Dicas para renovar a casa com tons escuros

31 de Maio de 2017
por: Clube das Tintas
Dicas para renovar a casa com tons escuros

Mudar as cores da casa sempre proporciona um aspecto renovado ao ambiente, não é mesmo? E quando falamos em cores, na maioria das vezes as pessoas pensam em cores quentes e chamativas, ou neutras e discretas, deixando um pouco de lado aquelas com nuances mais escuras.

Na verdade, assim como as cores mais destacadas e as cores mais suaves, lançar mão de tons escuros para renovar a casa também é uma ótima opção para se explorar na decoração dos ambientes de seu lar, loja, empresa, escritório e estabelecimento.

Quer saber como adotar o “lado negro das cores” e surpreender? Então confira as dicas incríveis que a equipe do Clube das Tintas preparou para você renovar o ambiente!

Influência do estilo gótico/dark

Dicas-para-renovar-a-casa-com-tons-escuros

Assim como na arte gótica, expressa na pintura, artes visuais em geral, música (sobretudo a post-punk oitentista, representada por bandas como Bauhaus, The Cure, The Smiths, Joy Division, entre outras), e demais manifestações artísticas, a decoração e renovação de ambientes por meio de nuances mais escuras também “bebe na fonte” de elementos góticos e darks.

É preciso pensar que o ambiente com cores escuras, se coloca como uma outar opção, perante o frequente domínio dos interiores puxados para o “clean”, por exemplo.

No final, é tudo uma questão de gosto, estética, e de variação.

Aposte na modernidade de tons escuros para renovar

Há um certo receio, é verdade, em se usar tons escuros na pintura de imóveis. Frequentemente relacionado com algo “sombrio” ou “tenebroso”, tons escuros, quando bem utilizados e equilibrados, garantem um aspecto muito interessante ao local, além de alinhar-se a um contexto de modernidade.

Cansado das mesmas cores? Dê uma chance para os tons escuros!

Dicas-para-renovar-a-casa-com-tons-escuros

Por mais que tenhamos um leque de cores praticamente infinitos, quantas vezes, após muita escolha, acabamos por optar pelas mesmas cores de sempre? Além de nos cansar mais facilmente, caímos na mesmice, perdendo a chance de mudar o aspecto das paredes de forma mais criativa e ousada. Por isso, variar e apostar nos tons escuros é uma alternativa real para mudar e revigorar sua relação com as cores.

“Ambiente pequeno não pode usar cor escura”. Será?

Uma ideia muito propagada no meio das cores e decoração, afirma categoricamente que “não se deve usar cor escura em um ambiente pequeno”. O uso de tons escuros nestes ambientes menores é capaz de criar um aspecto mais intimista ou ainda propiciar maior conforto, sabia?

Tudo vai depender do clima e intenção que você buscar e pretende aplicar ao ambiente desejado. Para investir nesta sensação aconchegante, uma boa escolha é a tinta Coral lado Negro, por exemplo.

Que tal uma atmosfera mais dramática à casa?

Quantas vezes você pensou em criar uma atmosfera mais dramática à sua casa, mas não teve coragem? Talvez este seja o momento.

Trata-se de uma tendência mito em voga, e que muitos designers badalados estão adotando atualmente.

O principal foco neste sentido, deve ser sua sala de jantar ou sala de estar, por exemplo. Tons escuros como vermelho, ganham mais força com o clima sedutor da iluminação à luz de velas. Fica a dica! Invista em cores como a Tinta Coral Cor Granadeiro.

Benefícios de tons escuros

Dicas-para-renovar-a-casa-com-tons-escuros-2

Você sabia que tons escuros na pintura de sua casa pode ser uma ótima forma de “maquiar” imperfeições? Se as clores de nuances mais claras enfatizam falhas nas paredes, as cores escuras contribuem com a estética, pois dão a impressão de uma superfície perfeita e lisa.

A Coral tem cores ideais para quem está em busca desse efeito, como a Coral Cor Tulipa Negra e a Coral Cor Eclipse, ótimas opções.

Criando a harmonia perfeita

Renovar o ambiente com tons escuros é plenamente possível, principalmente quando se busca harmonia e equilíbrio contrastando com os tons claros.

Além disso, os acessórios decorativos e a iluminação são fatores que contribuem neste sentido.

Luminárias com luzes neon, verdes ou rosa, por exemplo, promovem um contraste bem interessante com paredes em tons cinzas, sendo uma ideia a se considerar.

A Coral tem cores bem legais neste contexto, como por exemplo a Coral Mineral Valioso e a Coral Magia Profunda.

Reinventando a casa de praia

Uma possibilidade em adotar tons escuros para renovar o ambiente, sem medo de ousar, é apostar nestas cores para pintar a casa de praia, por exemplo.

Geralmente, há uma tendência de se apostar numa pegada mais rústica em casas deste tipo, conferindo a combinação com paredes brancas e mobília escura.

Uma ideia para mudar e transformar radicalmente o ambiente é apostar em paredes escuras, o que confere uma personalidade única ao local.

Desta maneira, é possível aliar o aspecto rústico e ao mesmo tempo, descolado de um contexto de praia, à sofisticação. Invista em tons de azul para conquistar este efeito.

Atente-se sempre à iluminação

Para promover a melhor estética e otimizar sua relação com o ambiente no qual a tinta de cor escura será aplicada, leve sempre em conta a questão da iluminação. Ela é crucial para que o projeto seja bem-sucedido e se possa extrair o máximo das possibilidades ao se utilizar estes tons.

E você, já utilizou tons escuros na pintura de um imóvel? Tem vontade de ousar neste sentido? Conte-nos sobre sua experiência e compartilhe suas dicas com os demais leitores do nosso blog.

Compartilhe também este post em suas redes sociais e fique ligado em nossas dicas sobre cores, tintas e dicas de renovação de ambientes. Sempre estamos preparando novidades para facilitar a sua vida.