Quero pintar um cômodo – quais ferramentas preciso?

15 de Setembro de 2016
Quero pintar um cômodo – quais ferramentas preciso?

O segredo de uma boa pintura em um cômodo não está somente no zelo, técnica e cuidado ao se exercer esta tarefa, mas sobretudo em ter em mãos, as ferramentas corretas e necessárias. Além das tintas, material principal, é preciso munir-se de espátula, rolo de pintura, escada doméstica, trincha e pincel, desempenadeira, bandejas para armazenar a tinta durante o processo, e demais materiais necessários para os detalhes, como fita crepe, por exemplo, lonas ou sacos que possam cobrir chão e em alguns casos, os móveis e assim protegê-los de respingos, o misturador de tintas e também um extensor de rolos, para alcançar superfícies mais elevadas.

Vejamos a seguir as ferramentas essenciais para se pintar um cômodo, suas características e funções.

BANDEJA CAPACIDADE 1,3 L

BANDEJA CAPACIDADE 1,3 L

A bandeja com capacidade de 1,3 L é ideal para armazenar a tinta durante a pintura, sendo indicada principalmente para pinceis de 1/2 a 3 também para mini rolos que meçam entre 5, 9, 10 e 15 centímetros.

DESEMPENADEIRA DE AÇO LISA

Muitas vezes, antes de pintar é preciso preparar a superfície. A desempenadeira de aço lisa é a amis adequada para a aplicação de massa, garantindo assim paredes e tetos do cômodo mais lisos e permitindo pintura e acabamentos impecáveis.

ESCADA DOMÉSTICA

Para atingir determinadas alturas e facilitar a pintura, é imprescindível ter sempre por perto uma escada doméstica.

ESPÁTULA DE AÇO CROMADO

ESPÁTULA DE AÇO CROMADO

Em muitas situações de pintura ou repintura, é preciso retirar e raspar cascas de tinta antiga ou massa, antes de pintar o ambiente. Para isso, jamais deixe de contar com o auxílio de uma espátula de aço cromado, a ferramenta mais precisa para este tipo de preparo de superfície para receber posteriormente a nova pintura.

GARFO GAIOLA SEM ROSCA

GARFO GAIOLA SEM ROSCA

Outro item que será extremamente útil na tarefa de pintar um cômodo é o garfo gaiola sem rosca. Esta ferramenta permite que se conecte diversos rolos de pintura diferentes, com a medida de 23 centímetros.

Outra vantagem de se utilizar este utensílio de pintura é o fato dele ser compatível com linhas de prolongadores, que são aqueles cabos maiores que ajudam na pintura de teto e também para alcançar diferentes ângulos e distâncias com o rolo de tinta, por exemplo.

ROLO 23CM MISTO

ROLO 23CM MISTO

Para que a pintura seja bem-sucedida, não basta usar uma tinta de boa qualidade se você tiver em mãos o rolo de pintura inadequado. A melhor indicação neste sentido é o rolo 23 cm misto, que possui em sua composição lã hibrida, sendo 50% lã de carneiro e 50% lã de poliéster.

É bom ressaltar que este tipo de rolo é o ideal para pintura em superfícies semi rugosas e com tintas esmalte, látex (PVA) e também com tintas acrílicas.

ROLO ANTI-GOTA 23CM

ROLO ANTI-GOTA 23CM

O sonho de realizar a pintura de um cômodo sem derramar uma gotinha sequer de tinta está muito mais próximo. Para tanto, basta aderir na pintura, o uso do rolo anti-gota 23 cm. Com a incrível capacidade de reter a tinta em sua base, este rolo possui superior cobertura de superfícies, além de ser todo produzido em poliamida. Sua tecnologia de poliamida tramada em tecido otimiza o uso da tinta, evitando que ocorra o respingo, tão comum em outros tipos de rolo.

Este produto é indicado principalmente para dar acabamento final em paredes e tetos lisos, usando tinta látex (PVA), tinta esmalte ou até mesmo tinta acrílica.

TRINCHA COM CERDAS BRANCAS

TRINCHA COM CERDAS BRANCAS

Diferenciando-se dos pinceis pelo seu formato (pincéis possuem o formato arredondado e são mais usados em trabalhos focados em arte, enquanto as trinchas possuem um shape mais achatado e sua usabilidade é maior em obras e pinturas), a trincha com cerdas brancas selecionadas é uma ferramenta essencial para acabamentos de pintura de um cômodo. Sua indicação de uso é para aplicações com tinta verniz, resinas sintéticas e stain.

A trincha de cerdas brancas propicia um ótimo resultado, sobretudo em detalhes de cobertura em vincos, cantos, recortes e detalhes de retoques, sendo bem versátil na questão de tipos de superfícies.

TRINCHA DUPLA COM CERDAS GRIS LONGAS

TRINCHA DUPLA COM CERDAS GRIS LONGAS

A trincha dupla com cerdas gris longas também é uma ferramenta muito importante na pintura de diversas superfícies e acabamento de pintura para detalhes como os acima descritos (cantos, recortes, retoques, cantos, vincos, etc.), no entanto,  possui um aspecto diferencial que pode em muitos casos, fazer toda a diferença: retém mais a tinta, evitando desperdícios e contribuindo para que haja a máxima minimização de respingos de tinta.

Sendo assim, a trincha dupla é indicada para a cobertura de diferentes tipos de superfícies, e embora possa ser usada também em tintas à base de solvente, os resultados são otimizados com tintas à base de água, acrílica e látex (PVA), por exemplo.

FUNDO PREPARADOR A BASE DE ÁGUA

FUNDO PREPARADOR A BASE DE ÁGUA

Para proteger e manter a pintura bonita e nova por muito mais tempo a superfície deve ser bem preparada. O Fundo Preparador Base Água prepara as paredes que receberão pintura e soluciona problemas da superfície descascada, saponificada ou pintada com cal. Não se esqueça desse produto no momento pré-pintura da parede.

Cuidados essenciais com as ferramentas de pintura

Todo este material que citamos no artigo merece cuidados para que possam ser conservados e utilizados da melhor forma possível durante a pintura. Ao utilizar as ferramentas que tenham contato com a tinta, é preciso lavá-las abundantemente com água logo após seu uso, jamais deixe para o dia seguinte pois isso poderá danificar o material.

Dependendo do tipo de tinta, como aquelas são misturadas e vem com 2 embalagens, deve-se limpar as ferramentas imediatamente ao uso, por exemplo.

Como você costuma proceder na questão de pinturas de um cômodo? Quais cuidados costuma levar em conta para a conservação do material de pintura e quais ferramentas você julga mais necessárias para que a pintura de um cômodo seja perfeita?

Continue acompanhando o nosso blog, e conte com as dicas de quem é Doutor em cores.

E aproveite para conferir as melhores cores e produtos para preparação e finalização para pintar sua casa ou estabelecimento comercial.