Qual a melhor tinta para áreas úmidas? Confira dicas

18 de Maio de 2017
por: Clube das Tintas
Qual a melhor tinta para áreas úmidas? Confira dicas

Um fator que preocupa muitas pessoas, de profissionais de pintura aos pintores amadores, é a questão relacionada às áreas úmidas de uma residência, estabelecimento comercial e imóveis em geral.

Como lidar com aquele cômodo que está mais sujeito à umidade e exposto a se molhar? Qual a melhor tinta para conseguir uma boa pintura e executar o melhor acabamento neste sentido?

Para suprir a carência destas questões, a equipe do Clube das Tintas entrou em cena e preparou este post esclarecedor para nossos (as) leitores (as), acompanhe e esclareça suas dúvidas!

Dicas para não errar na pintura

Um dos principais argumentos para não errar na hora de renovar um ambiente, por meio da pintura, é investir na melhor tinta, de acordo com o contexto e necessidade.

Por exemplo, uma tinta concebida unicamente para locais mais secos, que não são expostos à chuva ou água, por exemplo, não terá boa resistência se adotada para pintar um banheiro, cozinha e até mesmo, uma lavanderia.

Uma pintura com tinta inadequada acarretará no surgimento de bolhar, manchas e consequentemente, fará com que a superfície pintada descasque.

Tinta de acordo com o ambiente

Resultado de imagem para banheiro shutterstock

Sendo assim, quando pensamos na melhor tinta para um ambiente úmido, temos ao menos dois tipos de tintas como opção.

Uma delas com certeza, é a tinta do tipo acrílica. Esta escolha se baseia no fato de que a tinta acrílica oferece maior resistência perante a umidade. Opte, preferencialmente, por uma tinta acrílica premium, que possua proteção antimofo e seja do estilo lavável.

Para garantir a eficiência do produto, é desejável, em alguns casos, utilizar antes, uma seladora, para que a superfície seja melhor preparada, antes de receber a pintura definitiva.

Outra opção para pintar áreas úmidas, como lavanderias, banheiros, cozinhas e espaços expostos a chuvas e a molhar, é a tinta do tipo epóxi.

Esta é uma das tintas mais resistente do mercado, sendo resistente inclusive à abrasão (raspagem), com ótima durabilidade e elevada capacidade de impermeabilização.

 O valor da tinta epóxi é mais alto, se comparado com o da tinta acrílica, porém, com o passar do tempo, a epóxi se mostra mais resistente, sobretudo se o ambiente for exposto a limpeza mais carregada, por exemplo.

Acabamento da tinta é importante

Outro ponto fundamental para que se possa escolher a melhor tinta, diz respeito ao tipo de acabamento.

Uma dica importante: quanto mais brilhante for o acabamento da tinta, mais resistência e durabilidade ela oferecerá.

Desta forma, ao pintar ambientes que sofrem com as nuances drásticas de temperatura e são expostos a umidade, caso de banheiros e cozinhas, por exemplo, prefira tintas com acabamento brilhante ou semi brilho.

É importante ressaltarmos que, como a tinta com efeito brilhante torna mais nítidas as imperfeições que porventura possam existir na superfície da parede, a correta preparação da área a ser pintada é essencial para garantir o melhor efeito possível.

Sendo assim, não esqueça de limpar, aplicar massa em casos necessários, e obviamente, lixar a parede, deixando-a em ponto de pintura, ok?

Meia parede ou parede inteira?

Dúvida sempre pertinente quando falamos sobre pintura de ambientes úmidos: devo pintar a parede toda ou somente metade?

Afinal, há casos onde o cômodo possui metade da parede, com algum tipo de revestimento, sendo que o mais comum é o azulejo, por exemplo.

Aqui o que vale é o gosto e necessidade de cada pessoa. Há tintas para pintar azulejos, por exemplo, que também poderão ser utilizadas.

Há situações onde o proprietário do imóvel prefira não adotar revestimentos e pintar com a mesma tinta, todas as paredes. Fica aqui o critério pessoal de cada um.

Coral Wandepoxy

Resultado de imagem para Coral Wandepoxy

No tocante às melhores tintas para áreas úmidas, uma opção é a tinta Coral Wandepoxy. Facilmente diluída em água, este produto está entre os melhores de sua categoria.

Sem cheiro e de secagem muito rápida, a tinta Coral Wandepoxy tem ótima aderência em diferentes superfícies, tanto nas internas quanto nas externas.

Seja alvenaria, reboco, pastilhas, azulejo, madeiras, a Coral Wandepoxy promove resistência e durabilidade para os cômodos e áreas úmidas, garantindo a melhor pintura e resultados.

Coral Resina Acrílica

Resina acrílica

Quer pintar telhados e telhas em geral? Quer mais proteção contra chuvas e desgaste do tempo?

Então invista na Coral Resina Acrílica, uma tinta que tem plena capacidade de deixar tijolos, pedras e telhas de qualquer imóvel protegidos das ações do tempo e da umidade, além é claro, de ficar com um belíssimo acabamento.

Com uma exclusiva fórmula impermeabilizante, a Coral Resina Acrílica   age como uma película transparente e protege toda a área pintada.

TINTA PARA CAIXA D'ÁGUA WEG

tinta para áreas úmidas

Se a área com umidade for uma caixa d’água? A Tinta WEG é uma tinta do tipo epóxi para pintura de caixas d’água, reservatórios e cisternas de água potável em geral.

Além de resistente, protege a caixa e não contamina a água, com certeza, a melhor tinta para esta finalidade.

E agora que você já sabe qual a melhor tinta para pintar um ambiente úmido, que tal colocar este conhecimento em prática?

Curtiram nossas dicas e sugestões sobre as melhores tintas para pintar áreas úmidas? Estas e demais opções de tintas para tais finalidades, você encontra no Clube das Tintas. Acesse nosso site e encontre a solução ideal para cada necessidade!

Quer ficar por dentro do mundo das tintas e pinturas e ter acesso às dicas e informações mais quentes do momento? Acompanhe nosso blog, sempre com informações relevantes para te ajudar.