/  Dicas   /  Como escolher a cor ideal para a parede?

Como escolher a cor ideal para a parede?


À princípio, umas das dúvidas mais recorrentes dos nossos leitores é exatamente como escolher a cor ideal para a parede.

Sendo assim, é bem possível que você aí do outro lado da telinha tenha a mesma dúvida, acertei?

Pois bem, o conteúdo de hoje tem como objetivo exatamente trazer uma luz para clarear sua mente e ajudar a escolher por aquela cor que, ao pintar a parede do ambiente, arranque suspiros e sorrisos de todos.

Desse modo, saiba que a seguir, você vai saber:

  • Como as cores influenciam o ambiente;
  • O que levar em conta na hora de comprar a tinta, e muito mais!

Desde já, saiba que da próxima vez que você tiver dúvidas sobre como escolher a cor para pintar o local, se lembrará das dicas que verá a seguir. Ou seja, saberá exatamente o que levar em conta e rapidamente encontrará a solução.

Confira a seguir, como escolher a cor ideal para a parede do imóvel.

Cor ideal para a parede: qual a sua cor preferida?

A importância das cores em nossa vida é tamanha, que ela está até mesmo relacionada com a nossa personalidade. Afinal, não são raras as vezes em que alguém que deseja nos conhecer melhor pergunta: qual é a sua cor preferida?

Pois bem, leve isso em conta também na hora de pintar a parede de sua casa, empresa ou escritório.

Isso pelo fato de que uma das formas mais simples de escolher as melhores cores para pintar a parte interna de um ambiente,  é começando pelas cores que você mais curte.

É uma forma de não ficar preso aos esquemas de cores tradicionais de um determinado estilo de decoração. Usando sua cor favorita como sua cor base, você pode usá-la para criar um esquema de cores em torno dela. Suas cores favoritas podem ser a inspiração perfeita para dar uma nova roupagem no cômodo, seja ele um quarto, uma sala, etc.

Busque inspiração

Outro fator importante para facilitar a escolha da cor ideal para a parede é buscar referências e inspirações.

De revistas especializadas e catálogos, e especialmente  com as milhares de páginas de inspiração na internet, você tem uma gama imensa de fonte de inspiração.

Você pode acessar desde redes sociais como o Pinterest, até mesmo o site de empresas parceiras do Clube das Tintas, como Coral e Suvinil, por exemplo.

Ambas contam com simuladores de cores, o que pode ser ótimo para você ter uma estimativa de como determinada cor ficará exatamente no ambiente / parede que você pintará.

Especialmente em relação a Coral, vale dizer que ela disponibilizou um aplicativo para iOS e Android que faz a simulação de diversas cores. Você pode usar essa ferramenta antes de comprar a tinta. Basta fazer u registro com o celular do local que que deseja pintar e seguir as indicações para visualizar a pintura simulada.

Os sites de varejistas podem ser inspiradores com suas vinhetas de quartos, e os  sites de empresas de pintura também podem mostrar maneiras de usar cores em sua casa. Sites de mídia social como Pinterest e Instagram oferecem inspiração de cores que são atualizadas em tempo real. O Pinterest é ótimo para criar painéis de inspiração para suas ideias favoritas. Você pode salvar as imagens em um mesmo lugar e acessar quando quiser.

E claro, aqui no site você encontra infinitas referências, inspirações e dicas, ao navegar pelo site e blog.

Antes de definir a cor da parede verifique a cor do piso

Você está com aquela cor em mente, mas já verificou a tonalidade do piso onde está a parede que será pintada?

Então, se você deixou passar esse detalhe, agora é o momento de observar se de fato, a cor do piso vai combinar com a da parede.

O piso é  escuro ou claro? Se ele for mais escuro, o bom senso nos diz para não escolher tons escuros para a parede.

Isso pode carregar demais a atmosfera local, pesando na estética visual.

Por outro lado, de o piso for mais clarinho, também não escolha cores claras para as paredes.

Caso contrário, o ambiente ficará sem graça, sem vida. O truque aqui é brincar com os opostos.

Contudo, leve também em conta as cores dos objetos e móveis que compõem o ambiente.

Uma opção legal é pegar uma paleta de cores/ catálogo e colocar ao lado do piso e observar se a combinação é harmônica.

Use o círculo cromático

Uma ótima referência para escolher a cor perfeita é usar o círculo cromático.

É possível usá-lo por meio de apps. Há por exemplo, o Colour Wheel (Android) e Poket Color Wheel (iOS).

No vídeo a seguir, você encontra uma explicação simples de como usar o círculo cromático:

Dica bônus: 5 passos para escolher a cor perfeita

O portal americano “This Old House” fez uma matéria onde também abordou como escolher a melhor cor para o ambiente.

A matéria traz boas dicas de uma das mais conceituadas consultoras arquitetônicas de cores do mundo, Bonnie Krims:

  • Comece selecionando três cores de um objeto existente em sua casa. Pegue um travesseiro do sofá da sala, sua gravata ou lenço favorito, ou uma pintura – qualquer coisa que transmita conforto ou tenha uma conexão emocional para você – e leve esse objeto para a loja de tintas;
  • Encontre três tiras de amostra com essas cores e você instantaneamente terá de 15 a 18 cores para usar, já que cada tira de amostra normalmente contém seis cores de tinta;
  • O próximo passo é escolher uma das três cores de tinta como cor da parede e salvar as outras duas para serem usadas em tecidos ou móveis pela sala;
  • Para escolher as cores para salas adjacentes, pegue as mesmas três tiras de amostra de cores originais e selecione outra cor;
  • Por fim, escolha uma quarta cor que pode ser usada como destaque. Salpique um pouco dessa cor em todos os cômodos da casa – por meio de um travesseiro, prato ou arte. Isso faz uma conexão entre os espaços.

Fonte: LINK

E então, já sabe qual cor escolher? Conta pra gente e compartilhe agora mesmo esse artigo com mais pessoas que estão passando pela mesma dificuldade. Até a próxima!