Cores que melhoram a concentração

26 de Abril de 2017
Cores que melhoram a concentração

A escolha das cores de um local de trabalho ou de estudos envolve a análise da possibilidade de combinações e, principalmente, uma avaliação dos melhores tons para garantir ao espaço um ambiente apropriado para a atividade que será desenvolvida ali.
Geralmente as cores escolhidas se baseiam nas sensações e na modificação que elas provocam no ambiente. Listamos aqui algumas dicas baseadas nas cores mais usadas para locais que exigem maior concentração. Elas servem de inspiração pra você criar e recriar seus ambientes com base nos seus objetivos e na produtividade necessária para quem utiliza esse espaço.



Preencher todo o ambiente?
Preencher todo o ambiente
Como já dissemos, isso vai depender bastante da intenção de utilização do local, assim como do estilo das pessoas que o frequentam, e da decoração que compõem o ambiente.

Cores para a concentração no escritório

Um quarto de estudos também é um lugar ideal para se usar cores que proporcionem um ambiente que direcione seus filhos para a resolução das tarefas escolares. Algumas variações podem ter um efeito capaz de afetar o raciocínio e o humor das crianças.

Cores para concentrar em casa

Um quarto de estudos também é um lugar ideal para se usar cores que proporcionem um ambiente que direcione seus filhos para a resolução das tarefas escolares. Algumas variações podem ter um efeito capaz de afetar o raciocínio e o humor das crianças. 
Esse impacto pode trazer reações positivas que facilitam o envolvimento com as atividades, além de melhorar aos poucos o interesse da criança pelos estudos. Quanto mais ajuda ela tiver nesse momento – e para essa ajuda vale a estimulação do cérebro para a concentração e a criatividade – melhor.

Foco nos detalhes

Além das paredes é possível trazer para o ambiente as sensações que se quer provocar alterando também as cores da decoração do local. Em escritórios, por exemplo, as cores dos móveis e dos acessórios como quadros, luminárias, itens de papelaria espalhados pela mesa, pastas, canecas; podem fazer toda a diferença.
Toda a decoração ajuda a compor o ambiente do escritório e estimular o trabalho mais concentrado e produtivo. Aqui vale se atentar também para outros objetos com referências relacionadas com a atividade ali desenvolvida que podem ser utilizados nas paredes e servir de incentivo para quem trabalha no local.
No quarto de estudos a decoração também pode ser incrementada por detalhes que sempre redirecionem a imaginação do seu filho para o conteúdo à sua frente. Esses detalhes devem seguir o padrão de cores utilizado no ambiente para gerar o resultado desejado.

Cor a Cor

Não existe somente uma cor padrão ideal para estimular a concentração. A variedade de combinações possíveis para atingir o resultado que se quer faz com que seja importante analisar cada tom e as informações sobre cada cor para definir a que melhor se encaixa com o ambiente e com a transformação que você quer para aquele espaço.
Ao observar a composição de alguns ambientes com algumas cores é possível que você entenda melhor o impacto de cada uma no local escolhido e na mente de quem frequenta esse lugar.

Amarelo

Cor vibrante e estimulante que remete imediatamente à luz solar. O amarelo é capaz de ativar o sistema nervoso central e incentivar a produção de serotonina, que provoca a sensação de bem estar e abre a percepção para uma visão mais positiva. Isso pode ser de fundamental importância para o aprendizado.
O tom mais forte do amarelo é mais adequado para a concentração, já o tom mais claro, apesar de não atrapalhar está mais relacionado à tranquilidade e relaxamento.

Laranja

Outra cor quente e estimulante que pode trazer vibrações positivas para um ambiente de estudos ou espaço de trabalho. O laranja também gera uma sensação de conforto para quem frequenta o local, o que pode funcionar muito bem para a concentração e o estímulo intelectual. Além de serem cores vivas, o laranja e o amarelo facilitam a iluminação do ambiente. Um local arejado e bem iluminado é requisito básico para atividades mais centradas e com foco na produtividade.

Vermelho

O vermelho é uma cor excitante e que pode ajudar bastante para a atenção e a dedicação a atividades muito demoradas realizadas no mesmo ambiente. Paredes, móveis e acessórios em tons de vermelho podem compor bem o quarto usado para estudos ou espaço de trabalho, como o escritório.
O vermelho também estimula o combate ao cansaço e a resistência a longas jornadas de estudo ou trabalho. Por ser um tom mais forte, e usado de uma forma menos intensa em paredes, a cor pode e deve ser aproveitada em objetos, móveis e acessórios que compõe o quarto ou o escritório. 

Azul e Verde


Os tons mais suaves dessas cores estão conectados com a criatividade e a concentração. O verde e o azul compõem bem ambientes dedicados para o estudo.
Apesar de serem mais relaxantes e menos quentes e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho; o verde e o azul cumprem funções importantes. São cores que acalmam e preparam o corpo e a mente para longas rotinas de trabalho ou estudo.
Escolhendo uma cor que torne o ambiente agradável e estimule a concentração, a criatividade e a produtividade, você poderá deixar esse local pronto para ajudar você, seus funcionários e/ ou sua família nas tarefas trabalhosas do dia a dia.

Já testou essas cores em ambientes de trabalho ou estudo e deu tudo certo? Conhece alguma dica de cor para melhorar a concentração? Conte pra gente aqui nos comentários.