Como pintar telhas - passo a passo

Como pintar telhas - passo a passo

Embora sua construção permita uma série de materiais, tais como amianto, metal, cimento, plástico, madeira e tantos outros, as telhas tipicamente são produzidas em cerâmica em boa parte das vezes.

O encaixe com extrema precisão, com o intuito de evitar com que ocorram infiltrações, é um dos benefícios que o conjunto de telhas, o qual denominamos telhado, proporciona em construções e edificações em geral.

Como são expostas frequentemente às intempéries, chuva, vento, sol, o desgaste da cor das telhas é algo bem comum com o passar do tempo. Tal fato leva muitas pessoas a substituírem todo o telhado, o que demanda de certa forma, tempo e algum tipo de transtorno.

Saber como pintar telhas é uma alternativa eficaz e que contribui tanto para a economia (de tempo, dinheiro e material), quanto para a sustentabilidade. Com a renovação do telhado, a fachada e a casa/imóvel ganha muito mais presença e estética.

Quer saber como pintar telhas em um passo a passo bem simples? O Clube das Tintas conta para você. Confira a seguir!

Como pintar telhas: veja o que você irá aprender

Para pintar as telhas, você deverá:

  • Analisar o estado do telhado;
  • Preparar a superfície das telhas para receber a pintura;
  • Escolher a tinta adequada;
  • Reunir as ferramentas corretas;
  • Aplicar a tinta;
  • Esperar o tempo de secagem durante as demãos;
  • Realizar os retoques e acabamento.

Analisando o telhado

Muito embora demos ênfase na questão sustentável e no quanto uma pintura de telhas pode renovar e deixar o telhado feito novo, é preciso antes de tudo avaliar e analisar o estado das telhas quanto sua deterioração.

Afinal de contas, a recomendação da pintura se direciona às telhas que perderam brilho e cores. As telhas quebradas e em estado ruim, deverão ser substituídas, certo?

Como pintar telhas passo #1: prepare o telhado para a pintura

 Após analisar as telhas e verificar a possibilidade de pintá-las e reformá-las, prepare a superfície para a pintura.

Com o auxílio de uma vassoura, escova e jato de água efetue e limpeza plena da superfície, retirando toda a sujeira que esteja impregnada nas telhas.

Passe um pano para retirar algum resquício de poeira nas telhas, para evitar que esta sujeira se misture com a tinta e prejudique a pintura, comprometendo o acabamento final.

Em hipótese alguma utilize produtos que possam efetuar danos nas telhas, como esponjas de aço, por exemplo.

Passo #2: escolha a tinta

Como-pintar-telhas-passo-a-passo

Para executar da melhor maneira o projeto de como pintar telhas passo a passo, a etapa a seguir é extremamente importante.

Uma tinta de boa qualidade e adequada à cerâmica é fator imprescindível para o sucesso deste trabalho.

Como escolher? O Clube das Tintas facilita sua vida e indica o melhor produto neste sentido. Trata-se da Coral Embeleza Cerâmica, perfeita para renovar cerâmica, telhas e até tijolos.

Como-pintar-telhas-passo-a-passo

Com acabamento brilhante, a Coral Embeleza Cerâmica rende até 50 m² e implica, em média, 2 demãos. Além de deixara telha mais bonita, tem ação protetora, conservando a pintura e beleza da telha por mais tempo.

Outra opção é também a Metalatex Eco Telha Térmica da Sherwin Williams. É o primeiro produto do mercado que além de colorir e proteger, mantém sua casa mais fresca no verão e quente no inverno, promovendo sensação de conforto térmico no ambiente.

Como-pintar-telhas-passo-a-passo

Passo #3: adeque as ferramentas

A pintura de telhas deve ser feita com as ferramentas adequadas, de acordo com a área e seu tamanho. Em suma, para locais de maior amplitude, utiliza-se o clássico rolo de espuma, ou se você tiver disponível, uma pistola com tinta.

Já em pequenos telhados, um pincel de toque mais suavizado é o utensílio de maior coerência, de acordo com nossos especialistas em pintura.

Passo #4: aplique a tinta

Aplique a primeira mão de tinta, procurando efetuar a demão de forma sequencial. Aplicando a tinta na mesma direção sempre, é possível obter um efeito equilibrado e harmônico na pintura, resultando em mais qualidade e estética para a telha.

Passo #5: espere o tempo de secagem

O tempo de secagem em média, consta na lata da tinta, porém, ele pode variar de acordo com as condições climáticas, por exemplo. em linhas gerais, de 4 até 6 horas, já é possível aplicar a segunda demão.

Como-pintar-telhas-passo-a-passo

Passo #6: aplique a demão e/ou faça os retoques

Se for preciso efetuar outra mão após a segunda, o tempo de secagem aumenta, indo para 8 horas. O tempo total da pintura, de forma geral, pode chegar até aproximadamente 24 horas.

Passo #7: faça o acabamento

Após a pintura e total secagem, pode ser que mesmo com os retoques anteriores, tenha ficado aquela brecha ou canto sem pintar na telha. Utilize o pincel para dar o melhor acabamento.

Procure olhar atentamente para o local que foi pintado, procure detalhes que podem passar desapercebidos e aplique a tinta one for necessário. Este cuidado e zelo farão a diferença na qualidade da pintura, dando um visual mais atraente e padronizado ao ambiente quando concluído o acabamento.

Feito isso, espere a secagem final e aprecie a beleza de suas novas telhas e como seu imóvel estará mais valorizado com sua obra de arte no telhado!

Não esqueça de lavar e secar os utensílios utilizados na pintura das telhas, afinal você nunca sabe quando irá usar de novo, né? Pinceis, rolos, bandejas, tudo deve ser limpo para otimizar a conservação e facilitar o reuso, ok?

Quer dicas sobre pintura? Então fique ligado (a) nos posts do nosso blog, sempre com novidades e dicas incríveis para facilitar a pintura, nos mais variados aspectos e necessidades.