Como pintar teto?

28 de Dezembro de 2017
por: Clube das Tintas
Como pintar teto?

Como pintar teto de uma maneira fácil e simples? Será possível executar esta ação, sem que se manche os pisos, estrague móveis com respingos de tinta, e sobretudo, sem se pintar?

Se você também se faz estes questionamentos, acaba de encontrar as respostas! O post de hoje no blog do Clube das Tintas vai te mostrar alguns macetes, dicas e segredos de como pintar teto e deixar o ambiente perfeito!

Considerado um item que acarreta maiores dificuldades na pintura e essencial para complementar a decoração e reforma de ambientes, hoje você verá que renovar o cômodo pintando o teto pode ser muito mais fácil do que se imagina.

Preparado (a)? Então fique conosco!

Como pintar teto? Muita calma nessa hora!

Como-pintar-teto

A primeira dica de como pintar teto facilmente é: calma e paciência. Se você prioriza um serviço de qualidade e bem feito, baseado na perfeição, você não pode ter pressa.

Em outras palavras, siga à risca as recomendações descritas na embalagem da tinta, em especial no que se refere às demãos e tempo de secagem entre uma e outra.

Embora este item pareça para muitas pessoas, algo sem importância, o intervalo correto entre as demãos faz de fato, extrema diferença no resultado final da pintura.

Como pintar teto? Escolha a tinta ideal

Você não vai jogar fora todo o trabalho de pintar o teto por horas, usando uma tinta ruim e de má qualidade, não é mesmo?

A escolha da tinta tem papel crucial, tanto para facilitar o seu trabalho, quanto para a qualidade da pintura.

Se está em dúvida sobre qual tinta escolher, siga as indicações dos nossos especialistas, adquirindo alguns dos produtos citados abaixo:

Não tenha receio, as tintas acima estão dentre as mais valorizadas do mercado no quesito qualidade e rendimento!

Como pintar teto? Tenha todas as ferramentas de pintura em mãos

Outra parte importante da pintura do teto é reunir todos os acessórios necessários para executar a tarefa em questão. Isso facilitará o fluxo da pintura do teto, otimizando seu tempo.

Anote o que você vai precisar:

  • Tinta de boa qualidade, na cor desejada;
  • Rolos (de lã e que não promova respingo);
  • Extensor de rolo;
  • Escada;
  • Pinceis;
  • Lona, saco plástico, jornais;
  • Fita crepe;
  • Roupa velha;
  • Boné;
  • Óculos de proteção;
  • Lixa.

Como pintar teto? Preparando o ambiente

Como-pintar-teto

É importante cobrir todo o chão com jornal, saco plástico e /ou lona, mesmo que você use um rolo especial de tinta que minimize os respingos.

Isto porque é sempre possível que algum imprevisto ocorra e acabe pingando tinta no piso, ou em algum móvel.

Se o teto já for pintado, procure lixá-lo e depois, tirar a poeira e sujeira com um pano úmido. Espere secar. Se preciso for, raspe com uma espátula a tina velha que está descascando e lixe.

Certifique-se também que o teto não possui ranhuras, infiltrações, etc. Pintá-lo nestas condições é prejuízo na certa. Contrate ajuda profissional de um pedreiro e/ou encanador se for necessário.

Se houve imperfeições, poderá ser preciso aplicar massa, esperar secar e depois lixar, deixando a superfície lisa e limpinha.

Para fazer a separação do teto e das paredes, use fita crepe.

Como pintar teto? Teto com manchas

Se o teto tiver manchas, será necessário ter um cuidado todo especial. Uma tinta contra manchas, para ser usada como primer, é uma boa solução.

Como pintar teto? Faça o famoso recorte

Na pintura residencial, o termo recorte diz respeito a pintar as áreas onde o rolo não alcança. Ou seja, com o pincel, você deve aplicar a tinta nos cantinhos onde por mais que você se esforce, a tinta não alcançará.

Para facilitar sua missão, coloque uma pequena quantidade de tinta em um potinho, use um pincel adequado e se necessário, utilize a escada.

Pintando o teto, finalmente!

Após passar por todas as fases anteriores, é o momento de finalmente colocar em prática o pintor que existe dentro de você!

Faça a diluição correta da tinta, sem água de mais, nem de menos, ok? As instruções estão disponíveis na própria embalagem do produto que você comprou.

Mergulhe seu rolo na bandeja com um pouco de tinta. Role ele na bandeja para evitar que ele fique com tinta em excesso e aplique-o no teto, em movimentos uniformes.

Ao concluir a primeira demão, tenha calma, espere o tempo solicitado nas instruções para a sal secagem, e somente depois, aplique uma segunda demão.

Se for necessária outra demão, novamente respeite o hiato entre as pinturas.

Não se esqueça:

  • Use um boné ou chapéu para evitar que caia tinta na sua cabeça, pois pode ser um pouco complicado retirá-la de seus cabelos depois;
  • Calça e camisa velha de manga longa, são ótimas opções em figurino de pintura, pois protege você de se sujar de tinta;
  • Óculos para proteger que caia tinta dentro de seus olhos também é um acessório interessante de se utilizar;
  • Se for lixar o teto, além de óculos, use também uma máscara, desta forma você evitará de respirar o pó, que poderá ser algo nocivo para sua saúde;
  • Ao concluir a pintura, lave os utensílios utilizados, retirando a tinta impregnada neles.

E agora, tudo certo para começar a pintura do teto em sua casa? Siga nossas dicas e tenha o melhor resultado! Compartilhe este post com aquele seu amigo ou amiga que precisa pintar o teto mas não sabe como, vai ser de grande ajuda!