Tinta para caixa d'água

01 de Dezembro de 2016
por: Clube das Tintas
Tinta para caixa d'água

Você sabia que a tinta para caixa d’água é utilizada não somente na parte externa e visível, como também é aplicada na parte interna do reservatório? Há tintas produzidas exatamente para estes casos, e são de extrema importância, não somente para a estética revelada pela parte visível, mas também para a conservação da caixa d’água, interna ou externamente.

Para esta necessidade, há no mercado um tipo de tinta para caixa d’água chamada de tinta epóxi. Conheça melhor este produto, suas indicações e características, além de dicas de como proceder para efetuar a pintura com esta tinta para caixa d’água, bem qual a melhor tinta epóxi do mercado e onde encontrá-la.

Tinta para caixa d’água: necessidade de pintura interna

Apesar da maioria das caixas d’água atuais terem sua parte interna pintada, o desgaste com o tempo ocorre, o que implica então na necessidade de uma nova pintura.

A importância de se pintar internamente a caixa d’água se dá pelo fato de que, com o desgaste da pintura antiga, no caso de caixa d’água metálicas principalmente, ocorre o fenômeno da ferrugem, fazendo com que a qualidade da água presente na caixa seja comprometida, tornando-se não potável, por exemplo.

Tinta para caixa d’água: parte externa também é importante

Quando se reforma um imóvel, seja residencial ou empresarial, é de bom tom pintar toda a extensão que necessite reparos. Daí o motivo pelo qual a tinta para caixa d’água também se faz presente, uma vez que um imóvel com um visual todo transformado, mas com uma caixa d’água com o ambiente externo todo desgastado, não promove uma boa impressão, tampouco um efeito visual esteticamente bacana, não é mesmo?

epoxi

Antes de se proceder na pintura externa da caixa, no entanto, é preciso se ater a alguns detalhes. Como por exemplo, adotar o uso de um produto desengraxante, bem como processo de decapagem e fosfatizante. Desta forma, você garante a segurança externa da caixa contra efeitos corrosivos e ação da ferrugem.

Como pudemos perceber, não só é possível, como também necessário pintar também a parte externa do reservatório, proporcionando assim mais harmonia estética e segurança a todo o local. Você poderá para isso, utilizar um esmalte sintético para ser aplicado na parte externa, porém, na parte interna é preciso o uso de uma tinta específica, chamada de tinta epóxi, a qual falaremos a seguir.

Tinta para caixa d’água: qual tinta deve-se utilizar?

É imprescindível que, para a pintura interna se use uma tinta para caixa d’água especial. Isto porque a parte interna da caixa d’água estará em contato direto com a água, e caso não seja uma tinta atóxica, ou seja, que não contamine ou deixe rastros tóxicos na água, a água se tornará imprópria para o uso.

Portanto, para não comprometer a saúde das pessoas que irão utilizar e consumir a água acondicionada no reservatório que receberá a pintura, é preciso utilizar a tinta epóxi.

Tinta para caixa d’água: tinta epóxi

WEG_TINTA_ATOXICA.

 

Com a função de proteger a caixa d’água contra ferrugens e garantir a boa qualidade da água, a tinta epóxi é a melhor alternativa de tinta para caixa d’água, além de ser uma alternativa sustentável e ecologicamente correta.

A tinta epóxi costuma ser também utilizada em cisternas, tanques, alguns tipos de pisos, fábricas de papel, navios, e até mesmo em plataformas utilizadas para extrair petróleo, devido sua característica de alta resistência.

Quais ferramentas ideais para utilizar tinta para caixa d’água epóxi?

Para se conquistar o melhor efeito com a pintura da caixa d’água com a tinta epóxi, é indicado o uso de alguns itens como:

  • Pistola e compressor;
  • Pincel ou trincha;
  • Rolo de lã de carneiro ou lã sintética baixa.

A escolha irá variar da preferência do pintor e na facilidade que ele possui em manejar determinada feramenta.

Tinta para caixa d’água WEG

Para um resultado superior na pintura interna da caixa d’água, a melhor indicação é o uso da tinta para caixa d’água WEG.

Com a finalidade de promover a melhor pintura para reservatórios de água potável, a tinta para caixa d’água WEG é certificada e comprovadamente atóxica, não contaminando a água quando com ela entrar em contato, garantindo assim a saúde e o bem-estar de todos.

A tinta para caixa d’água WEG está disponível numa embalagem contendo kit de dois componentes. Após a mistura dos produtos, chega-se ao total de 3,6 litros, gerando assim um ótimo rendimento de 15 a 20m² por kit com 3,6 litros.

Sua secagem gira em torno de 2 horas toque, permitindo o manuseio em até 12 horas. No tocante as demãos, a tinta para caixa d’água WEG necessita do limite de 6 horas entre uma demão e outra, finalizando a pintura em aproximadamente uma semana.

De cor branca, a tinta para caixa d’água WEG deve ser aplicada com rolo de lã baixa para epóxi, pincel e pistola de pressão de 30 a 40 lb/pol². A diluição varia de acordo com o tipo de técnica utilizada na aplicação, sendo que a diluição máxima fica em torno de 15% em volume com diluente para epóxi.

Tanto a tinta para caixa d’água epóxi quanto demais tintas e produtos para pintura em geral podem ser encontrados nas lojas Clube Das Tintas. Basta acessar este link e procurar a loja mais próxima.

Você já pintou a caixa d’água de sua casa, loja, empresa e estabelecimento? Como foi sua experiência com o uso da tinta epóxi? Conte para nós suas impressões e compartilhe esta informação importante para a saúde das pessoas.