/  Dicas   /  Como pintar parede de branco?

Como pintar parede de branco?

Há muitas opções em cores, quando se trata de pintura de paredes. Sempre atual, sobretudo por ser um tom clássico e moderno, não há dúvidas de que pintar parede de branco é a opção mais escolhida pelas pessoas.

Seja pela sofisticação, seja pela neutralidade que otimiza bastante a questão de composição estética e decorativa, a neutralidade em pintar parede de branco contribui para que esta cor seja a preferida da maior parte das pessoas, ao pintarem suas casas, empresas e comércios.

Mas, como pintar parede de branco? Quais os cuidados devemos levar em conta, no momento de renovar as paredes e aplicar o tom branco? Estas e demais questões serão respondidas no post de hoje aqui no blog do Clube das Tintas.

Nossos especialistas no assunto, os Doutores em Tintas, selecionaram dicas quentíssimas para te ajudar nesta empreitada, e te contam como pintar parede de branco. Preparado (a)? Então nos acompanhe a seguir!

Antes de saber como pintar parede de branco, atente-se a alguns detalhes

Você decidiu que irá pintar as paredes de branco, e já foi logo comprando latas e mais latas de tinta? Calma! Não é assim que funciona o processo. Antes de tudo, atente-se aos seguintes detalhes que abordaremos a seguir:

A iluminação e temperatura do ambiente e o tom branco nas paredes

Se há um tom que reflete a luz, esse tom é o branco. Quando há algum ambiente no imóvel que tem incidência direta da luz do sol no decorrer do dia, a parede pintada de branco contribui com o equilíbrio do local, permitindo que a temperatura se mantenha fresca.

Porém, em regiões onde há pouca exposição do ambiente ao sol, é capaz do tom branco acarretar em uma temperatura mais fria. Nestes casos, é interessante reconsiderar quanto a escolha da cor, optando algumas vezes em tons mais coloridos ou até mesmo mais escuros. Fica a dica!

Amplitude do espaço

O ambiente onde você irá pintar a parede de branco é pequeno? Uma maneira de propiciar maior amplitude ao local é exatamente pintando ele de branco.

Além das paredes, é interessante pintar no tom branco tanto o teto quanto as molduras nas portas e janelas (também conhecidas como guarnições).

Isso irá dar a sensação de amplitude, e a mágica de aumentar o cômodo será nítida.

Otimização da decoração

Para otimizar a decoração da casa, empresa, escritório e afins, usar tinta branca nas paredes é uma ótima pedida. Por ser neutra, ela irá facilmente combinar com elementos de cores variadas, harmonizando o ambiente.

Saiba dosar

O tom branco pode lhe trazer inúmeros benefícios, como estes mencionados acima, e muitos outros. Porém, como em tudo na vida, é importante saber dosar seu uso. Jogar branco em todas as paredes de sua casa, deixará o imóvel sem um estilo definido, sem personalidade e até mesmo sem vida.

 

Quebre a rotina do branco, usando algumas cores também, para não correr o risco de criar um ambiente extremamente monótono, ok?

Como pintar parede de branco: preparativos

Antes de pintar, é preciso reunir alguns materiais, na verdade um kit de pintura. Confira a lista a seguir (é só uma sugestão, ela pode variar de acordo com as suas necessidades):

  • Tinta branca de acabamento da sua preferência;
  • Garfo para rolo e rolo de lã 23cm;
  • Extensor ou prolongador de rolo, ou cabo para rolo de tinta;
  • Pinceis (médio, curto, longo);
  • Uma bandeja de aplicação de tinta e uma bandeja menor para pincel;
  • Lixa Massa Média e Fina;
  • Espátula;
  • Panos;
  • Lonas para cobrir pisos e móveis;
  • Fita crepe para cobrir rodapés, trincos, etc.;
  • Desempenadeira de aço;
  • Massa corrida;
  • Selador acrílico.

Reunidos os materiais, é o momento de preparar as paredes. O básico é lixar a superfície que receberá a tinta.

Lembre-se: fissuras, rachados, manchas, tudo deve ser reparado antes de receber a pintura.

É importante que as paredes fiquem em perfeito estado para então partirmos para o passo seguinte: aplicar o selador e a massa fina.

Falando em selador, não faça nada em relação a isso antes de ler este post do link a seguir: SELADOR OU FUNDO PREPARADOR DE PAREDES? DICAS IMPORTANTES

Quanto a massa fina ou massa corrida, trata-se de mais um preparativo importante para o perfeito acabamento da pintura da parede.

No link a seguir explicamos melhor este processo, incluindo como lixar e com aplicar a massa: COMO LIXAR PAREDES E APLICAR MASSA CORRIDA?

Mãos à obra!

É chegado aquele momento de por em prática o seu desejo de pintar o imóvel. Quer saber como pintar parede de branco sem errar? Então siga estas dicas:

  1. Leia com atenção as instruções que constam na embalagem da tinta;
  2. Diluição, número de demãos, tempo de secagem, tudo isso deve ser de seu conhecimento, antes de começar a pintar;
  3. Coloque um pouco de tinta na bandeja;
  4. Molhe o rolo na bandeja;
  5. Retire o excesso de tinta;
  6. Encaixe o rolo no extensor;
  7. Realize movimentos uniformes de vai-e-vem cobrindo toda a superfície da parede que será pintada;
  8. Comece da parede menor (isso lhe dará segurança para “treinar”, até chegar nas paredes maiores);
  9. Atente-se à temperatura (não pinte em dias muito quentes com temperaturas acima de 30°C);
  10. Espere o tempo de secagem, antes de dar a próxima demão.

Confira estes posts abaixo, que irão trazer macetes incríveis para você pintar as paredes: 8 DICAS PROFISSIONAIS PARA ACERTAR NA PINTURA DA CASA

O QUE É PRECISO PARA PINTAR UMA PAREDE?

Dúvidas? Não se acanhe, fale agora mesmo conosco! Até a próxima!

Deixar um Comentário