/  Dicas   /  COMO PINTAR UM QUARTO PASSO A PASSO

COMO PINTAR UM QUARTO PASSO A PASSO

Que tal descobrir hoje, como pintar um quarto passo a  passo? Sabe aquele quartinho abandonado no canto da casa? Já pensou em dar uma renovada nele? Ou então, dar um upgrade no quarto dos seus filhos, e até mesmo do casal?

Essa tarefa pode ser muito mais simples do que você imagina! Basta seguir nossas dicas de como pintar um quarto passo a passo, para então ter um novo ambiente em sua casa, escritório ou empresa, por exemplo.

Preparado (a)? Então vamos lá!

#1: ADQUIRA AS FERRAMENTAS

Como-pintar-um-quarto-passo-a-passo

Um fator que pode atrapalhar sua produtividade durante a pintura, é a falta de algum material ou ferramenta.

Por isso, se faz extremamente necessário ao realizar a pintura de um quarto ou cômodo qualquer, que antes de iniciar a tarefa, se reúna todos os itens que serão utilizados.

Eles poderão variar, mas, via de regra, você vai precisar de:

  • Massa corrida;
  • Seladora;
  • Tinta;
  • Chave de fenda, para abrir a lata de tinta;
  • Rolos;
  • Pinceis;
  • Lixas;
  • Bandeja para tinta;
  • Fita crepe; para isolar locais que não devem ser pintados;
  • Jornais velhos, plásticos, lonas e papelões, para cobrir chão, móveis, pisos, azulejos e objetos;
  • Escada;
  • Luvas;
  • Máscara;
  • Boné;
  • Óculos;
  • Roupa velha, afinal, ela ficará suja de tinta;
  • Pano e água, para limpar eventuais riscos de pingos de tinta;
  • Espátula;
  • Cabos longos para os rolos de pintura.

Para conhecer melhor as principais ferramentas que utilizará na pintura do quarto, convidamos você a acessar o link a seguir: QUERO PINTAR UM CÔMODO – QUAIS FERRAMENTAS PRECISO?

#2: PREPARE O AMBIENTE PARA A PINTURA

Como-pintar-um-quarto-passo-a-passo

A pior coisa que pode acontecer durante o processo de pintura do quarto, pode ser a falta de espaço. Sabe quando você dá um passo e tromba com um móvel? De repente, derruba-se a tinta, o móvel estraga, e o prejuízo é grande.

Para evitar esse problema, é importante retirar o máximo de objetos e móveis do quarto, e aqueles que não puderem ser retirados, cobertos por lonas, jornais, etc.

#3: DÊ UM TRATO NAS PAREDES =)

Outro passo importante para uma boa pintura no quarto, é deixar as paredes prontinhas para que possam receber a tinta. Por exemplo, as fissuras, rachaduras, descascados e buracos, devem ser reparados, antes que se aplique a tinta.

A tinta velha que está descascando, deve ser removida com a ajuda de uma espátula. Depois, não se esqueça de lixar bem e retirar o pó com a ajuda de um pano úmido.

As fissuras e buracos poderão desaparecer, com a aplicação de massa corrida. Siga as instruções de aplicação e de acabamento. Isso deixará a parede lisinha e pronta para ser pintada.

#4: REMOVA O MOFO DAS PAREDES

Como-pintar-um-quarto-passo-a-passo

Em alguns locais, devido presença de umidade, é extremamente comum a ocorrência daquelas manchas de mofo.

Nesses casos, há uma medida simples que pode ser tomada. Basta realizar uma mistura de água sanitária e água (50% de cada), lavar as paredes com essa mistura, e depois, lavar com água pura.

Em casos mais graves, cujo mofo seja originário de infiltrações, pode ser preciso contar com a ajuda profissional de um encanador, pedreiro, etc.

É importante levar em conta que há produtos específicos para paredes que costumam apresentar manchas de mofo, como primers (seladores) resistentes aos fungos e mofos.

#5: REMOVA OU CUBRA INTERRUPTORES

Tanto os interruptores de luz, quanto as maçanetas de portas e demais detalhes, poderão ser entraves durante a pintura. O melhor é sempre removê-los e proceder com a reinstalação dos mesmos, após a pintura.

Porém, se for muito trabalhoso, é possível somente cobrir esses itens com fita crepe, por exemplo.

#6: ESCOLHA A MELHOR TINTA

Como-pintar-um-quarto-passo-a-passo

Certamente você já ouviu aquela clássica frase que diz “o barato muitas vezes sai caro”, não é mesmo?

No caso da escolha da tinta (ou das tintas), é importante pensar que a melhor tinta é aquela que ofereça qualidade na pintura, bom acabamento e rendimento. Ou seja, a melhor tinta oferece a melhor relação custo X benefício, o que torna o preço, antes de tudo, justo.

Para nortear sua escolha, preparamos um verdadeiro guia que irá te ajudar, basta clicar no link a seguir: COMO ESCOLHER A MELHOR TINTA PARA SUA CASA?

Outro ponto relacionado à pintura do quarto, diz respeito a escolha das cores, não é mesmo?

Se definir as cores é um problema para você, não se preocupe! Temos vários conteúdos que irão te ajudar, nos links a seguir:

CORES PARA CASA: ESCOLHA A MELHOR PARA CADA AMBIENTE

10 CORES DE TINTAS DE PAREDES INTERNAS MAIS USADAS

DICAS DE CORES PARA AMBIENTES PEQUENOS

AMBIENTES PINTADOS COM TINTA CORAL

#7: PINTE!

Agora é o momento de dar aquele talento no quarto! Basta cobrir os móveis, cobrir os pisos, preparar a tinta e mandar ver!

Siga as recomendações escritas na lata da tinta, respeite o tempo das demãos e usufrua do novo aspecto do quarto.

Se quiser inovar e fazer uma pintura diferente e decorativa, siga as dicas que demos no link a seguir: PAREDES DECORADAS: 10 DICAS DE PINTURAS CRIATIVAS.

Depois, não esqueça de nos contar como ficou a pintura do quarto, ok? E claro, aproveite e compartilhe esse post com seus contatos e amigos nas redes sociais!

Até a próxima, queridos (as) amigos (as) do Clube das Tintas!

Deixar um Comentário