/  Dicas   /  COMO FAZER ACABAMENTO DE PINTURA DE PAREDE

COMO FAZER ACABAMENTO DE PINTURA DE PAREDE

Aqui no blog a gente sempre fala sobre pintura de parede, tipos de tintas, cuidados para que a pintura e reforma dos ambientes fiquem om boa qualidade.

E, por falar em qualidade, você já percebeu que saber como fazer acabamento de pintura de parede é um fator crucial?

Afinal, de nada adianta ter as melhores ferramentas, a tinta mais “top”, as cores que melhor combinam, as ideias mais incríveis de decoração, se o acabamento deixa a desejar.

Se você não sabe exatamente como fazer o acabamento de pintura de parede perfeito, está com sorte! O post de hoje trata exatamente desse tema e você não pode deixar de nos acompanhar nas linhas a seguir!

Saiba todos os segredos e dicas dos nossos especialistas doutores em tintas e pinturas, agora!

O que levar em conta para obter o melhor acabamento de pintura de parede?

Como-fazer-acabamento-de-pintura-de-parede

Algumas etapas são necessárias, para que a pintura das paredes de sua casa, apartamento, escritório, loja e/ou imóvel em geral, tenha boa qualidade.

Em cada uma dessas etapas, o conhecimento é a chave para o sucesso da pintura e seu respectivo acabamento.

Portanto, anote as seguintes dicas:

  • Faça a melhor preparação da superfície. Antes da parede receber a tinta, ela deve ser preparada de maneira adequada. Para tanto, a superfície deve estar totalmente limpa e seca, sem a presença de poeira, sujeira, gordura e demais tipos de resíduos.
  • Nas paredes internas, que são chamadas pelos especialistas de “áreas secas”, que correspondem geralmente as salas, quartos e corredores, por exemplo, é indicado o uso de produtos como um selador econômico, massa corrida (PVA), com  acabamento do tipo standard ou econômico.
  • Já nas paredes da cozinha e banheiros, ambientes considerados molhados, a preparação das paredes implica no uso de produtos de maior resistência, para a preparação da superfície e melhor acabamento ao final da pintura. Por isso, é comum o uso de massa acrílica e acabamento premium, por exemplo.
  • Retirar a tinta velha que está descascando, lixar as paredes, cobrir buracos, fissuras e rachaduras, deixando a parede plenamente lisinha, fará toda a diferença no acabamento.
  • No link PINTURA DE CASAS POR DENTRO – 6 DICAS IMPORTANTES, você tem acesso a outras dicas importantes, ok?

Categorias de Tintas

Como-fazer-acabamento-de-pintura-de-parede

Outro detalhe significativo no que diz respeito ao acabamento, está relacionado com a categoria da tinta escolhida.

Você sabia que há 3 categorias de tintas?

  • Econômica;
  • Standard;
  • Premium.

Vamos ver o que difere uma categoria da outra e como isso pode influenciar no acabamento da pintura.

Tinta econômica:  indicada somente para superfícies internas, pelo fato de oferecer menos resistência às ações e intempéries do tempo. Por outro lado, se trata de um produto com custo menor, tendo a durabilidade de aproximadamente 2 anos, e com acabamento fosco.

Tinta standard: produto com rendimento mais elevado e indicado para pinturas internas e externas. Dependendo da marca e fórmula, protege as paredes do mofo e umidade. Pode durar de 3 anos nas áreas internas, até 2 anos nas regiões externas.

Tinta premium: permite uma variedade maior em tipos de acabamento, ou seja, é possível encontrarmos no mercado, versões de tinta premium com acabamento fosco, acetinado e semibrilho, por exemplo.

Além de ser uma tinta lavável, permite aplicação interna e externa e possui maior poder de cobertura, acarretando assim em uma pintura de extrema qualidade.

Desgaste da superfície: fique de olho e tenha o melhor acabamento

Como-fazer-acabamento-de-pintura-de-parede

A ação do tempo danifica aos poucos a pintura. Por isso, as etapas que mencionaremos a seguir vão te ajudar a proteger a parede e a conservar a pintura por mais tempo:

  • Alvenaria: quando se trata de um reboco recente, novo, é preciso respeitar o que se chama de cura, ou de modo popular, a secagem. Ela leva cerca de 28 dias, em alguns casos, até mais.

A superfície deve ser totalmente lixada e o pó, retirado, antes da pintura. Além disso, massas e seladoras podem ser necessárias.

  • Madeira: superfícies de madeira devem ter também um cuidado especial, para que o acabamento seja de alto nível. Por isso, além de lixar e retirar qualquer poeira, verifique se não há a presença de materiais estranhos na superfície, antes de pintar.
  • Metais: quanto a superfície de metal, tenha em mente que há diferentes tipos de metais, e que para cada um, é preciso um específico tratamento prévio à pintura. Há metais ferrosos e não ferrosos, sabia?

Sendo assim, as etapas básicas como lixar e retirar qualquer material estranho que comprometa e pintura e a qualidade do acabamento, são importantes.

Além disso, aplicar um primer é recomendado.

Ainda sobre a questão das lixas, que são adotadas em qualquer superfície, procure usar a gramatura correta para cada superfície e situação, ok?

Dicas extras de pintura e acabamento

Se a parede que você for pintar já tiver sido pintada antes, vale o clique no link COMO PREPARAR PAREDE VELHA PARA PINTURA, onde contamos me detalhes como proceder para ter melhores resultados com a pintura.

Se estiver diante da necessidade de aplicar massa corrida, vale a pena conferir o link COMO APLICAR MASSA CORRIDA NA PAREDE PASSO A PASSO, um guia preparado pelo Clube das Tintas só pra te ajudar nessa missão.

Se a parede já estiver rebocada, então confira o link PAREDE REBOCADA: SAIBA COMO PINTAR, que mostra tudo o que é preciso saber para executar como mestre, a arte de pintar paredes.

Dúvidas e sugestões? Só falar com a gente, é sempre um prazer!

Deixar um Comentário