/  Dicas   /  Como remover manchas na parede?

Como remover manchas na parede?

É praticamente impossível não ter manchas nas paredes, haja vista que elas acabam sendo expostas a várias situações que causam sujeiras.

No quintal ou área de serviço, é comum aquela clássica marca de mão suja, geralmente provocada pelas crianças, por exemplo. Manchas provocadas pelas patinhas dos PETs, rabiscos “artísticos” dos filhos nas paredes, e até a gente mesmo, são recorrentes.

Afinal, quem nunca um dia, deixou cair a xícara com café, manchando a parede, ou outro líquido qualquer?

Há ainda, outros tipos de manchas, como aquelas causadas pela umidade, ou em alguns casos, até mesmo devido  infiltrações nas paredes.

Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: como remover manchas da parede?

Além de prejudicar a estética do ambiente, as manchas prejudicam a pintura da parede, caso não sejam retiradas antes da aplicação da demão.

Pensando nisso e nessa necessidade tão comum ao público, a equipe do Clube das Tintas reúne no artigo de hoje, algumas dicas que irão ajudar o (a) leitor (a) a lidar melhor com esta problemática. Não apenas com ideias para solucionar o problema, como também com dicas para prevenir ao máximo que as manchas na parede ocorram.

Quer saber mais sobre o tema? Então fique atento (a) e nos acompanhe a seguir!

Remover manchas da parede: cuidados nem sempre são o suficiente

Aquela sensação de parede recém pintada é incrível, não é mesmo? Especialmente quando o resultado e o acabamento estão de acordo com nossas expectativas, o zelo para que a parede permaneça “nova” pelo máximo de tempo é total.

Mas, como sabemos, nem sempre todos os cuidados são suficientes para evitar o surgimento de manchas.

Se você tem filhos pequenos em casa, sabe que o fenômeno que incide sobre os pimpolhos, de desenhar e rabiscar por toda a casa, é algo natural. Quando menos se espera, lá está a mais nova obra de arte residencial.

No entanto, se você adotar algumas dicas já durante o processo de pintura, verá que este fato não terá grande impacto na vida útil da pintura de suas paredes.

Anote nossas dicas a seguir:

  • Aplique tintas laváveis nas paredes

Por exemplo, quando for comprar a tinta para pintar as paredes, verifique se a tinta é lavável. Produtos deste tipo permitem a limpeza com mais facilidade, e ainda promovem proteção à pintura por um prazo mais estendido.

São tintas que, via de regra, trazem acabamento levemente brilhante ou até mesmo acetinado.

A presença da resina na composição desta tinta, que surge em quantidade maior nas tintas laváveis, é o fator que facilita a limpeza.

  • Adquira canetas à base de água

Uma boa sacada para quem não quer ter maiores problemas na hora de limpar as paredes e remover as manchas ou artes feitas pelas crianças, é dar a elas canetinhas à base e água.

Elas são mais simples de remover do que as com álcool. Giz de cera também é mais tranquilo de tirar. Já que as crianças vão “ajudar” na “decoração”, atente-se a este fato, isso pode facilitar e muito a sua vida.

DICA DE OURO: que tal fazer uma parede lousa em sua casa? Deixe o espaço para a criança expressar seus dons artísticos!

Removendo as manchas da parede: dicas práticas

Identifique a seguir, qual tipo de mancha há nas paredes e veja os melhores métodos para removê-las:

  • Manchas de ferrugem nas paredes

Livre-se da ferrugem aplicando uma simples solução com água sanitária. Misture certa quantidade de alvejante com um pouco de água, aplique na parede manchada e espere cerca de 15 minutos. Depois, basta enxaguar.

  • Paredes brancas com manchas

Mais suscetíveis, as paredes brancas com manchas podem ser limpas com outra solução básica de limpeza: água morna com detergente.

No caso de manchas mais complexas e extensas, água morna com vinagre costuma dar conta do recado.

Apenas atente-se a utilizar durante a limpeza, um pano de microfibra ou de material macio. Faça movimentos suaves para não danificar a pigmentação da tinta.

  • Marcas de gordura nas paredes

Uma das manchas mais comuns nas paredes são aquelas marquinhas de gordura, a popular “carimbada com a mão suja”.

Neste tipo de mancha, também não há crise. Basta aplicar a mistura de detergente e água morna e deixar agir.

  • Mancha de canetinha

Um truque para retirar a mancha de canetinha é aplicar um solvente com álcool ou acetona, exatamente no local da mancha e/ou rabisco, com o auxílio de uma haste flexível (o famoso cotonete).  Dessa maneira se evita que a mancha se prolongue pela parede.

  • Mancha de grafite ou lápis

Neste caso, nada que uma borracha não possa apagar, né?

  • Mancha de infiltração

Temos aqui um quadro mais complicado. Quando elas atingem a alvenaria, será necessário raspar o reboco, reaplicar massa corrida, esperar a maturação do processo e depois, pintar novamente a parede.

Porém, é preciso antes de tudo, solucionar a raiz do problema, ou seja, a origem da infiltração. Caso contrário, em breve, o problema retornará.

  • Mancha de mofo

Misture em um recipiente, um pouco de água e vinagre branco. aplique nas manchas de mofo e esfregue. Em manchas mais intensas, você pode optar na mistura de água sanitária com água.

E então, identificou a melhor solução para remover manchas na parede? Viu como executar esta tarefa pode ser simples?

Tem outras dicas a respeito? Então compartilhe conosco! Aproveite para compartilhar também este conteúdo que você acabou de ler e ajuda mais pessoas a lidar com o problema das manchas nas paredes!

Deixar um Comentário