/  Cores   /  7 PASSOS PARA VOCÊ ESCOLHER A COR DA FACHADA

7 PASSOS PARA VOCÊ ESCOLHER A COR DA FACHADA


Quer entender de vez como escolher a cor da fachada? Vamos te contar tudo a seguir, confira!

COMBINAÇÃO 60.30.10: Uma combinação equilibrada para paredes externas contém três cores principais em proporções diferentes. Opte por uma cor dominante que deve preencher 60% do espaço (fachada). Uma outra cor secundária onde 30% deve ocupar por exemplo, rodapés, molduras. 10% de uma outra cor deixe para detalhes, como portas e janelas. Considere sempre esta regra para selecionar a cor na medida certa.

O EFEITO DA LUZ: No exterior as cores parecem mais claras, por isso aconselhamos que escolha a cor final da sua fachada no local onde vai ser aplicada nas condições reais de luz e em vários momentos do dia (manhã, tarde e fim do dia) para testar todas as variações que podem ocorrer.

ORIENTAÇÃO DA CASA: Ao escolher a cor da fachada leve em consideração a orientação da casa. Por exemplo, quando a frente da casa está virada para o sul as cores vão parecer mais quentes, quando virada a norte irão parecer mais frias.

ESPAÇO ENVOLVENTE: Tenha atenção ao tipo de ambiente (urbano ou rural, moderno ou histórico) onde a casa se insere, a sua arquitetura (tipologia e estilo de construção), bem como a natureza existente e a geografia (paisagem e clima). Sugerimos que a seleção de cor fique em harmonia com o espaço que o rodeia.

REALÇAR MATERIAIS NOBRES: Opte por cores que valorizem os materiais existentes na fachada, como o granito, calcário, mármore e etc. O ideal será escolher um tom contrastante ao do material para destacar.

ESCONDER OBJETOS: Você pode ocultar elementos que considera pouco harmoniosos, como caixas d’água, calhas e condutores, pintando-os da mesma cor ou um tom similar a cor que rodeia o objeto.

TESTE DE COR: A textura da superfície altera a aparência de cor devido aos efeitos de luz e de sombra. Por isso, recomendamos sempre a realização de um teste de cor antes da aplicação final.

Não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais. Está com dúvidas? Conte para nós que em breve responderemos para você. Até a próxima!