Como e onde fazer uma parede lousa

11 de Maio de 2017
por: Clube das Tintas
Como e onde fazer uma parede lousa

Fenômeno da decoração atual e muito comum em ambientes e locais mais descolados, como bares e pubs, ou até mesmo restaurantes e salas de reuniões de coworking, por exemplo, muitas pessoas se perguntam como e onde fazer uma parede lousa.

Seria possível fazê-la em qualquer ambiente da casa, por exemplo? Qual tipo de tinta deve-se utilizar? E quantas demãos para obter o efeito desejado? Estas e outras perguntas serão respondidas aqui pelo Clube das Tintas, basta acompanhar este post concebido especialmente para esclarecer todas as dúvidas pertinentes ao assunto, confira!

Parede lousa: como fazer?

Um dos principais atrativos da parede lousa é a capacidade de promover ao ambiente, além de um ar mais descolado, a oportunidade de renovação constante através da criatividade.

Afinal, é possível escrever frases variadas na parede, fazer desenhos e qualquer coisa que sua imaginação criar. Demais, não é mesmo?

E tudo com o simples uso do giz, ferramenta essencial para dar vida à sua criatividade! Desta forma, fazer uma parede lousa permite maior autonomia em mudar sempre que quiser a decoração, bastando para isso, apagar as ilustrações e escritos sempre que quiser.

Para fazer uma parede lousa, você pode optar pela tinta Coralit Fosco na cor Verde Escolar ou Preto, de acordo com seu gosto. Para tanto, você precisará de alguns utensílios importantes para obter este efeito:

  • Bandeja para tinta;
  • Tinta fosca ( Coralit);
  • Óculos de proteção e luvas de borracha para não manchar as mãos;
  • Rolo de pintura;
  • Fita métrica;
  • Plásticos para forrar o chão.

De posse destes materiais, agora é a hora de botar a mão na massa, quer dizer, no rolo de tinta! Basta seguir este passo a passo de como fazer uma parede lousa:

1-      Pegue o plástico e cubra toda a extensão do chão próxima à parede que será pintada

Este passo é fundamental para que não pingue tinta diretamente no piso, o que poderá estraga-lo ou dar muito trabalho para ser removido posteriormente;

2-      Calcule a medida da parede na qual será aplicada a tinta

Usando a fita métrica, anote a metragem da área onde será feito o quadro negro;

3-      Deixe a tinta homogênea

Com a ajuda de um pedaço de madeira ou cabo, mexa bem a tinta, certificando-se de que a mistura da tinta está completamente homogênea, caso contrário, o efeito poderá não ser o esperado;

4-      Use diluente

Para diluir corretamente a tinta, aplique 10% de diluente Coral em cada lata de tinta Coralit Fosca que usar;

5-      Coloque a tinta na bandeja e insira o rolo

Com a tinta diluída, use a bandeja para reservar certa quantidade suficiente para molhar o rolo que será utilizado na pintura da superfície;

6-      Aplique o rolo embebido em tinta, na parede

Agora é o momento de finalmente transformar a parede do ambiente escolhido, numa parede com o efeito lousa. Dependendo da superfície a ser pintada, deve-se dar algumas demãos, sempre respeitando o intervalo mínimo de 8 horas para cada demão necessária.

Antes de personalizar sua parede lousa com giz, é importante também respeitar o chamando “período de cura” da pintura, que leva cerca de 20 dias.

Onde fazer uma parede lousa?

Em dúvida sobre onde aplicar o efeito lousa em sua residência, empresa ou escritório?

Então confira nossas dicas a seguir!

Parede lousa no quarto

É uma ótima ideia para compor a decoração do quarto de crianças e adolescentes, por exemplo. Eles vão adorar receber os amigos e que a cada visita, algum deles deixe um recado ou recordação.

Como e onde fazer uma parede lousa

Parede lousa no hall de entrada

Outra ideia incrível é lançar mão da parede lousa no hall de entrada, tanto de um estabelecimento quanto de uma loja, bar, etc.

É a oportunidade de criar um clima moderno e uma estética bem autêntica, de acordo com o ambiente.

Como e onde fazer uma parede lousa

Parede lousa no Home Office

Trabalha home office? Que tal deixar este espaço com a cara de um escritório, divertido e descolado? Você pode ainda usar a parede lousa para criar cronogramas, destacar projetos e mandar aquela frase motivacional bacana para te estimular nos Jobs!

Parede lousa na cozinha

Um dos ambientes mais legais de uma casa é sem dúvidas, a cozinha. E é claro que ela não ficaria de fora da tendência do efeito lousa, não é mesmo? Decore este ambiente   transformando uma das paredes do local com ideias diferentes de receitas, cardápio do dia e tantas outras possiblidades a se explorar!

Como e onde fazer uma parede lousa

Parede lousa no banheiro

Se engana quem acredita que parede lousa não combina com banheiro. Ao contrário, é uma ideia que dará um diferencial no local, com ótimos efeitos estéticos.

A lousa poderá servir como um espaço artístico no local, tornando o ambiente mais atrativo.

Parede lousa na sala

Um quadro negro na sala confere ao local a chance de inovar diariamente na decoração. A parede lousa poderá servir de mural de fotos, ser combinada com quadros, imagens retrôs e mais uma extensa gama de possibilidades.

Além da sala, na sala de jantar o efeito também é incrível, como podemos ver na imagem a seguir:

Viu como há infinitas alternativas para personalizar o ambiente com uma parede lousa em seu imóvel? Que acha de investir nesta tendência que está cada vez mais forte no âmbito decorativo?

O Clube das Tintas pode te ajudar na tarefa de transformar uma simples parede numa parede lousa, temos tudo o que você precisa para pintura, de tintas até acessórios, não deixe de conferir!

Restaram dúvidas sobre a parede lousa? Então deixe suas questões nos comentários, que teremos a enorme honra de responder.

Acompanhe nosso blog e redes sociais e fique antenado (a) com tudo sobre pinturas de imóveis, dicas de decoração, cores e tintas.