Fundo para metal - como escolher e utilizar

05 de Janeiro de 2017
por: Clube das Tintas
Fundo para metal - como escolher e utilizar

Fazer a manutenção das partes e objetos de metal presentes no imóvel é essencial para manter portas, janelas, portões e demais locais, protegidos e conservados perante a ação do tempo. Para combater a ferrugem, principal inimiga do metal e responsável pela sua degradação, é necessário o uso de produtos específicos, como fundo para metal, por exemplo.

Mas você sabe como escolher e como utilizar estes produtos? Não se preocupe, contaremos para você a seguir!

Pintura em metais: superfícies

Ao pintar uma estrutura de metal, o primeiro tópico a se considerar é o tipo de superfície. Por exemplo, no caso de um portão, é a primeira vez que ele será pintado? Caso a resposta seja afirmativa, se trata de uma superfície nova. Se o portão já foi pintado antes, temos então uma estrutura de repintura, o que irá incidir em procedimentos diferentes adequados a cada caso.

Limpeza da superfície nova

Óleo, graxa, entre outros tipos de materiais que porventura estejam presentes na superfície de metal dever ser retiradas, antes da pintura. Após esta limpeza é necessário lixar o metal, sobretudo nos locais onde já existam focos de ferrugem. Este passo é fundamental antes da aplicação do fundo para metal.

Primer de serralheiro: importante retirar  

É comum que muitas janelas, portas e portões cheguem da serralheira com a aplicação de um primer. Ele deve ser retirado. Para tanto lixe a superfície e aplique removedor pastoso. Após esta limpeza, é importante a aplicação de um fundo para metal como por exemplo, o Fundo Para Ferro Coral Laranja Fosco.

Fundo Para Ferro Coral Laranja Fosco 3,6L

Primer adequado para cada superfície

Para o efeito de selagem, é muito importante lançar mão do primer correto. Por exemplo, para superfícies de ferro e aço, o produto Kromik Metal Primer, da Sherwin-Willians é uma ótima opção.

Resultado de imagem para Kromik Metal Primer

Já para uma superfície galvanizada, ou até mesmo alumínio, a Sherwin-Willians possui o Fundo Para Ferro Super Galvite, produto de excelente qualidade.

Fundo Para Ferro Super Galvite Branco Gelo Fosco 3,6L

Repintura em metais

Mas e quando a superfície que será renovada por meio da pintura, irá receber uma repintura? Como proceder?

Em primeiro lugar, deve-se analisar o estado da pintura anterior. Caso ela esteja conservada, lixar é essencial para retirar o brilho ainda existente. Posteriormente, é preciso fazer a limpeza completa da estrutura de metal, para que ela fique preparada para receber a pintura do fundo para metal.

Algumas pessoas preferem retirar toda a tinta anterior, deixando a superfície como nova. Para tanto, é preciso aplicar um removedor pastoso e seguir os passos mencionados nos tópicos acima, referentes a limpeza e pintura de superfícies novas.

Fundo e acabamento para metal

Para proteger a superfície metalizada, devemos investir num produto de primeira linha, com ótima qualidade e procedência. Desta forma, o oxigênio do ar é barrado em sua reação natural com o metal, fator que causa a ferrugem.

Para tanto, indicamos o uso do Esmalte Sintético Hammerite Direto na Ferrugem. O mais interessante é que este polivalente produto pode ser aplicado tanto no ferro/metal limpo quanto no enferrujado, possuindo ação antioxidante poderosa.

Esmalte Hammerite

Além de evitar o avanço do processo de ferrugem, ele previne que tal problemática ocorra, e proporciona a chamada “dupla tecnologia”, que consiste em Alta Repelência a Água e Ação Anticorrosiva.

Fundos para metal: opções

A Coral é famosa conhecida pela qualidade de seus produtos, e no que tange a questão de fundo para metal, a marca é uma das líderes do mercado. Um exemplo desta qualidade superior é o produto Ferrolack.

Ferrolack

Este esmalte sintético possui ação dupla, atuando tanto como fundo para metal, quanto acabamento, com ação contra ferrugem e possibilidade de aplicação em superfícies como galvanizados, alumínio, cerâmicas, entre outros aspectos, caso estes estejam com preparação prévia.

Outra possiblidade é o fundo para metal Zarcoral, ótimo para a preparação das superfícies, uma vez que este fundo sintético laranja fosco protege a estrutura e mantém o acabamento como novo, por muito mais tempo. Deve ser aplicado como fundo para produtos como esmaltes Sintéticos Coralit e Coralar Embalagem.

Zarcoral

Tinta para Caixa d'água metálica

A pintura da caixa d’água de metal é imprescindível para manter a saúde dos usuários do imóvel. Para tanto, é preciso que se utilize uma tinta específica para tal finalidade.

Seja uma cisterna, caixa d’água e demais reservatórios para água potável, a melhor opção no mercado é a Tinta Para Caixa D’água WEG. Trata-se de uma tinta do tipo epóxi, ideal para este tipo de pintura, uma vez que não contamina a água por se tratar de um produto atóxico.

Com ótimo rendimento, 15 a 20m² por kit com 3,6 litros, este produto é de fácil diluição e secagem com toque de 2 horas.

Algumas dicas sobre pintura em metal

Além de escolher corretamente o fundo para metal e esmalte sintético adequado, bem como realizar os procedimentos prévios de pintura e repintura, atente-se ao fato de utilizar os materiais e ferramentas mais indicadas para que a pintura seja bem-sucedida.

Tenha em mãos rolos para superfícies maiores e pincéis para superfícies menores e detalhes de acabamentos, por exemplo.

No mais, siga todos os passos mencionados no decorrer deste artigo e tenha certeza de que, com estas dicas e com o uso dos produtos da Casa das Tintas, você irá obter o melhor resultado e qualidade na pintura com fundo para metal, conservando assim portas, janelas, cisternas, caixas d’água, portões e todas estruturas metalizadas, por muito mais tempo, economizando em tempo e dinheiro e ganhando em satisfação e qualidade.

Boa pintura e conte conosco!