/  Paredes   /  5 dicas para escolher a cor de parede ideal

5 dicas para escolher a cor de parede ideal


Está em busca de dicas para pintar a parede? Cá pra nós, algumas vezes, por mais simples que pareça, saber como escolher a cor de parede ideal se torna algo bem mais complexo do que se possa imaginar, não é mesmo?

Azul ou vermelho? Talvez cinza? Cansou do branco, então quem sabe, um tom de amarelo? Quem nunca teve essas dúvidas que atire o primeiro rolo ou pincel!

Na verdade, é bem normal bater aquela incerteza, ou até mesmo certa insegurança, quando vamos renovar o aspecto visual das paredes e imóvel.

Para te ajudar a escolher a cor da parede ideal e ainda trazer soluções com dicas para pintar e reformar o ambiente, a equipe de especialistas do Clube das Tintas, mais uma vez, preparou um artigo esclarecedor e imperdível!

O que é preciso saber, antes de escolher a cor?

O que considerar?

E o espaço?

E a iluminação?

Isso influi na escolha da cor ideal para as paredes da sua casa, empresa, loja, escritório?

Descubra tudo isso e muito mais, a seguir.

Cor da parede ideal: antes de tudo, observe o itens que compõem o ambiente

Um detalhe muito importante, quando se pensa na questão da cor de parede, é antes de tudo, observar os itens e objetos que compõem no local.

Por exemplo: vai pintar as paredes da sala? Legal, mas que cor é o sofá? De que cores são os quadros, peças de decoração?

Leve isso em conta, no sentido de que, quando for comprar a tinta perfeita, ela seja de uma cor capaz de harmonizar com o ambiente e todos seus itens.

Para não cometer erros, confira aqui como harmonizar tons das paredes com os móveis.

De quebra, confira nosso post sobre 6 Dicas de pintura e combinações de cores.

Outro ponto relevante diz respeito ao tamanho do cômodo que você irá pintar. Mas, o que o tamanho tem a ver com a cor? Explicamos: o quarto é pequeno? Então você precisa usar as cores para dar aquela sensação de amplitude, sabe?

Sendo assim, neste caso, é ideal que utilize uma cor clara, por exemplo, afinal, as cores escuras têm efeito reverso, reduzem o espaço.

Aproveite pra conferir no link a seguir, 5 dicas sobre melhores cores para pintar espaços pequenos.

 

Cor da parede ideal: considere a função de cada cômodo

 

Sabia que até o uso que você faz de determinado espaço no imóvel, deve ser analisado, antes de você fazer a escolha da cor e aplicar a tinta nas paredes?

Se for o quarto das crianças, pintá-lo todo de vermelho pode ser uma péssima opção. Afinal, se trata de uma cor estimulante, eles ficarão elétricos e terão dificuldade de dormir.

Contudo, se for em um escritório, uma parede vermelha pode ajudar na produtividade.

Sendo assim, pesquise o círculo cromático, analise a sensação das cores por meio da cromoterapia e faça a escolha mais adequada.

Não deixe de levar em conta, o sentimento que você pretende transmitir com a pintura e a nova cor.

Enquanto uma cor transmite tranquilidade, outras estimulam a criatividade, algumas trazem mais energia, enfim, use as cores de forma favorável também ao seu sentimento e necessidade.

Temos um post completo, aliás, que fala sobre as melhores cores para pintar as paredes, de acordo com os ambientes:

Cores para casa: escolha a melhor para cada ambiente.

Como escolher a cor da parede: considere a família de cores

Outro item que vai te ajudar a fazer a escolha certa no que se refere à escolha das cores para repaginar o visual do ambiente é sempre analisar a paleta de cores.

Não há dificuldade em perceber que, algumas combinações simplesmente não funcionam, enquanto outros são feitas uma para as outras.

Vale lembrar que as famílias de cor são 7, no total:

  • Amarelo;
  • Azul;
  • Laranja;
  • Violeta;
  • Vermelho;
  • Verde;
  • Neutros.

Para obter como resultado, o máximo em sofisticação e elegância, tenha o cuidado de  avaliar cada nuance, seja tom sobre tom, ou cores análogas (vizinhas), ou ainda cores complementares.

Há ainda os famosos sistemas de cores, como o Pantone e o RAL, que poderão facilitar bastante sua vida, sabia?

Falando em RAL, clica aqui no link pra você conhecer melhor.

Dicas para pintar a parede: visualize antes como ficará a cor na parede

Você sabia que hoje em dia, você já pode conferir como ficará a pintura com determinada cor, em sua parede, não é mesmo?

Se você não sabe como, clique no link a seguir e descubra os melhores aplicativos para visualizar cores direto na sua parede.

Leve em conta seu gosto e estilo pessoal na escolha da cor de parede

É óbvio que de nada adianta também você seguir alguns cuidados, detalhes, combinações, e chegar em uma cor que não te agrade, nem faça seu coração sorrir, não é mesmo?

Portanto, saiba que é de extrema importância que você considere seus gostos e das pessoas que habitam o mesmo espaço, bem como o respectivo estilo.

Isso vai desde a cor que a parede será pintada, até os acessórios decorativos.

No fim, o mais indicado é que a o imóvel reflita a personalidade, seja das pessoas que ali moram, seja da empresa, etc.

Como vimos, há diferentes aspectos que devemos levar em conta, na hora de escolher a cor e renovar as paredes de um imóvel.

Seguindo nossas dicas, você não terá dificuldades e certamente será bem-sucedido (a) ao pintar as paredes.

Quer mais dicas sobre pintura e cores? Fique de olho aqui no blog e nos siga no Instagram.