Melhores cores para pintar uma cozinha

25 de Maio de 2017
por: Clube das Tintas
Melhores cores para pintar uma cozinha

Quais seriam as melhores cores para pintar uma cozinha? Posso pintar a cozinha da mesma cor que eu pintaria a fachada de um imóvel? Como escolher a cor ideal? Como vimos, estas e muitas outras questões são levantadas quando falamos sobre esta pintura específica.

Isto porque um dos ambientes mais aconchegantes de uma casa é sem dúvidas, a cozinha. Local onde costumamos cozinhar, e até mesmo realizar as refeições, tomar um café e reunir a família e amigos, é importante que a cozinha, tanto numa residência quanto numa empresa ou estabelecimento comercial em geral, esteja bem decorada e com uma pintura bem produzida, em harmonia com o ambiente e sua representatividade.

Cores para pintar a cozinha: como escolher a cor mais adequada?

Muitas pessoas se preocupam em demasia sobre quais as melhores cores para pintar uma cozinha, porém, devemos pensar que o certo e o errado não devem existir quando falamos em criatividade e cores.

Claro, é preciso levar em conta o bom senso, porém, sem aquela rigidez de jamais utilizar determinada cor.

Pode-se usar a cor também em pequenos detalhes, por exemplo. Lembre-se que o uso da tinta e da cor deve estar alinhada com a mobília do ambiente, e daí sim, neste sentido, devemos buscar harmonizar o ambiente. Desta forma, a escolha será mais interessante ao ambiente, no caso, à cozinha.

Há muitas dicas no sentido de adequar a melhor escolha de cor para otimizar o ambiente. Uma delas é atrelar a escolha de acordo com o tamanho da cozinha.

Melhores-cores-para-pintar-uma-cozinha

Melhores cores para pintar a cozinha: qual cor ideal de acordo com o tamanho do local?

A cozinha que será pintada é uma cozinha pequena? Ou se trata de uma cozinha de comprimento alongado? Pois bem, tais fatores são importantes para a escolha das melhores cores para pintar a cozinha.

Uma dica fundamental para pintar uma cozinha pequena: geralmente em apartamentos, este ambiente da casa costuma ter um tamanho reduzido. Apostar em tons coloridos e cores fortes, dará a impressão de que o ambiente é ainda menor.

Por isso, neste caso específico, aposte em cores de tonalidades mais claras, pois estas darão a impressão de um local de maior amplitude. O tom branco, por exemplo, é sempre uma boa opção, sendo que para quebrar a rotina, pode-se investir em uma peça da mobília ou um aparelho elétrico de decoração em um tom mais forte. Fica a dica!

Uma tinta bem legal para cozinhas pequenas é a Decora Acrílico Premium Fosco Charme Natural, da Coral, por exemplo.

No entanto, há muito mais opções, além do branco clássico. Quando falamos em cores claras para dar amplitude ao ambiente, podemos apostar em nuances variadas, como por exemplo marfim, palha e até bege.

Melhores-cores-para-pintar-uma-cozinha-1

Parede da cozinha

Quem tem o intuito de alongar a cozinha e tirar aquela impressão de “um quadrado”, por meio da pintura pode-se mudar este aspecto.

Para tanto, será necessário executar a pintura de duas paredes com tons mais escuros, da mesma cor (uma de frente para a outra).

Para proporcionar ao ambiente um aspecto mais vivo, uma opção é apostar em tons de laranja, para aplicar em uma das paredes. Quem adota esta linha de parede colorida na cozinha, pode investir nos demais elementos neutros, como azulejos, revestimentos e bancada, por exemplo. Desta forma o visual da cozinha não ficará carregado e o clima certamente será alegre e harmônico, organizado e com estética equilibrada.

Parede verde, é uma boa? Muita gente nutre esta dúvida e a resposta é, sim, pode ser uma bela escolha! Para tanto, vamos nos ater a alguns detalhes, ok?

Por exemplo, sua intenção é agregar à cozinha um toque de descontração, modernidade e até mesmo uma referência ecológica, sustentável? Se sim, então busque por tons de verde vivo, mas aberto.

Melhores-cores-para-pintar-uma-cozinha-2

Cores para pintar a cozinha: muitas variedades e combinações possíveis

As sensações, de fome e saciedade, se relacionam diretamente com as cores, sabia?

Até este aspecto deve ser pensado, no momento em que se decide pintar uma cozinha. As pessoas que frequentam o local estão em dieta e precisam emagrecer? Se for este o contexto, busque pintar o local com cores que promovem a saciedade, como tons de azul, por exemplo.

Estudos mostram que azul acalma e propicia tranquilidade, inibindo aquele apetite exacerbado, influenciando até mesmo a velocidade com a qual algumas pessoas realizam suas refeições.

Já cores como amarelo, laranja e vermelho estimulam o apetite. Se for essa a intenção, temos então ótimas opções neste sentido.

Melhores-cores-para-pintar-uma-cozinha-3

Dicas extras

  • Aposte na durabilidade e na qualidade. Prefira tintas de ótima procedência, como as disponíveis no Clube das Tintas;
  • Sempre leve em conta, detalhes do ambiente, como:
  • Iluminação;
  • O espaço;
  • Tipo de acabamento, como por exemplo, brilhante, acetinado, fosco, etc.;
  • Os móveis e equipamentos eletrodomésticos, chãos e paredes (lisos, azulejos, cor dos armários, etc.).

Todos estes itens acima, se levados em conta, ajudarão você a escolher a melhor cor para pinta a cozinha, garantindo assim o melhor resultado.

E você, quais cores ou qual cor elegeu para a pintura de sua cozinha? Conte para nós! Divulgue estas informações com seus contatos nas redes sociais e ajude outras pessoas que estejam com dúvidas similares, compartilhando este post.

E claro, não deixe de acompanhar as próximas postagem do nosso blog, sempre trazendo novidades e informações que irão facilitar sua vida quando se fala em pintura, cores e reformas. Até a próxima postagem, fiquem ligados (as)!