Dê uma cara nova para sua sala

23 de Fevereiro de 2017
por: Clube das Tintas
Dê uma cara nova para sua sala

Uma cor diferente do convencional? Tons básicos e neutros? Combinação de cores? Estilo arrojado ou tradicional? Mudar sempre oxigena nossa percepção de vida e de mundo, e com a pintura para dar uma cara nova para a sala de sua casa, empresa ou imóvel, não é diferente.

Renovar o ambiente com cores e nova decoração é fundamental para tornar o local mais vivo, bonito, confortável e aconchegante, não é mesmo?

O que acha de se inspirar com novas ideias e sugestões para valorizar ainda mais a sala de estar de seu escritório, casa, loja e imóveis em geral? Acompanhe este artigo da Clube das Tintas, que foi feito sob medida para quem quer renovar a sala. Dê uma cara nova para sua sala agora mesmo, aproveitando nossas dicas e investindo nas melhores cores de tintas para sua sala!

Dê uma cara nova para sua sala: qual tom deve predominar?

Quando falamos sobre pintar a casa ou imóvel, sobretudo quando fazemos o recorte do tema para a pintura da sala, antes de mais nada devemos priorizar qual o tom que irá predominar no ambiente.

Você quer uma sala monocromática? Ou buscará efeitos com combinações de cores? Esta é a primeira resposta que devemos ter para começarmos então a planejar a pintura e visualizarmos em nossa “tela mental”.

A partir desta resposta podemos então nortear o planejamento, aderindo enfim às cores de tintas e as maneiras de harmonizá-las no ambiente da sala.

Dê uma cara nova para sua sala: opções de tons/cores

Escolher os tons de cores para a sala tem sido uma tarefa complicada? Que tal então falarmos um pouco sobre as principais cores e nuances e suas sensações?

Preto

Talvez o tom preto possa parecer “pesado” ou incomum, mas pintar a sala de preto poderá conferir uma nova cara para sua sala, deixando-a cheia de sofisticação.

 No entanto, é preciso cuidado para não deixar o local “carregado” ou “pesado”. Por ser uma cor de fácil contraste e combinação, deve ser utilizada com parcimônia, em alguns detalhes ou em uma das paredes, por exemplo.  Pode criar o efeito aconchego, pois implica numa atmosfera mais intimista ao local.

Azul

O tom azul tem em seu favor o fato transmitir relaxamento e calma aos ambientes, mas, principalmente, a capacidade de ampliar o espaço. Desta forma, se sua sala é um tanto quanto pequena e você busca soluções para lidar com o espaço restrito, pode ser uma ótima opção lançar mão do azul em sua sala.

No entanto, esta cor é mais comum em escritórios e colégios, pois ela otimiza a questão da produtividade e estudo, por exemplo.

Amarelo

Tom de cor quente e que provoca estimulo, bem como muita energia, o amarelo surge como outra interessante opção para que você dê uma nova cara para sua sala.

Como se trata de uma cor intensa, para que o efeito não fique over, uma alternativa é utilizar amarelo em detalhes que merecem destaque na sala, para criar um contraste com tons mais neutros, por exemplo.

Resultado de imagem para sala amarela coral

Violeta

Este tom está muito ligado ao luxo, requinte e elementos de nobreza. Para uma sala bem chique, investir no tom violeta é uma extraordinária opção. Além disso, passa ao ambiente uma atmosfera romântica e singela.

Resultado de imagem para sala violeta coral

Branco

A cor que simboliza a paz também pode conferir um visual minimalista e estiloso à sua sala. Sua principal característica é a possibilidade de amplificar espaços, além da extrema facilidade de combinação com outras cores e tons. É o tom mais democrático da cartela de cores.

Resultado de imagem para sala branca coral

Verde

A cor da esperança é famosa por otimizar a capacidade de concentração. Muito usada em salas de estar, o tom verde surge como mais uma boa ideia de cores para renovar o ambiente, carregando o local de boas vibrações com sua referência à natureza, por exemplo.

Resultado de imagem para sala verde coral

Vermelho

Tendo atrelado a si características como beleza, estética, poder, destaque, calor e paixão, os tons da família do vermelho estão sempre em alta quando falamos em reformas e renovação de ambientes.

Resultado de imagem para sala vermelho coral

Na sala se torna ideal, uma vez que estimula a interação e ressalta a sensação de aconchego e energia.

Laranja

O laranja se assemelha muito com o vermelho, tanto em tonalidade quanto em características. Criatividade, ousadia e estilo são alguns pontos relevantes na escolha deste tom e que você poderá conferir à sala com seu uso.

Resultado de imagem para sala Laranja coral

Algumas dicas de combinações de cores para a sua sala

 Se você busca algo mais minimalista e clean para dar uma nova cara para a sala, uma ideia é investir em variações de um mesmo tema, sem que com isso seja necessário abandonar determinado tom.

O estilo monocromático surge como uma solução eficaz para tal predileção, uma vez que promove suavidade de nuances. Diferentes tonalidades de branco, ou cinza, por exemplo, conferem este visual.

Para ousar, o estilo colorido pode trazer aquela alegria que sua sala precisava. Basta saber discernir o que não irá combinar, partindo sempre do princípio de que as cores não devem “carregar” o local, mas dialogar com a estética, tamanho, cores dos móveis e objetos, etc.

Aplicar cores em detalhes é sempre um ótimo recurso para não errar. Para tanto, combine no máximo duas cores, priorizando uma das paredes com o tom mais forte a as demais com uma nuance mais “leve” e sofisticada.

E você, já sabe com pretende pintar a sala e dar uma nova cara a este ambiente tão especial? Divida suas ideias conosco e compartilhe este post com aqueles amigos e familiares que querem dar uma nova cara para a sala!