/  Cores   /  CONHEÇA COMO SÃO CLASSIFICADAS AS TINTAS

CONHEÇA COMO SÃO CLASSIFICADAS AS TINTAS


Dentro do conceito de tintas sabemos que por trás dela existe todo um trabalho e que o princípio dela é a formulação. Nessa formulação existem os constituintes básicos das tintas que são; Pigmentos (orgânicos e inorgânicos), Resina, Solvente (água e solvente orgânico), e Aditivo.

As tintas são classificadas de acordo com os seus solventes, que são eles; tintas à base de água e tintas à base de solvente. Importante ressaltar que quimicamente a água é um solvente inorgânico, ao passo que os solventes são orgânicos.

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas classificações:

TINTAS DE BASE DE ÁGUA

As tintas de base de água têm como propriedades principais não serem combustíveis e não serem tóxicas, por outro lado carecem de tempos de secagem longos e têm uma elevada tensão superficial, sendo por vezes contra indicadas para aplicação em superfícies de baixa tensão.

Como características de produção destaca-se a facilidade de serem utilizados equipamentos e automatismos que facilitam a sua produção em grandes quantidades.

TINTAS DE BASE SOLVENTE

As tintas de base solvente orgânico são combustíveis, explosivas e muitas vezes tóxicas. As variedades dos solventes utilizados (hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois, éteres, ésteres, cetonas) permitem a formulação de produtos com aplicações das mais diversas. A sua produção, por ser bastante variada, exige uma vasta panóplia de equipamentos e métodos simples e flexíveis de produção.
Dúvidas? Entre em contato conosco e não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais! Até a próxima!