/  Dicas   /  COMO HARMONIZAR TONS DAS PAREDES COM OS MÓVEIS?

COMO HARMONIZAR TONS DAS PAREDES COM OS MÓVEIS?

A pintura de um imóvel se relaciona com diversos fatores e detalhes.

Desde as questões que envolvem a escolha da tinta, cores e tons ideais, até a harmonização da cor com os demais elementos do lar, empresa ou escritório, como por exemplo, os móveis, há muitos aspectos a se considerar antes de molhar o rolo de tinta e renovar o visual de cada ambiente.

Caso não tenhamos estes cuidados, corremos o sério risco de cometer erros na decoração, e de não atingirmos o resultado esperado com a reforma do local.

Sabemos que nesta trajetória da escolha da tinta, aquisição dos materiais de pintura e a combinação dos elementos para conferir ao ambiente, a harmonização dos tons e cores das paredes com os móveis, dúvidas irão surgir.

Mas você não precisa se preocupar! No post de hoje vamos dar dicas e explicar como conseguir aliar os tons da pintura com os demais objetos da casa, promovendo o pleno equilíbrio e harmonia do ambiente, confira a seguir!

Harmonizar tons das paredes com os móveis: mais fácil do que você imagina!

Devido algum motivo que foge de nossa alçada, se condicionou a relacionar a combinação da cor dos móveis e elementos/objetos decorativos de uma casa, com os tons de tinta das paredes, como algo complicado, de difícil realização.

Será mesmo? Na verdade, conferir este equilíbrio é algo bem mais fácil do que boa parte das pessoas imaginam.

Vamos já sacar algumas dicas que facilitam este desejo de todos que estão em vias de pintar a casa:

  • Leve em conta, antes de escolher a cor e os tons que irá aplicar nas paredes do ambiente, aspectos como seu gosto pessoal, aliado às cores dos seus móveis respectivamente em cada cômodo que será pintado;
  • Escolha uma família de cor, que servirá como uma espécie de matriz. Desta cor você poderá “puxar” outros tons da mesma família, adaptando às necessidades de cada ambiente, e dos móveis que compõem esse cômodo;
  • Faça simulações. Há hoje em dia, diversos apps que facilitam este trabalho, sendo que você pode inserir imagens até mesmo reais como cômodo, com os móveis que decoram o local e simular como ficará a parede com determinadas cores e tons;
  • Nesse sentido, uma ótima opção é utilizar o app Coral Visualizer. Ele funciona em tablets e smartphones, e dá uma ideia bem próxima da realidade.

Como harmonizar as cores das paredes com móveis de madeira, por exemplo?

Uma das dúvidas mais recorrentes que recebemos aqui no Clube das Tintas, questiona exatamente como harmonizar as cores das paredes com móveis de madeira.

Essa dúvida é comum, pois a madeira se trata de um material extremamente valorizado no que tange a decoração dos ambientes em geral. Aliás, a madeira marca presença não somente nos móveis, mas algumas vezes também em pisos, revestimentos, etc.

Como também há diversas possibilidades em tons e madeira, vejamos algumas dicas relacionadas com as cores e suas combinações:

  • Azul

Você pode combinar uma parede azul com móveis de madeira que tenham uma tonalidade mais neutra, puxando para as tonalidades claras.

  • Verde

Pensando em diferentes nuances de verde, se a parede for pintada com um verde mais intenso, é legal que os móveis sejam de madeira mais escura, quase preta, por exemplo. um verde mais claro é mais democrático e permite móveis mais claros ou mais escuros.

  • Amarelo

Bem versátil e harmoniza fácil com objetos de madeira, contrastando bem com móveis brancos, pretos, ou tons de madeira tradicional.

  • Laranja

Cor quente e marcante, dialoga perfeitamente com móveis de tons avermelhados ou ainda com objetos mais naturais, com materiais variados, desde bambu até fibra vegetal.

  • Marrom

De fácil harmonização com móveis de madeira, dialoga com a natureza e com a textura da madeira. Não há segredo, apenas atente-se a não “pesar na mão” e deixar o cômodo extremamente “carregado” e/ou escuro demais.

  • Cinza

Como-harmonizar-tons-das-paredes-com-os-móveis

Cor que reflete tons dinâmicos e modernos, por ser um fundo mais neutro pode ficar bem legal com objetos coloridos. Móveis de madeiras pintados com outras cores podem colaborar para “quebrar” um pouco a sobriedade do cinza.

Um exemplo clássico: harmonizando sala com tons de vermelho nas paredes com móveis da cor marrom

Para ilustrar a questão da harmonização das paredes e móveis, o exemplo a seguir vem bem a calhar.

Vamos pensar da seguinte forma:

  • Móveis neutros são aqueles de cores como marrom, preto, cinza, etc.;
  • Se por exemplo, sua sala possui móveis com nuances como as mencionadas acima, a harmonização é facilitada, cabendo a você apenas decidir seu estilo e gosto;
  • Suponhamos que o tom que você escolheu seja o vermelho, é a partir dele que iremos promover a harmonia do ambiente;
  • Para tanto, basta apostar em uma parede destacada em vermelho (poderia também ser laranja, se for de seu gosto), equilibrando as demais paredes com um tom mais neutro, como por exemplo, o cinza;

Como-harmonizar-tons-das-paredes-com-os-móveis

  • Na imagem acima vemos que há equilíbrio, bom gosto e um aspecto moderno e harmônico, com móveis mais claros e também mais escuros, promovendo um efeito incrível de contraste e sem desalinhar com a proposta de cor e de decoração.

Viu como pode ser bem simples equilibrar as cores das paredes com a dos seus móveis? Se tiver mais alguma dúvida específica, é só entrar em contato que iremos te ajudar!

Aproveite e compartilhe essa postagem em suas redes sociais, com certeza ira ajudar outras pessoas que estão com dúvidas sobre como harmonizar as cores em suas casas também!

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Deixar um Comentário