Qual cor usar para dar sensação de amplitude no espaço?

08 de Junho de 2017
por: Clube das Tintas
Qual cor usar para dar sensação de amplitude no espaço?

Cada vez mais os imóveis têm sido planejados com espaços menores. Dessa forma, muitas pessoas buscam por soluções para dar a sensação de amplitude no espaço – seja ele local de trabalho, estudo e ambiente doméstico.

A dica para dar a sensação de amplitude no espaço é fazer bom uso das cores, pois as cores influenciam bastante no tamanho do ambiente.

Para tanto, confira a seguir quais cores podem ser utilizadas para conseguir a tão desejada sensação de amplitude no espaço.

Quais cores podem ser utilizadas?

A dica é dar preferência para cores neutras, como por exemplo, tons de creme, cinza, bege, branco e marrom. Todas elas em texturas claras para que o ambiente fique leve e espaçoso.

Qual cor usar para dar sensação de amplitude no espaço

Qual cor usar para dar sensação de amplitude no espaço?

Qual cor usar para dar sensação de amplitude no espaço?

Entenda a influência poderosa do branco

Com toda certeza, utilizar a cor branca no espaço é o método mais efetivo para dar a sensação de amplitude no ambiente, pois a cor branca reflete a luz, conferindo ao espaço de um cômodo um visual ampliado.

Para ativar este resultado no local, você pode investir em uma tinta especial que proporciona um efeito luminoso, como a tinta da Coral e Coralit, que possuem em suas composições partículas que refletem de maneira intensa a luz do espaço.

Carta na manga: Parede de destaque

Outra dica importante e eficaz é utilizar uma parede como destaque. Você pode aplicar uma tinta de cor mais forte em apenas uma parede. Por exemplo, uma parede em cor vermelha e as outras em cor branca. Dessa forma, o ambiente terá profundidade.

Tom sobre tom

Utilizar a técnica tom sobre tom, confere ao ambiente a impressão de continuidade e agrada o olhar de quem aprecia.

Cores e elementos decorativos

Para que o trabalho seja completo é necessário relacionar as cores com os elementos decorativos.

Os elementos decorativos também têm grande influência quando o desejo é ampliar o local do imóvel.

Confira as dicas a seguir!

Dica 1: Uso de espelhos

Uma dica bem eficiente para ampliar o ambiente é fazer uso de espelhos na decoração. Assim, o espaço transmite a impressão de ter o dobro do tamanho.

Para aproveitar melhor a sugestão, é atraente utilizar o espelho em toda extensão de uma parede, ou virado para a janela.

Dica 2: Cores nos objetos

Selecione objetos diferenciados de cor contrastante para concentrar a atenção. Peças com muito estilo e requinte irão valorizar a decoração do ambiente.

Opte por itens únicos. Para deixar o local em harmonia vale a pena investir nos vasos de flores, almofadas, roupa de cama, etc.

Dica 3: Cortinas

Nos quartos, na sala e no escritório, aposte em cortinas transparentes e finas, pois dão a sensação de leveza e ambiente espaçoso.

Dica 4: Evite tapetes muito felpudos

Tapetes muito felpudos tendem a diminuir o chão, portanto, se quiser utilizá-los dê preferência as cores discretas e claras.

Dica 5: Mesmo tom em paredes e pisos

Ao utilizar o mesmo tom em paredes e pisos, o local parece mais amplo. Sendo assim, há a alternativa de dispensar o uso de rodapé.

Dica 6: Uso de iluminação

Utilizar uma iluminação especial dá a sensação de um local maior e mais claro. Em períodos escuros do dia é interessante usar várias lâmpadas e luminárias.

Dica 7: Decoração do banheiro

Em banheiros muito pequenos, ao invés de aplicar prateleiras é ideal apostar em nichos na parede para colocar os objetos necessários. Dessa forma, a área do banheiro é aproveitada da melhor maneira e permite uma circulação confortável.

Dica 8: Decoração da área de jantar

Ao invés de utilizar cadeiras na mesa de jantar, dê preferência aos bancos, pois geralmente tendem a ocupar menos espaço da área.

Dica 9: Mesas de centro

Na área da sala, invista em uma mesa de centro que tenha espaço para guardar objetos como caixas de DVDs, CDs, controle remoto, etc. Assim, esses objetos não irão ocupar o local de forma desnecessária.

Dica 10: Para aumentar a circulação do imóvel

Para aumentar o espaço de circulação do imóvel, aposte em prateleiras estreitas – produzidas em madeira de cor mogno ou marrom profundo.

Dica 11: Decoração com listras

Outra dica para gerar a sensação de amplitude no espaço é aplicar listras horizontais ou verticais no local. Isso pode ser feito nas paredes com o auxílio de um papel de parede. Um exemplo simples é pintar o fundo da parede de branco e aplicar listras em uma cor escura, ou o inverso. Lembre-se: deve sempre haver contraste entre as cores.

Dica 12: Portas e janelas

Sendo o ambiente claro, as portas e janelas precisam ter uma tonalidade escura. Além de estimular a receptividade de quem visita o local, também dá a impressão de uma área maior.

Dica 13: A mobília

Da mesma forma que portas e janelas tenham cores escuras, o mesmo vale para a mobília do espaço.

Dica 14: Abuse de flores naturais

Opte por flores belas com cores vibrantes e chamativas. Dessa forma, o seu ambiente terá mais alegria e vida! Confiras a opções abaixo:

- Violetas: é uma planta tradicional em decoração. Ficam ótimas em locais claros, pois possuem variadas cores vivas.

- Jade: a Jade tem uma cor verde azulada que transmite excentricidade, não deixando o espaço “sem graça”.

- Bromélia: os tons avermelhados da Bromélia se contrasta com o verde das folhas, o que deixa o ambiente claro com pontos de vivacidade.

Agora que você sabe que as cores influenciam na sensação de amplitude do ambiente, pesquise referências e escolha uma combinação adequada para o local. A Coral, por exemplo possui uma paleta de cores com mais de 2.000 possibilidades e traz as principais tendências de cores para a decoração do espaço que for preciso. No Clube das Tintas você encontra vários produtos da marca para lhe ajudar, confira!