/  Dicas   /  As cores e suas influências no ambiente
pintura na pandemia

As cores e suas influências no ambiente


Já reparou no quanto as cores exercem influência no ambiente? Uma pesquisa de 2017 deu ênfase no efeito de bem-estar que as cores promovem ao ambiente e respectivamente às pessoas.

A pesquisa feita sob encomenda pela AkzoNobel, mostrou que 73% dos brasileiros acreditam no fato de que mudar as cores ao redor causa um impacto positivo em nossas vidas.

Mas, não é só isso. Por exemplo, você sabia que as pessoas normalmente tomam decisões dentro de 90 segundos e que cerca de 62 até 90% de suas escolhas são baseadas em cores ?

Isso deixa claro que as cores desempenham um papel muito mais importante do que podemos pensar. Não é segredo que há toda uma psicologia das cores, especialmente quando pensamos no mundo dos negócios,  para as empresas não somente chamarem a atenção de seus clientes, mas para também influenciar como eles se sentem e quanto poderiam gastar.

Antes de mais nada, se você já é um leitor assíduo do nosso blog, certamente que essa informação indicada pela pesquisa não é novidade. Afinal, além de já abordarmos o tema cores constantemente por aqui, as cores são o que chamamos de “razão de ser” do Clube das Tintas.

Pois bem, para ajudar você a compreender exatamente de que maneira as cores afetam nosso humor, nosso sentimento e até mesmo nossa produtividade, preparamos mais um artigo inédito e especial aqui no blog.

A seguir, todo o poder de influência que você pode agregar aos ambientes de acordo com as cores de tintas. Confira!

Entenda a influência das cores nos ambientes

Se você não sabe ao certo qual cor usar na pintura das paredes do seu apartamento, escritório, empresa, loja, casa, restaurante e imóvel, não se preocupe.

Uma bom ponto de partida para definir a decoração do ambiente é entender os efeitos que cada cor promove. A partir disso, escolher a cor da tinta para renovar os cômodos se torna bem mais assertiva e claro, simplificada.

A seguir, veremos o que cada uma das principais cores pode causar nas pessoas que transitam ou moram no respectivo ambiente:

  • Roxo

    É um tom de cor associado a reis e rainhas, bem como nobreza e realeza. Na psicologia das cores significa prosperidade, sofisticação e sabedoria.

  • Laranja

    Representa diversão e energia. Se você quer estimular a equipe de colaboradores em seu escritório, ou mesmo ter uma dose extra e motivação em seu home office, aqui temos uma ótima pedida. Em síntese, as pessoas podem ter sensações de calor, amizade, paixão e diversão quando expostas a cor laranja. Essa seria, aliás, a cor perfeita para criar um ambiente otimista.

  • Verde

    Uma curiosidade sobre essa cor é que nossos olhos não precisam de nenhum ajuste para ver o verde. Portanto, o verde representa equilíbrio e harmonia. Diferentes tons de verde também representam coisas diferentes. Os verdes mais escuros simbolizam riqueza e dinheiro, enquanto os verdes mais claros simbolizam sorte e fertilidade. Como vimos, há diversos impactos positivos e boas influências no ambiente quando nos referimos a cor verde, portanto, pode ser uma ótima opção para as paredes de sua casa ou comércio.

  • Amarelo

    Pensou em uma cor que remete à alegria? Amarelo é uma das cores mais alegres, simbolizando diversão e criatividade. Ela libera serotonina, uma substância química para que traz sensação de bem-estar, deixando as pessoas felizes e otimistas. Além disso, amarelo tem a capacidade de aumentar o metabolismo de uma pessoa, razão pela qual é encontrado junto com o vermelho em várias cadeias de fast food. É recomendado o uso dessa cor com certo cuidado, pois muitas vezes ela pode acarretar em crises de ansiedade se usada em exagero no ambiente.

  • Azul 

    Tom associado a uma cor calmante. Por isso, os tons azuis são invariavelmente recomendados para quartos devido à sua natureza. Já os azuis fortes são recomendados para escritórios porque promovem o foco. Esta cor também está relacionada com a inteligência, confiança e serenidade.

 

  • Vermelho

    Vermelho é uma cor forte, altamente impactante e poderosa. Seu poder de influência é tanto que é capaz de ativar a glândula pituitária. A frequência cardíaca e a respiração aumentam, assim como a excitação. Ou você achava que as famosas redes de fast-food usam vermelho de forma aleatória? Na verdade, o intuito é exatamente o de para estimular o consumo dos clientes. A cor vermelha é frequentemente equiparada a agressividade e energia, tem como característica chamar a atenção e provocar. Também pode mostrar coragem e força. Você notará que empresários em altos cargos costumam usar gravatas vermelhas.

  • Branco 

    Remete à paz, limpeza, pureza e calma. Se trata de um tom associado à positividade, além é claro, de ter a capacidade de gerar a sensação de amplitude de espaços.

  • Preto

    É o que podemos chamar de tom de cor da sofisticação. Promove uma sensação de mais intimidade e aconchego. Contudo, use com cautela, afinal, se pesar a mão pode deixar o aspecto do local um tanto pesado.

Não importa qual seja a cor, no Clube das Tintas você encontra a melhor opção em tintas de qualidade

Aqui no Clube das Tintas você encontra apenas as melhores marcas do mercado, como Coral, Suvinil, dentre outras top de linha.

Navegue pelo site e não deixe de conferir os melhores produtos para pintura.

Agora que você já sabe o que as principais cores podem causar no ambiente, bem como o poder que elas tem em influenciar nossa vida, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos?

Compartilhe o link do artigo com seus contatos e redes sociais. Até a próxima!