/  Tintas para portas e janelas   /  Como pintar portas internas de branco?

Como pintar portas internas de branco?

Uma das preocupações em relação à pintura de portas internas, é o fato de ao pintá-las de branco, com o passar do tempo o tom “amarelar”.

Afinal, com isso a aparência acaba ficando desgastada, dando um atmosfera de porta velha e muitas vezes, destoando da harmonia estética do ambiente.

Outro ponto que é capaz de causar “rugas de preocupação” em quem resolver pintar as portas internas de um imóvel, é exatamente a possibilidade de se cometer erros na pintura.

De profissionais de pintura, chegando até aqueles (as) considerados mais leigos (as), mas que não dispensam uma atitude “faça você mesmo”, todos estão sujeitos a errar durante o processo.

Sendo assim, no post de hoje vamos considerar o que é necessário para pintar portas internas de branco e obter o melhor resultado. Afinal, as portas internas ocupam lugar de destaque na decoração.

Como pintar portas internas de branco?

Por qual motivo as portas de madeira, pintadas de branco, amarelam?

Quais erros mais comuns e que eu devo evitar durante o processo de pintura das portas no interior de um imóvel?

Estas e outras perguntas, você confere a seguir, no decorrer deste artigo que mais uma vez, conta com a assessoria dos melhores profissionais do ramo, nossos Doutores em Tintas do Clube das Tintas!

Não Sofra Mais Com O Forte Cheiro de Solventes

Se você ainda pensa mil vezes antes de pintar uma porta interna, devido aquela lembrança do seu pai ou pintor executando o serviço e a casa ficando com aquele cheiro forte de solvente ou algo do tipo, desencane!

A tecnologia atual trouxe às tintas para madeira ou metal, a grata possiblidade de não permitir tamanho incômodo.

Isso pelo fato das tintas esmaltes atuais possuírem em sua composição, nada mais que base de água.

Se o cheiro forte era uma justificativa para que você deixasse de lado a pintura das portas internas, deixando a aparência de sua casa ou empresa, feia e desgastada, agora você não tem mais desculpas!

Tipos de Tintas

Ao considerar a reforma da aparência das portas internas, é importante levar em conta que há vários tipos de tintas onde você poderá optar pelo tom branco.

A seguir, vamos destacar os tipos principais:

  • Tinta Verniz

Quer maior versatilidade ao pintar as portas internas de seu imóvel, no tom branco? Então, uma boa opção é usar tinta verniz.

Há opções que vão desde a tinta spray, e acabamentos variados, com brilho ou fosco. Além de promover uma estética mais rústica, facilita na hora de limpar e conservar.

  • Tinta Automotiva

Embora seja uma tinta própria para a pintura de carros e automóveis, a tinta automotiva surge como uma boa alternativa na pintura de portas internas também. Pode ser usada até mesmo em portas de madeira.

  • Tinta acrílica e Esmalte a base d’água

Ótima escolha para pintar portas internas de branco, tanto a tinta acrílica quanto a esmalte a base de água conferem um acabamento perfeito.

A Coralit, por exemplo, se destaca perante as demais marcas, pelo fato de ser um produto indicado diretamente para o uso em ambientes internos.

A grande vantagem da tinta esmalte a base de água é que ela não tem aquele odor forte, sabe? Então você pode pintar dentro do imóvel sem ter que ficar aturando aquele cheiro forte que outras tintas exalam.

Dicas importantes de como pintar portas internas de branco

Há algumas dicas importantes para que sua pintura de portas internas seja bem-sucedida. Em boa parte das vezes, quando as coisas não ficam exatamente como o imaginado, é exatamente devido ao fato de não seguir a estratégia adequada de pintura.

Com as dicas a seguir, você terá maiores chances de obter sucesso, veja:

  • Prepare a porta para receber a pintura

A porta é nova? Ou ela já foi pintada antes? Especialmente se a porta já tiver recebido tinta antes, faça a preparação adequada para ela receber a tinta.

Isso significa lavar toda porta com detergente neutro e água. Depois disso, será preciso secar e então, finamente lixar a porta.

O ponto ideal de lixamento é até remover completamente o brilho da tinta anterior. No caso da porta ser envernizada, retire com o auxílio de uma lixa mais grossa.

  • Jamais pinte a porta se ela estiver úmida ou molhada

Um erro muito cometido é não secar ou não esperar a secagem da porta, antes de pintá-la.

Certifique-se de que ela esteja seca, passe um pano com aguarrás e respeite o tempo de secagem.

  • Use a tinta adequada ao material da porta

Vários fatores podem acarretar o amarelamento da porta interna pintada de branco. o principal deles é o uso de uma tinta que não seja indicada para o material com o qual a porta foi fabricado.

Se a porta for de madeira, use tinta para madeira, e assim sucessivamente. Evite também usar tinta de má qualidade. Conforme indicados anteriormente, linhas de tintas da Coral/Coralit são as mais indicadas.

Pintando a porta interna de branco

Para realizar a pintura, tenha em mãos os seguintes materiais:

  • Lata de tinta branca adequada à porta;
  • Bandeja para tinta;
  • Plástico ou jornal para forrar o chão;
  • Pano para limpar;
  • Rolo médio e pequeno;
  • Fita crepe;
  • Máscara.

Agora siga as seguintes etapas:

  • Cubra as proximidades da porta com jornal ou plástico/lona;
  • Se possível, retire as maçanetas, o espelho e os trincos. Caso contrário, certifique-se de cobrir todos estes objetos;
  • Lixe e passe um pano para retirar o excesso de pó;
  • Leia o rótulo da lata de tinta e siga todas as instruções;
  • Respeite as medidas de diluição e número de demãos;
  • Inicie a pintura, mergulhando o rolo na tinta e fazendo movimentos de baixo para cima, fazendo um W da esquerda para direita;
  • Nos batentes, use pinceis ou trinchas;
  • Espere o tempo de secagem e tenha suas portas internas lindas pintadas de branco!

Dúvidas? entre em contato com a gente, será uma honra ajudar!

Deixar um Comentário