/  Dicas   /  COMO PINTAR UMA PAREDE REBOCADA

COMO PINTAR UMA PAREDE REBOCADA

Como pintar uma parede rebocada? Será que ela precisa de algum cuidado específico, ou basta que seja aplicada a tinta em sua estrutura? É inegável a importância do processo de pintura, para dar ao imóvel, o acabamento ideal e adequado. Uma casa sem cor, sem tinta, ou uma empresa, loja, dentre tantas outras possibilidades, se torna um lugar sem alegria e sem vida!

Mas o fato de pintar uma parede rebocada e dar a ela mais cor, não é o único motivo importante. Habitar um imóvel cuja parede fique apenas no reboco, pode acarretar em situações desconfortáveis, e olha que nem estamos nos referindo apenas as questões estéticas.

Quando não se pinta uma parede rebocada, é comum que ela solte aquela “areinha”, deixando o chão, piso, móveis, sempre com aquele aspecto de poeira.

Mofo e infiltração, palavras que só de lermos, dá arrepios e nos faz espirrar e ter atacada a rinite, também são realidades bem próximas, quando a parede não recebe pintura e se mantem apenas no reboco.

E se você acha que a lista dos fatores negativos de não pintar uma parede rebocada chegou ao fim, tome nota de mais uma problemática: iluminação.

Dito isto, vamos preparar a parede rebocada e decorar o ambiente com cor e acabamento impecável?

Basta seguir os passos que nossos especialistas em pintura indicarão a seguir, anote que é sucesso!

Como-pintar-uma-parede-rebocada

Como pintar uma parede rebocada: lixar é fator determinante para o melhor resultado

É importante dar aquele talento na parede antes da pintura, ainda mais quando se trata de uma parede só no reboco.

Neste sentido, lixar é o primeiro passo rumo ao sucesso, para eliminar o excesso de areia que fica encrustado na parede. Para tanto, use lixa de gramatura 60 ou 80. Para otimizar o processo, use também um suporte para folha de lixa.

A dica mais importante neste processo é não pesar a mão, ou seja, nada de colocar muita força na lixa, pois isto pode acarretar em ranhuras na parede. Faça de forma suave, tirando o excesso de areia, ok?

Como pintar uma parede rebocada: selador ou massa corrida?

Após lixar, o passo seguinte é aplicar massa corrida ou selador. O uso de um ou outro produto irá depender de alguns fatores, como por exemplo, se a parede é interna ou externa.

Em uma parede interna, recomenda-se aplicar massa corrida. Ela é capaz de uniformizar a superfície da parede, deixando-a lisa e propícia para receber a pintura.

O acabamento fica mais enxuto, porém, deve-se aplicar ao menos duas demãos e sempre lixar após a secagem de cada uma delas.

Um macete usado na busca no acabamento perfeito é utilizar a luz próxima de uma lâmpada, quando for lixar pela última vez. Desta forma é possível vislumbrar os pequenos defeitos que por ventura, passariam batidos.

Mas e quando a parede rebocada for externa, ou até mesmo, um muro? Neste caso, é mais coerente investir em um selador. Ele ajudará a conservar a pintura, posteriormente.

Como-pintar-uma-parede-rebocada

Como pintar uma parede rebocada: escolha da tinta que será aplicada

Qual tinta usar? Esta pergunta faz parte da série “perguntas que nunca terão fim”.

Por isso, aqui vai algumas dicas dos especialistas para te ajudar a tomar a melhor decisão:

  • Muita atenção com tintas de preço abaixo do mercado

O prejuízo em utilizar uma tinta barata, sem boa procedência, pode ser imenso. Uma tinta de má qualidade acarreta geralmente, em manchas na parede, e demanda incontáveis demãos, o que no fim, acaba elevando o custo. E o resultado fica muito ruim, ou seja, aposte na relação custo X benefício, ao comprar a lata de tinta.

  • Aposte no que há de melhor em qualidade e preço

Uma dica de ouro é apostar em tintas com qualidade superior, de uma marca de renome e já conhecida pelos benefícios que promove. É o caso das tintas Coral, como por exemplo, a Coral Rende Muito.

Com ela, você ganha em qualidade e preço, e obtém ótimo acabamento, pode confiar!

  • Rolo de boa qualidade

Há muitas opções em rolo de pintura, e você pode verificar alguns modelos aqui no Clube das Tintas.

  • Cubra pisos e móveis

Mesmo que você utilize um rolo que segure a tinta, uma tinta boa que não pareça “água”, há sempre a chance de um pingo de tinta atingir o piso, o sofá, a cama, o aparelho de som, enfim, qualquer utensílio do imóvel.

Exatamente por isso, é bom cobrir o chão com lona, plástico e/ou jornal, bem como demais objetos.

Como-pintar-uma-parede-rebocada

  • Siga as instruções de pintura contida na lata da tinta

Se o remédio tem a bula, a tinta tem suas instruções no rótulo da lata. Em linhas gerais, duas demãos costumam bastar para que a parede fique perfeita.

Aplique a tinta fazendo movimentos uniformes, e se preciso, use um extensor de rolo, ou uma escada, para alcançar pontos mais elevados.

Cubra rodapés e locais onde o rolo não alcança, e depois não se esqueça do retoque com o pincel.

Mais dicas de como pintar a parede? Clique aqui e acesse nosso post sobre o assunto!

Continue ligado no nosso blog e compartilhe agora mesmo este artigo com seus amigos que estão em vias de pintar paredes com reboco, ok?

Se tiver alguma dúvida e sugestão, é só entrar em contato, lembre-se que este é nosso canal direto com você e nosso intuito é ajudar a esclarecer qualquer dúvida relacionada às cores e pintura, até a próxima!

 

Deixar um Comentário