Dicas para combinar a cor da fachada com a cor dentro da casa

26 de Julho de 2018
por: Clube das Tintas
Dicas para combinar a cor da fachada com a cor dentro da casa

Você sabe como combinar a cor da fachada com a cor dentro da casa?

A pintura bem planejada e de boa qualidade, na área externa do imóvel, funciona como um cartão de visita, não é mesmo? Para que o resultado seja plenamente satisfatório, sempre que pensar em dar um “up” na pintura, é importante pensar em como combinar a cor da fachada com a cor dentro da casa, também.

Sabemos que nem sempre, essa tarefa se mostra ser algo fácil, haja vista que há muitas dúvidas sobre o tema, bem como praticamente, infinitas opções em cores, tendências, estilos.

Mas, não se preocupe! No post de hoje traremos as melhores dicas para combinar a cor da fachada com a cor do ambiente interno do imóvel. Dessa forma, ficará mais fácil harmonizar a pintura e criar um efeito mais bonito e agradável aos olhos. Confira a seguir!

Como acertar a cor da fachada com a cor dentro da casa?

Um erro comum ao apostar na cor da fachada, é exatamente o de não levar em conta, o restante do ambiente.

Isso envolve desde as cores dos muros, do telhado, bem como o restante da decoração, incluindo a parte interna do imóvel, como também a externa ao redor, caso do piso, objetos e até mesmo do paisagismo local.

Sendo assim, a primeira dica é: sempre leve em conta o entorno onde está inserido o imóvel, empresa, escritório e/ou casa, ao escolher a cor da fachada.

Pense além da parte interna do imóvel, observando as cores das casas na rua, no bairro, e tente seguir essa tendência e cultura para não “destoar” completamente do estilo característico da região, da paisagem local.

É claro que essa observação não é uma regra ou lei “fechada”. Segue apenas para melhor direcionar sua escolha em relação a cor da fachada, ok?

Outra dica fundamental é buscar o diálogo das cores internas com a cor externa, da fachada.

Para tanto, é fundamental pensar no estilo da sua casa e também no estilo da sua decoração interna.

Você pode efetuar combinações mais prováveis, como por exemplo, uma fachada de cores sóbrias e tradicionais, com tons neutros, por exemplo, e seguir uma certa “coerência”, também na parte de dentro do imóvel.

Por outro lado, você também pode usufruir da liberdade de apostar em uma cor de fachada mais moderna, alegre, descontraída e forte, criando contraste com o ambiente interno, de estilo tradicional. Ou o oposto, de acordo com suas preferências e ideias.

O grande segredo é manter sempre o equilíbrio e o bom senso, para dosar essa combinação, seja ela inusitada e impactante ou não.

Cor da fachada: como equilibrar com o ambiente?

Sabemos que escolher a cor ideal da fachada, combinando-a com a cor da parte de dentro da casa, não é uma ciência exata.

Há várias nuances e possibilidades, sendo que o equilíbrio é fator relevante para que se possa fazer a melhor escolha dentre o vasto leque de opções.

Para conquistar o equilíbrio e harmonia na combinação das cores, leve em conta o efeito e significado das cores, ok?

A seguir, algumas inspirações para clarear suas ideias, com exemplos de tipos de fachadas:

  • Fachada de composição colorida

Dicas-para-combinar-a-cor-da-fachada-com-a-cor-dentro-da-casa

Muito comum em casas de campo e de praia, as fachadas coloridas, com cores mais vivas, é uma boa ideia para decorar a parte externa da casa.

Uma pintura nesse estilo revela alegria e descontração, com um toque de ousadia. O interior da casa, com decoração mais rústica e cores neutras, dá o contraponto necessário para equilibrar a estética do imóvel.

  • Fachada com pintura homogênea

Dicas-para-combinar-a-cor-da-fachada-com-a-cor-dentro-da-casa

Esse estilo de pintura é ideal para quem não quer correr o risco de cometer equívocos.

Paredes cobertas de um único tom, dialogando com a parte interna da casa, bem como com todo o entorno, costuma causar um ótimo aspecto visual à casa.

Tons mais suaves e românticos, costumam harmonizar o ambiente.

  • Fachada com dois tons

Dicas-para-combinar-a-cor-da-fachada-com-a-cor-dentro-da-casa

Janelas e portas de cor diferente da cor da fachada, cria um efeito incrível na pintura da casa, combinando muitas vezes com a cor dos muros externos e também com a decoração interna da casa.

Outra dica para quem busca algo diferenciado e sem erro!

Dicas importantes

Ao escolher as cores da sua fachada, lembre-se sempre dessas dicas dos nossos Doutores em Cores do Clube das Tintas:

  • As cores consideradas sóbrias, ou seja, aquelas mais neutras e atemporais, podem ser mantidas por um período mais extenso de tempo. Afinal, elas nunca soam datadas ou fora de moda;
  • Em regiões de sol e calor muito forte, caso opte por cores mais fortes, tenha em mente que a manutenção será necessária mais vezes. Isso pelo fato de que o desgaste das cores será maior;
  • Quando o local tiver revestimentos escuros no piso, aposte em cores claras em janelas e portões, por exemplo;
  • Uma ótima sacada é apostar na “fórmula”: cor dominante em boa parte das paredes + uma cor de destaque nas portas, janelas, colunas + uma cor para as guarnições;
  • Invista apenas em tintas de boa qualidade, laváveis e que sejam mais resistentes à exposição ao sol.

Mais dicas sobre fachadas? Confira nos links abaixo:

PINTURA EXTERNA DE CASAS MODERNAS - IDEIAS PARA SE INSPIRAR

CONHEÇA A NOVA LINHA CORAL DE PROTEÇÃO SOL E CHUVA

PINTE SUAS FACHADAS COM TINTAS QUE AS PROTEGEM DAS AÇÕES DO TEMPO

7 DICAS DE CORES PARA FACHADA

PROTEÇÃO SOL E CHUVA 🌞 ☔ COMO PROTEGER A PINTURA EXTERNA DA CASA 🏡

Que tal compartilhar essas informações com seus amigos nas redes sociais? Até a próxima!