5 dicas de cores para escritório

13 de Abril de 2017
por: Clube das Tintas
5 dicas de cores para escritório

Estudos apontam que as cores sensibilizam nossa percepção, trazem sensações e podem estimular ou desestimular conforme a escolha que fazemos delas. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, mostra que as cores podem afetar o trabalho, por isso é importante pensar muito bem na hora escolher a cor do seu escritório.

O ambiente de trabalho precisa trazer referências da sua personalidade e a escolha da cor é essencial, pois ela passa uma identidade sensorial e visual aos visitantes.

As cores também podem influenciar no seu humor e no ritmo do trabalho. Cada tonalidade gera uma sensação e a primeira impressão do ambiente. Sendo assim, confira a seguir 5 dicas de cores para escritório.

1. Dica de cor para escritório – Vermelho

Resultado de imagem para office red

O vermelho é uma cor vibrante e intensa que proporciona ao ambiente vigor, energia, vontade, motivação, iniciativa, persistência e força. Os tons em pastel dão um ar natural ao lugar, quando combinado com móveis claros. A cor vermelha também está associada a paixão e vitalidade, porém se a cor for aplicada de forma exagerada pode gerar inquietação, agressividade e medo.

2. Dica de cor para escritório – Laranja

Resultado de imagem para escritorio laranja

A cor laranja transmite criatividade, motivação, alegria, entusiasmo, disposição e estimula a comunicação e o senso de humor. Em excesso, pode atrair tristeza e deixar o local deselegante.

3. Dica de cor para escritório – Amarelo

Resultado de imagem para office yellow

O amarelo é uma cor viva que emana brilho pelo ambiente, transmite segurança e está ligado a intelectualidade e a razão e estimula a capacidade de decisão. Se utilizada de maneira exagerada, pode deixar as pessoas impacientes e ansiosas.

4. Dica de cor para escritório – Azul

Resultado de imagem para office blue

Azul é a cor ideal para deixar o ambiente aconchegante, tranquilo e agradável. É uma cor relaxante que transmite serenidade e confiança, acalma e neutraliza a inquietação. Em excesso, pode causar preguiça e melancolia.

5. Dica de cor para escritório – Verde

Resultado de imagem para office green

O verde representa a harmonia e transmite tranquilidade. Essa cor proporciona adaptabilidade, compreensão, inspiração, decisão e inovação. Por ser uma cor que lembra a natureza, no ambiente de trabalho ela reduz a tensão.

Saiba por que a cor branca não é ideal para o escritório

Por mais que o branco seja uma cor neutra e prática, dando a sensação de local limpo, estudos mostram que as pessoas que trabalham em um ambiente branco tendem a cometer mais erros.

O branco não estimula a produtividade e nem a criatividade, causando tédio no indivíduo.

O mesmo vale para a cor cinza, que é inibidora, gera um ambiente triste e com ausência de confiança e energia.

Não quer abrir mão do branco?

Se você gosta de branco seja criativo para não deixar o ambiente tedioso. Você pode harmonizar as paredes com outros elementos. Veja!

A mobília

Você pode investir em paredes brancas se a mobília for escura, ou optar por uma cor mais vibrante nas paredes e apostar em móveis brancos.

Portas e janelas

Sendo o seu ambiente de trabalho branco, opte por janelas e portas em madeira escura ou em um tom mais alegre, como o amarelo – uma cor que chama a atenção e estimula a receptividade.

Tapetes e cortinas

Para os tapetes e cortinas, você pode aderir tecidos em cor laranja pastel. Isso ajuda a “quebrar o gelo”.

Os objetos

Decore o ambiente com objetos coloridos, como vermelho, amarelo, laranja ou verde. Em ambientes brancos, evite a cor azul, pois pode dar a sensação de frieza.

Que tal deixar uma parede com cor mais vibrante?

Há também a possibilidade de deixar o ambiente com paredes brancas e apenas uma parede em tonalidade mais vibrante. Em um ambiente branco, evite a cor azul, pois pode causar a sensação de frieza.

Transforme a parede branca em um elemento funcional

Você também pode optar por paredes mais coloridas e deixar apenas uma parede branca. O intuito é de transformar a parede branca em um elemento funcional, como por exemplo, um quadro com avisos ou ideias, ou aplicar desenhos que tenham a ver com a personalidade de sua profissão. Se você for um arquiteto, por exemplo, aplique desenhos geométricos e/ou desenhos discretos de plantas arquitetônicas.

Decore o local com plantas

As plantas podem ser grandes aliadas para deixar o ambiente branco mais dinâmico e alegre. Algumas opções são:

- Suculenta: são simples e trazem charme para o ambiente.

- Ráfis: são ideais para escritórios com cor neutra.

- Pleomele: são bem utilizadas em ambientes internos e excelentes para ambientes brancos, pois são vistosas.

- Violetas: é uma planta tradicional em decoração. Ficam ótimas em locais “frios”, pois possuem variadas cores vivas.

- Antúrio: é um clássico da decoração de ambientes internos. Por possuírem flores com uma beleza incomum, o antúrio transmite elegância e deixa o ambiente com ar alegre.

- Jade: a Jade possui uma cor verde azulada que transmite excentricidade, não deixando o ambiente “sem graça”.

- Begônia: as folhas e flores da Begônia transmite uma beleza exótica. São coloridas e encontradas em diversas formas.

- Bromélia: os tons avermelhados da Bromélia se contrasta com o verde das folhas, o que deixa o local com vivacidade.

É importante que os vasos sejam ricos em detalhes.

Escolha as cores

Agora que você sabe sobre a influência das cores no ambiente de trabalho, pesquise referências e escolha uma combinação adequada para o seu escritório. A Coral e a Sherwin possuem um leque de cores com mais de 2.000 possibilidades e trazem as principais tendências de cores para a decoração de escritório.

E você, como pretende pintar seu escritório? Quais cores escolheu? Conte para nós!