Posso pintar a parede direto no reboco grosso?

16 de Agosto de 2018
por: Clube das Tintas
Posso pintar a parede direto no reboco grosso?

Vamos imaginar o seguinte: você reformou a casa ou está em vias de terminar a construção e de repente, se vê diante da parede cinza, e reboco grosso. Surge aquela “tentação” de pintar a parede direto no reboco grosso mesmo, afinal, quem nunca teve tal desejo?

Mas, daí você pensa: será que posso pintar a prede direto no reboco grosso, sem o acabamento de massa corrida, por exemplo?

Fica bonito? Fica feio? Fica estiloso? É claro que para desvendar os mistérios sobre tintas, cores e pintura, convocamos nossos especialistas no assunto, os doutores em tintas do Clube das Tintas!

Vamos tirar as suas dúvidas relacionadas ao tema? Então é só continuar conosco que falaremos tudo o que você precisa saber sobe pintar parede com reboco e se de fato, esta é uma alternativa viável para seu imóvel, confira!

Pintar a parede direto no reboco grosso: pode ou não pode?

Posso-pintar-a-parede-direto-no-reboco-grosso

Algumas pessoas defendem que a pintura direto no reboco grosso não fica tão bonita esteticamente quanto em uma parede que tenha tido a aplicação de massa, por exemplo. Sendo assim, para esta parcela de pintores, não é indicado pintar no reboco.

No entanto, a questão estética da parede pintada desta forma vai depender dos cuidados tomados anteriormente à aplicação da tinta.

Como sabemos que seguindo os trâmites necessários, o resultado da pintura poder ser altamente satisfatório, nossa reposta para a questão chave levantada neste artigo é: SIM, VOCÊ PODE!

Mas, com a ressalva de que é preciso seguir à risca os procedimentos prévios na preparação da superfície, ok?

Benefícios da pintura nas paredes

Sabemos que o principal fator que motiva a pintura das paredes é a questão estética. No entanto, antes de pontuarmos as etapas do processo de pintura no reboco grosso, é importante deixarmos claro de que a pintura em um imóvel traz benefícios que vão além da beleza e das cores.

Pense em uma casa com as paredes apenas no reboco e sem a menor intenção de pintura.  Já parou para pensar no quanto a iluminação do ambiente ficará prejudicada?

Sem contar com a sujeira que naturalmente irá soltar das paredes incessantemente. Além disso, outros problemas irão surgir com o tempo, que seriam facilmente evitados com uma pintura que, além de embeleza, protege e conserva o local. Por exemplo, o surgimento de mofo ou infiltrações.

Com as paredes pintadas, o imóvel ganha mais vidas e cria uma camada de proteção contra os problemas mencionados acima.

Dicas de como pintar uma parede no reboco

Posso-pintar-a-parede-direto-no-reboco-grosso

Agora que já sabemos que é possível sim obter ótimos resultados e pintar uma parede rústica, totalmente no reboco, e que a pintura é importante não apenas por questões estéticas, mas também de proteção do patrimônio, confira a seguir, algumas dicas essenciais de com pintar uma parede neste estilo:

1-     Lixar

O primeiro passo para preparar a parede com reboco para receber a pintura é lixar. Para tanto, certifique-se de utilizar lixa de gramatura grossa, entre 60 e 80. O intuito é retirar ao máximo aquele excesso de areia, muito comum quando o reboco da parede está seco.

Um macete nesta etapa é não forçar muito a lixa, lembre-se que devemos tirar o excesso e não causar possíveis ranhuras na parede, o que compromete a qualidade da pintura.

Apenas lixe quando a parede estiver livre de umidade e completamente seca, ok? Claro, alguma areia ficará até visível na parede depois de lixar. Ela deve ser retirada com o auxílio de uma vassoura.

Não precisa esfregar, passe-a levemente e verá que aos poucos a parede ficará limpinha.

2-     Aplicar massa corrida ou selador

Estamos falando sobre reboco grosso, sem massa corrida. Porém, há a possibilidade de se aplicar a massa nas paredes internas, e deixar o reboco rústico nas paredes externas.

Tudo vai depender da opção que você escolher e achar melhor. Se você optar em passar massa corrida, dê um click nos links abaixo, onde te contamos tudo o que você precisa saber para executar esta tarefa:

COMO APLICAR MASSA CORRIDA NA PAREDE PASSO A PASSO

COMO PASSAR NA PAREDE MASSA CORRIDA, TEXTURA E GRAFIATO?

Agora, mantendo a escolha de pintar a parede no reboco grosso, é fundamental a aplicação de um selador. Ele vai contribuir para que o aproveitamento da tinta seja otimizado.

Insira 10% água no selador acrílico, ou siga as instruções conforme indica o fabricante (as indicações estão na lata do produto).  Aplique então a demão sobre o reboco.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: quando for aplicar o selador acrílico, certifique-se de que o reboco curado tenha entre 28 e 30 dias. Se o tempo for inferior, utilize ao invés do selador, o Fundo Preparador de Paredes.

Aplique a tinta

Após a secagem do selador, finalmente é chegado o momento de pintar. Quer saber como pintar? As melhores dicas você acessa nos seguintes links:

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE TINTAS E PINTURAS

ROLOS DE PINTURA IDEAIS PARA CADA TIPO DE PAREDE

5 DICAS INDISPENSÁVEIS PARA PINTAR A CASA E A MANUTENÇÃO DA PINTURA

É importante utilizar na pintura, uma tinta acrílica de excelente qualidade, ok? Se por ventura, encontrar defeitos e imperfeições na parede, é possível utilizar a aplicação de massa acrílica. Espere ela secar, lixe e depois dê a quantidade de demãos necessárias.

Dúvidas? É só falar que respondemos! Compartilhe este post com seus amigos e amigas e os ajudem a sanar as dúvidas deles também, afinal, a informação e conhecimento devem ser compartilhados! Até a próxima!