/  Sem categoria   /  Como colocar fita crepe na parede para pintar?

Como colocar fita crepe na parede para pintar?

Quando pensamos em pintar a parede, sabemos que há uma série de truques, técnicas e artimanhas, para que o resultado final seja bom, e o acabamento impecável, não é mesmo?

Dentre as dicas mais famosas para conquistar desde um efeito gráfico interessante e uma pintura diferenciada, até mesmo para proteger portas, janelas, rodapés e demais áreas que não devem ser “manchadas” pela pintura, colocar fita crepe na parede é, de fato, das mais adotadas.

Podendo ser utilizada nas mais variadas superfícies, saber como colocar fita crepe para pintar a parede, bem como o momento certo de retirá-la, é uma dúvida recorrente, especialmente quando você não é um pintor profissional, mas sim um adepto do “faça você mesmo”.

O interessante é termos em mente que, a fita crepe é tão versátil, que pode ser aplicada não apenas na parede, mas também em perfis, portais, rodapé, e até mesmo naquele momento de aplicar a massa corrida, por exemplo.

Quer saber como colocar fita crepe na parede para realizar uma pintura perfeita?

Então continue a leitura deste artigo especial aqui no blog do Clube das Tintas!

Fita crepe na parede: simples e eficaz!

Suponha que você pretende realizar uma pintura diferenciada na parede, com desenhos, ilustrações, figuras, etc.

O que fazer para evitar que o rolo ou pincel, respingue tinta na área onde você não pretende pintar?

A fita crepe certamente é a solução certeira neste sentido, afinal, ela é capaz de cobrir as partes que precisam ser preservadas da tinta.

Mas, será que basta somente destacar a ponta da fita crepe do rolo e sair “pregando” a fita na parede?

Na verdade, não. Mas é algo quase tão simples quanto! Procure utilizar um rolo grosso de fita crepe, que seja capaz de cobrir a parte próxima de sua pintura, e que esteja sujeita aos respingos.

Se você estiver pintando a parede, e quer proteger por exemplo, os rodapés, ou a moldura de portas e janelas, por exemplo, há um truque bem fácil para executar esta tarefa.

Este truque consiste em, no momento de passar a fita na superfície escolhida, utilizar uma régua, passando-a por cima. Com isso, durante a colagem, é possível evitar o surgimento de fissuras onde a tinta poderá entrar, por exemplo.

É importante que, antes de pintura da parede, a mesma seja limpa, retirando-se toda a poeira. Além disso, jamais deixe de fazer os retoques e reparos que por ventura, sejam necessários, como por exemplo:

  • Aplicar massa corrida;
  • Lixar;
  • Retirar poeira;
  • Remover manchas de mofo;
  • Reparar possíveis vazamentos nas tubulações que estejam embutidas nas paredes, etc.

Outra dica importante sobre como colocar fita crepe na parede antes de pintar, diz respeito à proteção para as molduras das janelas.

Por exemplo, evite a todo custo, colar a fita no vidro, de forma direta. A cola poderá sujar o vidro e causar arranhões posteriores, quando você tentar retirar.

Jamais aplique o rolo muito próximo à janela, ou em movimentos bruscos, e caso respingue tinta, retire assim que notar com o auxílio de um pano úmido.

Em situações onde as dobradiças das portas forem atingidas pela tinta, o ideal é que se aplique  vaselina líquida.

Como pintar listras na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe?

Uma outra dúvida corriqueira em relação à pintura de paredes, é sobre como pintar listras na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe.

Como dissemos anteriormente, antes de pintar a parede, é preciso prepara-la para que ela receba sua nova cor e pintura, correto?

Isso se deve não somente ao fato de que com este cuidado, a pintura terá melhor qualidade. Tal cuidado  deve ser levado em conta também em relação ao uso da fita crepe.

A região onde a fita crepe  será grudada não pode conter imperfeições, ranhuras e irregularidades. Caso contrário, poderá gerar defeitos durante a pintura e o uso da fita.

Além disso, a fita crepe deverá ser de qualidade superior, com ótima aderência à parede, para assim ser capaz de impedir que a tinta passe por baixo dela.

Para pintar listras na parede, antes passe um pano limpo e seco na superfície, para se certificar de que ela está limpa.

Aplique a fita crepe no local onde pretende fazer a listra, apertando a a borda da fita na parede, ou ainda usando uma régua conforme mencionamos anteriormente.

Dessa forma, fica mais fácil evitar o surgimento de frestas e a ocorrência de manchas.

Uma dica exclusiva para você que nos acompanha: para ter a certeza que a tinta não irá se infiltrar debaixo da fita crepe, e para garantir que a divisão das listras não fique manchada ou com aparência de um serviço amador, com os dedos passe uma pequena quantidade de massa corrida nas extremidades da fita. Espere a massa secar e então comece o processo.

Lembre-se que o ideal é realizar a pintura com rolinho ou pincel, sempre em direção à fita neste caso, ou seja, para dentro da faixa.

E já que falamos sobre pintura de paredes, confiram outras dicas relacionadas logo abaixo, como por exemplo:

Como fazer desenho na parede com tinta;

Quanto tempo demora para passar massa corrida?;

Como conseguir um efeito rústico nas paredes.

E então, dúvidas? Conte conosco! Aqui é o lugar certo para que você encontre todos os esclarecimentos que necessita.

Não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos, até a próxima!

Deixar um Comentário