Dicas para tintas com efeito lousa - como e onde aplicar

22 de Setembro de 2016
por: Clube das Tintas
Dicas para tintas com efeito lousa - como e onde aplicar

Atualmente é quase impossível falarmos sobre pintura residencial e tintas sem nos referirmos ao efeito lousa e a tinta acrílica fosca, uma das principais ferramentas para obter o melhor resultado neste efeito.

Tendo como vantagem a simplicidade de renovar e revolucionar a decoração de qualquer cômodo e ambiente, as tintas com efeito lousa possibilitam maior facilidade de customização da decoração, elevando em níveis máximos as assas da imaginação de designers, decoradores e claro, dos adeptos do “do it yourself “ (faça você mesmo).

Quer saber onde aplicar e como fazer sua casa, empresa ou loja fique com um ar mais descolado, moderno, inovador e atual? Então veja nossas dicas para tintas com efeito lousa a seguir.

Invista na tinta acrílica fosca Coral na pintura

É importante ter em mente que não é toda tinta que irá permitir posteriormente o efeito lousa. Embora existam muitas tintas no mercado que “prometem” o melhor resultado para a aplicação do efeito lousa, o ideal é utilizar a tinta acrílica fosca Coral, líder neste segmento e que proporciona o melhor resultado e condições para a obtenção deste efeito.

No tocante aos tons de cores, é indicado aplicar o preto, ou ainda o verde “escolar”, por exemplo.

Em que superfícies não é indicado aplicar a tinta acrílica fosca?

Com o efeito lousa despontando como a tendência mais forte da atualidade no tocante a pintura, é comum que muita gente se empolgue e busque aplica-la nos mais diferentes locais. Até aí, tudo bem, mas é preciso saber que nem toda superfície aceita este tipo de tinta, e caso aceite, nem sempre o efeito lousa será bem-sucedido. 

Dicas para tintas com efeito lousa - como e onde aplicar

Superfícies plásticas e metálicas, por exemplo, não são indicadas para a aplicação da tinta acrílica fosca, por exemplo. Para estas superfícies há outros tipos de tintas que trarão melhores resultados.

Por que a tinta tem que ser fosca?

Via de regra, a tinta fosca é indicada para a pintura de madeiras, mas poderá ser aplicada também em paredes, sobretudo quando se busca o efeito lousa. A tinta fosca permite a melhor aderência do giz, no ato da decoração. Além disso, depois que você quiser mudar as frases e ilustrações feitas com o giz nas paredes, basta limpar com pano umedecido em água, que o giz será retirado da sua parede “lousa”, e então, ficará pronta para a próxima empreitada de decoração criativa.

Modo de aplicar

Antes de pintar a parede para criar um ambiente de efeito lousa, será necessário, obviamente, definir qual local será o alvo da pintura. Um quarto? Uma sala? A cozinha? O home office? A sala de reuniões da empresa?

Definido o local, reúna todos os materiais necessários para a pintura, como por exemplo:

  • Tinta: indicamos acrílica fosca, preferencialmente nos tons verde ou preto;
  • Rolos de espuma: pequeno e grande;
  • Pinceis;
  • Fita adesiva/crepe;
  • Plásticos e jornais usados para forrar o chão e cobrir móveis e objetos;
  • Luvas;
  • Bandeja de tinta.

Dicas para tintas com efeito lousa - como e onde aplicar

Juntou todo este arsenal de pintura? Então mãos à obra! Cubra os pisos e rodapés, com o auxílio do plástico e da fita crepe para prender o plástico na superfície. Coloque as luvas para proteger as mãos e despeje um pouco da tinta na bandeja.

Agora é só molhar o rolo com a tinta e pintar a parede escolhida. Os pinceis serão muito úteis para efetuar retoques nos cantos onde o rolo não penetrar. Siga atentamente as introduções contidas na lata de tinta, relativas ao uso e procedimento de mão, demão, secagem, diluição, etc.

Em alguns casos, a pintura com uma ou duas mãos ainda não será o suficiente para aplicar efeito lousa. Procure deixar a parede uniforme, sem manchas, levando em conta que em alguns casos é preciso cerca de 4 mãos para chegar na superfície ideal de pintura.

Efeito lousa: giz colorido e criatividade

Respeitado o tempo de secagem, que pode ser aproximadamente de 18 horas, é chegado o momento de usufruir de sua parede feito uma lousa. Para tanto, invista na compra de giz, do branco aos coloridos, para assim, ter mais opções de cores e dar um “up” na criatividade.

A decoração com o efeito giz pode ser feita de diversas maneiras e não segue uma regra, aqui o que manda é a liberdade criativa. Sendo assim, você poderá:

  • Fazer moldes elaborados em stencil, por exemplo, e preencher os espaços vazios com o giz, obtendo assim diferentes nuances de letras, formas, desenhos, números, etc.;
  • Desenhar ou escrever à mão livre, frases de incentivo, letras de música, declarações de amor e o que você quiser;
  • Montar o cardápio do dia para manter a dieta da família em dia;
  • Chamou os amigos para um jantar em casa? Deixe um recado de boas-vindas para eles, em sua parede lousa!
  • No trabalho, além de frases motivacionais, você poderá escrever de maneira divertida, as metas diárias ou semanais e tecer homenagens aos colaboradores que obtiverem bons resultados;
  • Outra dica legal é preparar a parede lousa com uma bela surpresa para seu amor, decorando-a com frases de carinho e afeto, desenhos fofos e relacionados com o casal, para um jantar especial ou data comemorativa.
  • Para apagar e renovar a decoração da sua lousa, ops! Parede, o apagador deverá ser um paninho úmido, não esqueça!

Estas foram apenas algumas das infinitas possibilidades que você poderá aderir ao utilizar tinta acrílica fosca Coral na pintura de paredes para decorá-las com o efeito lousa. Quer saber onde encontrar?

Busque emum Clube das Tintas mais perto de você. Confira as lojas aqui.