para dar ao seu escritório um toque mais moderno, dinâmico e lúdico? Conte para nós suas ideias e aproveite para compartilhar com os demais leitores, suas opiniões e sugestões. E não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais este artigo e ajudar aquele amigo que não tem ideia de como fazer efeito lousa!