/  Paredes   /  Como pintar parede com tinta óleo?

Como pintar parede com tinta óleo?

Quando falamos em relação à pintura de parede, é bem comum que as referências mais usuais se direcionem para a tinta acrílica, por exemplo.

No entanto, como o segmento de construção civil e reformas é bem amplo, as opções e alternativas em tipos de produtos são extremamente abundantes.

No quesito decoração e reforma, por exemplo, onde a pintura de ambientes costuma ser o “carro-chefe”, além da possibilidade de irmos além da pintura convencional, aplicando texturas e revestimentos em geral (papel de parede, por exemplo), é possível até mesmo lançar mão da pintura com tinta óleo.

Sim, caríssimo (a), você pode usar tinta óleo nas paredes e ainda conseguir resultados incríveis na pintura de seu imóvel.

Como sempre, consultamos nossos especialistas no assunto, os Doutores em Tintas do Clube das Tintas, com a seguinte questão:

Como pintar parede com tinta óleo?

As respostas e dicas você confere a seguir, confira em mais um post incrível aqui no blog!

Pintar parede com tinta óleo: o que é tinta óleo mesmo?

Para começar, que tal antes de falarmos sobre como pintar parede com tinta óleo, compreender melhor do que se trata este produto, bem como suas características?

Pois bem, a tinta óleo é considerada uma espécie de tinta que possui secagem mais vagarosa.

Isso acontece devido ao fato dos elementos que a constituem, como por exemplo, o mix das partículas de pigmento ( ou seja, o que promove a tonalidade/cor da tinta), e o óleo.

Por ser uma tinta com maior viscosidade, é comum que algumas pessoas apliquem solventes,  dependendo da ocasião e necessidade de aplicação. É comum também a adição de verniz à tinta óleo, para promover um acabamento com mais brilho, por exemplo.

Pintar parede com tinta óleo: quais as principais características?

As principais características da tinta óleo, são notadas sobretudo pelo seu acabamento.

Via de regra, ele promove um efeito brilhante onde a tinta é utilizada. Além disso, podemos destacar a facilidade de aplicação, e a ampla capacidade de cobertura, sem contar com o bom rendimento.

Outro ponto que é sempre importante frisarmos, é que a tinta óleo tem secagem lenta, ou seja, o ambiente demora mais tempo para ficar pronto para a utilização. Leve isso em conta, antes de pintar as paredes, certo?

Pintar parede com tinta óleo: em que ambientes e locais posso aplicar?

Algumas pessoas tem dúvidas sobre onde podem aplicar a tinta óleo. Para deixar claro, sim, ela pode ser aplicada nas paredes sem maiores problemas, em paredes de ambientes internos, bem como externos.

Ela proporciona ótimos resultados em:

  • Superfícies de madeira;
  • Superfícies de metal ferroso.

Um alerta fundamental em relação a pintura de paredes com tinta óleo: a parede que receberá a tinta já foi pintada alguma vez com tinta óleo ou outro tipo de tinta?

Assim como ocorre em qualquer tipo de pintura de imóveis, as paredes que já tem tinta velha/antiga, superfícies contaminadas e sujas com gordura, graxa, ou ainda com mofo e fissuras, devem passar pelo processo de preparação, antes de receber a pintura.

Raspar a tinta descascada, lixar, aplicar massa se necessário, lavar, retirar as poeira, entre outros trâmites, são tarefas importantes para que o resultado da aplicação da tinta óleo na parede, seja bem-sucedido.

No link abaixo, temos tudo o que você precisa saber para preparar a parede para receber a nova pintura com tinta óleo:

COMO PREPARAR PAREDE VELHA PARA PINTURA

Aplicando tinta óleo na parede

Para fazer a  aplicação da tinta no ambiente, siga as normas que são padrão em todo tipo de pintura, independentemente de qual tipo de tinta você utilizar.

Ou seja, cubra pisos e móveis, e isole com fita crepe os locais onde não deverão ser pintados.

Procure também utilizar equipamentos de proteção, como boné, óculos, luvas, etc. uma roupa velha também vem bem a calhar, afinal, a probabilidade de pingar tinta nela é muito grande.

Dito isso, siga nossas dicas de aplicação de tinta óleo na parede:

  • Procure misturar a tinta óleo com um misturador próprio ou até mesmo um pedaço de pau ou ripa de madeira;
  • Despeje a tinta em uma bandeja própria para pintura. Siga as instruções contidas na embalagem da tinta óleo. Caso necessite solvente, siga exatamente as medidas especificadas para não comprometer a qualidade da tinta, deixando-a rasa;
  • Envolva o rolo e/ou pincel na bandeja de tinta e retire o excesso;
  • Aplique a tinta na parede, com movimentos uniformes;
  • Para os pontos mais altos da parede, considere usar um extensor ou escada;
  • Respeite o tempo necessário da secagem, conforme instruções da lata da tinta óleo escolhida;
  • Aplique a demão e espere secar.

Outra dica importante: em dias de temperatura muito quente ou com clima úmido, evite pintar as paredes.

O clima interfere diretamente no resultado da pintura. Em dias úmidos, aliás, a tinta óleo demora mais ainda para secar, portanto, conte com a ajuda do clima e use-o em seu favor, esperando o momento mais adequado.

Caso a parede que será pintada apresentar algum tipo de imperfeição ,ao escolher a tinta óleo, fuja daquelas com acabamento brilhante e prefira tinta de acabamento fosco.

O brilho vai ressaltar os defeitos, enquanto o acabamento fosco tem o poder de “maquiar” as imperfeições.

Se tiver dúvidas sobre como pintar parede com tinta óleo, é só falar com nossa equipe de atendimento.

Estamos aqui para lhe prestar todo o suporte necessário para que sua experiência seja a melhor possível!

Compartilhe este post com seus amigos e ajude a disseminar informações de alta qualidade no feed!

Deixar um Comentário