
Como pintar o rodapé de madeira
Como pintar o rodapé de madeira? Já se fez tal pergunta?
Fala a verdade: pintar o rodapé de madeira é algo que costuma te tirar do sério, não é mesmo? De antemão, você precisa saber de uma coisa importante: no post de hoje no blog, você verá que é muito fácil superar o desafio de pintar o rodapé de madeira.
Principalmente pelo fato de que o Clube das Tintas só te traz verdades neste artigo. Se eu fosse você, até salvava o post nos favoritos para nunca perder as informações aqui contidas.
Agora, antes de mais nada, já reparou nas justificativas que muitos dão quando percebem que o acabamento da pintura neste item tão interessante na decoração, dá errado?
Desculpas como “eu não tenho prática”, ou “todo mundo costuma errar a pintura de rodapé pois não tem espaço para deslizar o pincel ou rolinho”, e até mesmo “é uma região de difícil acesso”, são as mais comuns.
Mas, cá pra nós, no fundo você sabe que não é bem assim a história, certo? Nem que seja de forma intuitiva, você desconfia que há formas básicas e simples para ser bem-sucedido na missão de pintar o rodapé de madeira.
A princípio, duas dicas básicas antes de te contar alguns segredos mais profundos sobre o tema: preparar bem o ambiente e utilizar os mais adequados acessórios de pintura, exatamente para esta finalidade, são determinantes para o seu sucesso.
Vamos descobrir como parar de cometer erros ao pintar o rodapé e conquistar a pintura perfeita? Então continue conosco e confira tudo a seguir!
Antes de pintar o rodapé, você sabe qual é a função dele?
Ao falarmos sobre os rodapés, logo nos lembramos daqueles imóveis mais clássicos, residências e comércios antigos de uma era onde tudo parecia ter mais requinte e imponência, não é mesmo?
Contudo, exatamente por ser um elemento clássico, muito relacionado à decoração, vale dizer que além de atual, marcando presença em inúmeros ambientes hoje em dia, o rodapé de madeira tem uma importante função que extrapola seu viés estético.
Você sabia que a missão de um rodapé é exatamente a de envolver feito uma ‘armadura’, a área das quinas da parede, com o piso?
Ele reveste aquele local, e impede que se acumule água, sujeira e mesmo que ocorram batidas na parede, naquela região. Dessa forma, o rodapé impede desde a umidade na região, até manchas e danos nas paredes.
Outas funções e benefícios do uso do rodapé de madeira são:
- Promover o efeito de moldura no espaço;
- Variedade de modelos;
- Funcional, há modelos que camuflam a fiação elétrica da residência, quando embutida na parte interna, por exemplo.
Mão na massa: veja como pintar rodapé de madeira
Se você acha que pintar os rodapés é algo apenas pra profissionais experientes da área da pintura, saiba que com nossas dicas e passo a passo, qualquer pessoa estará gabaritada a executar tal tarefa de forma assertiva.
Veja como, na sequência:
Sempre prepare o ambiente, bem como os rodapés
Quando pintamos uma parede, o que devemos fazer? Cobrir pisos e objetos, deixar o ambiente amigável à pintura, e sobretudo a superfície da parede no ponto exato da pintura, são algumas das funções que devem ser executadas, correto?
Com o rodapé de madeira, não é diferente. Ele precisa ser limpo, e isso é muito fácil e simples: basta um pano úmido aplicado em toda sua extensão. Repare se há rachaduras e buracos no rodapé antes de pintar. Se encontrar defeitos, faça o reparo. Caso não seja possível, o melhor pode ser trocá-lo e neste caso, uma alternativa pode ser pintá-lo antes de aplica-lo na parede.
Atenção: se houver tinta antiga encrustada no rodapé de madeira, lixe e retire todo o excesso.
Uma dica importante para corrigir imperfeições no rodapé antes da pintura é clicar aqui..
Aplique fita crepe na parede, onde há a junção com o rodapé, afinal, isso evitará que ao pintar a madeira, você pinte acidentalmente a parede
Além da fita crepe que acabamos de citar acima, você deve ter todos os seguintes itens para proceder com a pintura do rodapé de madeira:
– Tinta;
– Bandeja e pintura;
– Pinceis;
-Lona, plástico ou papel jornal.
- Sempre proteja o piso com lona ou plástico, bem como a região inferior do rodapé, afinal, sem a cobertura, a chance de manchar o chão de tinta é imensa. Insira, portanto, uma boa camada de fita crepe nos cantos da parede;
- Coloque um pouco de tinta na bandeja;
- Molhe o pincel na bandeja, sempre retirando o excesso;
- Para a primeira demão, use menos tinta para evitar borrões e marcas. Faça movimentos com o pincel, sempre em traços longos em direção ao comprimento dos rodapés. Conforme você sobrepor as pinceladas, mantenha a borda úmida para não marcar;
- Conforme aplicar as demãos, não deixe que o pincel seque com tinta, sempre o lave após uso;
- Saiba que depois da primeira demão, os rodapés devem secar por pelo menos 24 horas.
Como vimos, assim como tantos outros projetos de reforma, pintar rodapés de madeira não é uma tarefa considerada complexa. Não requer grande habilidade nem anos de experiência, apenas paciência, persistência e vontade de permanecer na tarefa.
Agora, que tal fazer sua boa ação do dia? Compartilhe o conhecimento adquirido e envie este conteúdo para outras pessoas!