/  Dicas   /  COMO PREPARAR PAREDE VELHA PARA PINTURA

COMO PREPARAR PAREDE VELHA PARA PINTURA

Pintar um imóvel e dar a ele um aspecto rejuvenescido é uma espécie de cirurgia plástica em uma residência e/ou empresa.

E assim como acontece com as pessoas, em busca da elevação da autoestima e da melhoria por fatores estéticos, onde se leva em conta cuidados pré-operatórios, quando nos propomos a pintar um imóvel, devemos seguir alguns cuidados pré-pintura, e também durante e depois, claro.

O nosso pré-operatório, no caso, antes da pintura, é preparar, ou seja, deixar a parede velha, apta a receber a tinta, para que o resultado final dessa operação, ou seja, dessa pintura, seja bem-sucedida.

Da mesma forma que não podemos apenas chegar até a sala de cirurgia sem algum preparo, exames e demais procedimentos prévios, a parede velha também implicará em alguns detalhes para ser renovada com sucesso.

Quer saber como preparar parede velha para pintura? Os especialistas do Clube das Tintas vão te contar tudo a seguir, basta acompanhar o post. Vamos lá?

Como preparar parede velha para pintura: não finja que o problema não existe!

Quer uma pintura bem-feita e de qualidade? Então não finja que está tudo ok, que a parede velha só precisa de uma tinta e já era. Com certeza você vai jogar seu precioso tempo, dinheiro, tinta e demais utensílios, fora.

Analise o real estado da parede, e ao concluir que ela está desgastada, velha, e com vários defeitos e problemas, solucione-os antes de qualquer coisa.

Você verá que mesmo que talvez seja até trabalhoso, valerá a pena quando você aplicar a tinta na parede preparada.

Como preparar parede velha para pintura: por onde começar?

Como-preparar-parede-velha-para-pintura

O ponto de partida é a observação. Veja com cuidado e total minucia, se há indicativos na parede de:

  • Mofo;
  • Buracos;
  • Manchas;
  • Trincas;
  • Sujeira;
  • Tinta descancando;
  • Esfarelamento da parede;
  • Etc.

Veja o que é necessário fazer, de acordo com cada caso específico:

  • Parede esfarelando: o reboco velho deverá ser retirado de toda a parede. Após isso, ela deverá ser rebocada novamente. Após isso, é preciso realizar o acabamento com massa corrida. Não se aconselha pintar em seguida. Antes, é preciso esperar ao menos 30 dias para que a parede esteja apta a receber a aplicação das demãos de tinta;
  • Tinta descascando: com uma espátula, será necessário retirar todas as “cascas” e lixar. Há casos em que ao invés de tinta, temos diferentes texturas ou papel de parede. Da mesma forma, ambos devem ser retirados da parede e depois, a mesma deverá ser lixada;
  • Manchas, mofo e sujeiras em geral: lavar a parede velha com água sanitária e/ou sabão neutro é fundamental para limpar.  No caso da água sanitária, deixe agir por 60 minutos e só após esse período, enxague. Não pinte, tampouco use selador antes da parede velha secar.

Como preparar parede velha para pintura: trincas, rachaduras, irregularidades e buracos

Quanto aos outros problemas, antes de pintar a parede velha você precisa adotar as seguintes soluções;

  • Aplicar massa corrida: lembrando que há tipos diferentes de massa corrida, pra aplicação interna e externa, por exemplo. sendo assim, tenha em mente que Massa Corrida PVA é ideal para regiões internas, e massa acrílica para ambientes externos e áreas internas que costumam ser frequentemente molhadas e úmidas. Ou seja, banheiro, cozinha, a lavanderia, etc.
  • Quando os buracos e imperfeições são mais intensos, utilize antes da massa corrida, argamassa para reboco e espere secar. Somente depois você poderá aplicar massa corrida.
  • O fundo selador é importante para garantir a proteção da parede após a pintura. Ele deve ser aplicado antes da tinta e somente depois da preparação da parede velha. Ok?

Para te ajudar, preparamos um post que trata sobre todos os detalhes sobre como aplicar massa corrida passo a passo, só clicar no LINK.

E também explicamos de forma bem simples, como pintar uma parede rebocada, ok?

Como-preparar-parede-velha-para-pintura

Como preparar parede velha para pintura: selador

Uma dúvida muito comum diz respeito ao selador, último item no que tange a preparação de uma parede velha que receberá a pintura.

Efetuados todos os procedimentos anteriores que implicam a recuperação da parede velha, a finalização antes de aplicar a tinta é a aplicação do selador.

Embora boa parte das pessoas acredite que o intuito do selador seja somente proteger a parede e sua futura pintura, mantendo-a conservada por mais tempo, há outros benefícios.

Um dos principais é a economia de tinta. O uso de um produto selador de boa qualidade proporciona esse diferencial na hora de aplicar a tinta, pois a parede absorverá menos tinta, fazendo com que ela renda muito mais!

Para tanto, basta seguir as instruções de uso. Em linhas gerais, ele e diluído em água e precisa de apenas uma demão, sendo sempre importante o uso de óculos de proteção, e máscara, ok?

Terminado o processo de aplicação do selador, a parede velha estará então nova e em perfeitas condições para receber a pintura na cor que você quiser, no efeito desejado e de acordo com a decoração que você sempre sonhou!

Aqui te contamos como fazer a pintura da parede passo a passo, E nesse post aqui damos as melhores dicas que você poderá encontrar em toda a internet, sobre como escolher a cor de cada ambiente.

E se por acaso sua dúvida for qual tinta usar, não deixe de acessar o post onde falamos da  Nova Linha Coral De Proteção Sol E Chuva.

Alguma dúvida? Não precisa ter vergonha de perguntar, estamos aqui pra te ajudar! Entre em contato e compartilhe esse post com seus amigos!

Deixar um Comentário