/  Dicas   /  Como pintar uma parede com pulverizador de tinta?

Como pintar uma parede com pulverizador de tinta?

Quando se fala sobre como pintar uma parede, uma das primeiras ideias que temos é a de reunir os utensílios de pintura, como por exemplo, o rolo, o extensor e o pincel, para dar os retoques necessários.

No entanto, essa não é a única forma de pintura possível em uma parede. Uma das alternativas além do rolo, é o uso do pulverizador de tinta.

Como nosso lema é sempre ajudar nosso leitor a tirar todas suas dúvidas, nossos especialistas Doutores em Tintas novamente marcam presença aqui no blog!

Você que busca novas opções para efetuar a reforma dos ambientes e quer saber como pintar uma parede com pulverizador de tinta, fique atento! Contamos tudo sobre o tema a seguir, acompanhe!

Afinal, o que é um pulverizador de tinta?

Antes de falarmos sobre as vantagens, os benefícios e como pintar uma parede com um pulverizador de tinta, que tal partirmos de um ponto básico: você sabe exatamente o que é este objeto?

Se trata de um acessório de pintura que também é conhecido como pistola de pintura, ou ainda pistola pulverizadora.

Como o próprio nome já diz, o aparelho é capaz de pulverizar a tinta, ou seja, ela espalha a tinta durante o processo de pintura.

O equipamento, em linhas gerais, é dotado dos seguintes utensílios:

  • Compressor;
  • Pistola;
  • Mangueira;
  • Reservatório para armazenar a tinta;
  • Funil para diluir o produto.

Vale dizer que cada pulverizador de tinta pode apresentar potências diferentes, bem como modelos e marcas.

Benefícios do pulverizador de tinta para pintar paredes

Se você está em busca de motivos para lançar mão de um pulverizador na sua próxima reforma do ambiente, saiba que há muitas vantagens que provavelmente irão te convencer.

Se o fator tempo, por exemplo, é um ponto importante para sua escolha, utilizar uma pistola de tinta para sua pintura irá trazer um ganho elevado de tempo. No entanto, este não é o único fator benéfico de se utilizar este acessório.

Veja a seguir, as principais vantagens que o uso do pulverizador de tinta para pintar paredes pode lhe oferecer:

  • Permite pintar paredes, mas não somente elas, pois abrange a pintura desde móveis, portões, janelas, até os mais diferentes objetos;
  • Acabamento superior, devido a pulverização que torna a tinta ainda mais uniforme;
  • Mais agilidade na pintura, otimização do tempo e ganho em qualidade;
  • Ótima relação custo X benefício;
  • Permite o uso de diferentes tipos de tintas, verniz, seladora, etc.;
  • Promove maior economia de tinta, caso o pulverizador esteja regulado corretamente e em boas condições de uso;
  • Pulverizadores com bico de tripla ação permitem a aplicação da tinta na vertical, horizontal e em círculos.

E como somos isentos, é importante também apresentarmos os fatores que podem ser considerados negativos, confira:

  • Dependendo do tipo de pulverizador, ele poderá fazer um ruído um tanto quanto elevado. Mas, nada que um protetor auricular não possa ajudar;
  • Muito embora se afirme que o método de pintura de parede com pulverizador não cause sujeira, afinal, não há os respingos, o aparelho promove uma espécie de névoa de tinta, que quando atinge o solo e superfície e o pintor, acaba sujando;
  • Segundo alguns especialistas, a pintura de paredes com pulverizador não é recomendada para ambientes muito apertados e fechados, devido à neblina de tinta e exposição. Para outros, ao contrário, é indicada pois permite acesso a locais que o rolo ou pincel não chegam.

E qual a conclusão entre prós e contras de pintar uma parede com pulverizador de tinta?

Que no geral, é um método eficaz, mas que como qualquer outro, também implica em cuidados. No que tange a sujeira, por exemplo, lembre-se de utilizar roupas velhas, proteção para a cabeça e olhos, bem como usar uma máscara para não inalar tinta.

Também não deixe de cobrir o piso, móveis e objetos, para evitar que manchem ou sujem.

E assim como deve se feito com os acessórios clássicos de pintura, como a bandeja, pincéis e rolos, o equipamento também necessita de cuidados de limpeza para que não seja danificado.

Pintando a parede com pulverizador de tinta

Não há muito segredo para a realização deste procedimento. Em linhas gerais, basta apertar o gatilho do equipamento e direcionar para a parede. No entanto, alguns cuidados e detalhes sempre caem bem, como por exemplo:

  • Mantenha a distância correta

Muitos fatores podem influenciar sobre qual é a distância correta entre a parede e a pistola de tinta. Temperatura e clima, e até o tipo de tinta, determinam se o (a) pintor (a) se aproxima ou não da parede. No entanto, a média de distância recomendada é entre 15 e 20 cm.

  • Verifique a posição do gatilho do pulverizador

Segurar o gatilho de maneira firme é essencial para uma boa pintura da parede. Para tanto, procure manter o pulso bem firme, posicionando o pulverizador de forma perpendicular à superfície da parede.

  • Quinas e beiradas

Procure passar uma mão de tinta com pincel antes de aplicar a tinta com pulverizador em regiões como rodapés, quinas e beiradas.

Dica importante sobre como pintar uma parede com pulverizador de tinta: use SEMPRE os EPIs -Equipamentos de Proteção Individual.

Isso irá proteger seu sistema respiratório, sua pele, olhos e preservar sua saúde em geral.

Outra coisa importante, mas que muita gente deixa de lado: SEMPRE consulte o manual do equipamento. Cada produto possui suas particularidades e características. Portanto, verifique no manual de instruções, quais são e quais os procedimentos corretos, ok?

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos? Ajude-os e dissemine boas informações em suas redes sociais! Até a próxima!

Deixar um Comentário