/  Dicas   /  Como remover tinta de pichação em muros de casas

Como remover tinta de pichação em muros de casas


A fachada das nossas casas e estabelecimentos, até mesmo os muros da nossa vizinhança, quando limpos e pintados, valorizam mais o imóvel.

Dessa forma, é primordial mantermos nossos imóveis limpos e bem apresentáveis, principalmente imóveis comerciais, visto que as fachadas são como cartões de visitas.

No entanto, um problema comum, principalmente em grandes cidades, são as pichações. Afinal,  sempre  nos deparamos com muros, fachadas de lojas e casas pichadas. Isso se tornou uma espécie de problema social. 

Acontece que os pichadores utilizam  tinta spray para realizar escritos e rabiscos nas paredes. Trata-se de um tipo de tinta forte que se remove apenas com água e sabão, sendo necessárias técnicas para restaurar a pintura da fachada pichada. 

Contudo, quando isso ocorre o que mais queremos é nos livrar dos rabiscos nos muros de casas o mais rápido possível, não é verdade? E qual a primeira ideia que surge quando isso acontece? Pintar por cima, certo? 

Pois bem, antes de realizar uma nova pintura para cobrir os muros pichados, acompanhe o post de hoje aqui no blog do Clube das Tintas.

Nele, daremos  algumas dicas para se livrar de pichações.

Como remover tinta de pichação em muros de casas: use removedores à base de água

Antes da nova pintura, uma boa opção para ajudar na remoção de pichações é contar com sprays removedores.

Eles são feitos com solvente à base de água, e geralmente são fáceis de se comprar, tendo custo bem acessível.

O objetivo deste produto é retirar a tinta da pichação de forma eficiente, atuando sem danificar a superfície.  É  indicado principalmente em superfícies de madeira e metal.

Outra vantagem do removedor é que você encontra  em diversos tamanhos, atendendo a sua necessidade sem ter sobras de produto. 

É importante ler e seguir corretamente as instruções de uso desses removedores, pois sua má aplicação pode acarretar em danificar ainda mais a superfície a ser restaurada.

Como remover tinta de pichação em muros de casas: lixe as paredes 

Em paredes lisas, uma alternativa para remoção da pichação é apenas lixar a área acometida. Dessa forma, a parede é restaurada e fica preparada para aplicação da nova camada de tinta.

Lavadoras de alta pressão

Outra dica para remover pichações é utilizar lavadoras de alta pressão. Muitas empresas especializadas em retirada de pichações utilizam lavagem de alta pressão com água e produtos químicos. 

Antes de realizar  a nova pintura do local pichado, após a aplicação de um removedor, faça uma lavagem com uma lavadora de alta pressão para limpar a superfície.

Essa lavagem é indicada para superfícies concretadas, ótima opção para remoção de pichações em pedras e pastilhas.

Renovando a pintura

De forma mais econômica e com baixo custo, em superfícies de concreto, a melhor escolha e também a mais popular quando se fala em remoção de pichação, é contar com uma nova pintura do local.

Mesmo que a remoção da pichação seja realizada com o lixamento da parede afetada, é necessário pintar novamente a área atingida para uma completa restauração.  

Ao pintar o local é necessário cobrir todas as manchas de maneira uniforme,  considerando que outras camadas se façam necessárias até que, por fim, desapareça por completo a pichação. 

Dicas importantes 

Para paredes de tijolo: use diluente ou removedor;

Para metal: experimente aquecer, uma pasta de bicarbonato de sódio ou um limpador comercial;

Para plástico: removedor de óleo vegetal ou esmalte deve funcionar;

Não se esqueça de limpar a superfície depois de remover a tinta spray.

Fonte: CleandPedia 

 

Dicas preventivas

Denuncie qualquer pichação mediatamente à polícia local;

Remova e limpe pichações rapidamente, pois isso mostra que você se preocupa com sua propriedade. Também desencoraja um vândalo a fazer isso de novo, pois não dá a ele o reconhecimento que ele está procurando;

Instale luzes ativadas por sensores de movimento;

Instale câmeras ativas de movimento;

Coloque plantas espinhosas e vegetação na frente de paredes e cercas  que oferecem fácil acesso para as pessoas;

Instale portões, fechaduras e cercas sempre que possível para evitar que vândalos acessem sua propriedade.

(Dicas adaptadas do site ecosolutions.co.uk).

Conteúdos relacionados 

Preparamos alguns posts que irão contribuir com seu trabalho de repintura. Basta clicar nos links a seguir:
Como evitar as indesejáveis manchas na pintura da parede?
Quer economizar na pintura? Conheça alguns truques! 
Qual a marca de tinta mais vendida no Brasil?
Qual a melhor tinta lavável para parede?

E então, curtiu nosso conteúdo? Saiba que ele foi feito pensando em você! Compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais e leve ate às pessoas, conteúdos de qualidade para solucionar problemas.

Até a próxima!