Dicas para renovar paredes descascadas e mofadas

Dicas para renovar paredes descascadas e mofadas

As paredes descascadas e mofadas, criam um aspecto, no mínimo, deselegante ao ambiente, não é mesmo? De suma importância para a estética de uma casa, indústria, escritório, apartamento e comércio em geral, a decoração de ambientes passa, impreterivelmente por ações de melhorias nas paredes, sobretudo quando o estado de sua estrutura revele desgastes.

É o caso de uma parede com fissuras, bolhas, com a pintura descascada e mofada. Nestes casos, não basta somente adquirir, por exemplo, os melhores produtos de pintura, a tinta perfeita e uma cor bacana, sem levar em conta algumas dicas pré-pintura.

Além disso, há muitas outras dicas que irão te ajudar a dar aquele trato no ambiente e renovar paredes descascadas e mofadas. Sabe quais são? O Clube das Tintas te conta a seguir, acompanhe!

Paredes descascadas e mofadas: por que isto ocorre? 

 Dicas-para-renovar-paredes-descascadas-e-mofadas

Uma série de motivos podem levar a esta situação. Engana-se quem acredita que manchas, bolhas e pintura descascando, são exclusividades de uma construção antiga, por exemplo.

Mesmo em ambientes mais novos, fatores como clima e umidade local, uso de produtos de má qualidade, vazamentos, dentre demais complicações, acarretam na incidência de um visual pouco atrativo e a danificação das paredes do imóvel.

Se você está passando por esta situação e quer dar um up no visual de sua residência ou empresa, saiba que seguindo alguns procedimentos, poderá solucionar de vez este problema e deixar o ambiente muito mais agradável, bonito e cheio de vida e personalidade.

O primeiro passo neste sentido é identificar a raiz do problema. Se existe algum vazamento ou umidade nas paredes, infiltrações e problemas neste sentido, antes de investir na renovação da parede, vá até o “X” da questão.

Como? Contrate um profissional ou empresa especializada em encontrar vazamentos e solucioná-los, por exemplo. Se for preciso, conte com a ajuda de um encanador e/ou pedreiro, para reformar a parede e cessar com as questões de vazamento de canos e umidade, se for este o caso.

Enfim, a primeira medida neste sentido é ir até a fonte do problema, para que futuramente, o evento não volte a ocorrer, ou seja postergado ao máximo.

Renove as paredes com mofo e descascadas com uma nova pintura

Dicas-para-renovar-paredes-descascadas-e-mofadas

Não há dúvidas de que a melhor forma de renovar um ambiente é investindo em uma nova pintura. Mas não basta apenas aplicar uma nova cor de tinta. É preciso preparar as paredes antes, para que o resultado seja otimizado e para que a durabilidade da pintura seja mais elevada.

Para tanto, é importante observar a estrutura da parede e os sinais que ela apresenta. Feita a análise e identificando os problemas encontrados (mofo, tinta descascando, sujeira, etc.).

Veja algumas soluções para cada sinal de degradação encontrado nas paredes:

  • Mofo: este caso requer atenção especial. Se o mofo for superficial, é importante lavar com água sanitária, deixando agir por aproximadamente 1 hora. Feito isso, enxague e espere a plena secagem, antes de aplicar a nova tinta.

Confira se a parede está plenamente seca e para melhor resultado na pintura, utilize um selador acrílico. Indicamos o Selador Acrílico Coral, para obter qualidade superior na preparação da superfície. Outra opção é o Metalatex Selador Acrílico, ideal para áreas internas e externas.

Depois, é só aplicar a tinta, via de regra, por volta de duas demãos, para renovar a parede e deixa-la nova em folha.

  • Descascados: quanto as paredes descascadas e com bolhas, se trata de um fator muito comum, cuja solução mencionamos anteriormente: é preciso identificar o que provoca as bolhas, caso contrário, ao repintar a parede, as bolhas voltarão e com o passar do tempo, causarão novos descascados, desperdiçando tempo e dinheiro investidos. Sem contar que paredes sem o preparo necessário dificultam a aderência da nova tinta.

Supondo que a parede esteja “ok”, sem mofo e sem infiltrações e umidade, fatores inimigos número 1 da pintura, siga os seguintes procedimentos para eliminar os descascados:

- Raspe o local descascado com a ajuda de uma espátula de aço;

- Nivele o local, usando uma lixa adequada para esta função;

- Retire toda a poeira, com um pano;

-Se a parede ainda apresentar imperfeições após o uso da lixa, busque nivelá-la  com a aplicação de uma massa corrida acrílica;

- Aplicada a massa, faça a nivelação da estrutura da parede, com o uso de uma lixa fina;

- Ao secar a parede, é hora então de utilizar um selador acrílico e ao concluir o processo, respeitado o tempo de secagem, dê por volta de três demãos de tinta, com a cor escolhida.

Dicas extras para renovar paredes descascadas e mofadas

Além das soluções que apresentamos no decorrer deste artigo, temos algumas dicas extras que irão te ajudar a conquistar a pintura perfeita e renovação plena de suas paredes, antes mofadas e descascadas. Confira:

  • Em boa parte dos casos, pode ser interessante o uso de um fundo selador, porém, ele deve ser aplicado somente após a secagem da massa corrida;
  • Use um fundo reparador nas paredes de gesso. Ele ajudará na fixação da nova pintura e trará um acabamento de melhor qualidade;
  • Em construções recentes, o ideal para que se execute a pintura é respeitar o tempo de aproximadamente 28 dias, para a melhor secagem do reboco;
  • Para melhor resultado durante a pintura, evite pintar de forma horizontal, procure pintar sempre de cima para baixo.

Dicas-para-renovar-paredes-descascadas-e-mofadas

Conheça também a Tinta 'Chega de Mofo' da Coral, que já vem pronta para uso e é extremamente eficiente e econômica. Fale com a gente do Clube das Tintas e verifique a disponibilidade do produto conosco. :) 

Que tal colocar em prática todas estas dicas incríveis e contar pra gente o resultado?