/  Sem categoria   /  Conheça 5 cores para o quarto que ajudam a estimular o sono
cores para o quarto

Conheça 5 cores para o quarto que ajudam a estimular o sono

Cores para o quarto podem mesmo influenciar no sono? Já parou para pensar sobre isso?

Pois bem, a grande verdade é que a cor do quarto pode sim transformar a qualidade do seu sono, e para melhor.

Assim como há cores que nos despertam e estimulam a produtividade, como os tons vivos, por exemplo, há outras cores que tem efeito relaxante, acalmando e criando um clima mais propício ao sono.

Se você está com dificuldades com o sono, quer dar um up no quarto e ao mesmo tempo, dormir melhor, então você está no lugar certo.

A equipe do Clube das Tintas reuniu no post de hoje, 5 cores para o quarto que terão um ótimo efeito em seu sono.

Conheça agora, só não vale dormir antes de ler, né?

A influência das cores em nosso sono: como determinada tonalidade pode nos estimular a dormir melhor?

Você sabia que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente cerca de 40% dos brasileiros têm problemas de insônia?

Como sabemos, o tempo de descanso recomendado é de 6 até 8 horas de sono, diariamente.

Contudo, sabemos também que o cotidiano cheio de tarefas e atribulado da vida moderna, impede muitas vezes com que esse período ocorra.

A insônia pode surgir, prejudicando esse descanso e consequentemente a saúde.

Se por acaso você aí do outro lado tiver problemas de insônia, é recomendado, antes de tudo, procurar a ajuda de um médico especializado no tema. Porém, você pode junto a isso, buscar ajuda na cromoterapia.

Trata-se de técnica que nos remonta às antigas civilizações antigas, que por meio de diferentes tonalidades, aborda desde questões de distúrbios emocionais quanto físicos e mentais.

Aliás, essa técnica que é reconhecida desde a década de 70 pela OMS, é uma grande auxiliar quando se busca as cores para o quarto, seja do casal, seja dos filhos.

Graças a cromoterapia, é possível identificar quais cores têm as propriedades terapêuticas capazes de ajudar as pessoas que sofrem com insônia, por exemplo.

Há diversos estudos no mundo que tratam sobre a cromoterapia e seus respectivos efeitos no sono, com base na psicologia das cores.

Baseado em estudos científicos, e nas recomendações dos especialistas em sono, nossa equipe selecionou algumas das cores mais indicadas para deixar seu quarto perfeito, veja a seguir.

Cores para o quarto: azul

cores para o quarto

Sabia que de acordo com um famoso estudo feito em Londres, que analisou 2000 casas, o indivíduo que dorme em quartos azuis tem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono?

Uma matéria do portal “O Globo” revelou, segundo o especialista do Centro de Sono de Edimburgo, Chris Idzikowski, que:

“Existem receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul.”

Fonte: LINK

Conforme diz a cromoterapia, o tom azul tem efeito calmante. A cor azul para o quarto está associada à tranquilidade, minimizando a adrenalina e trazendo efeitos hipnóticos.

O ideal, contudo, não é pintar tudo de azul. O mais indicado é que se combine a cor das paredes, com alguns móveis neutros, por exemplo.

Cores para o quarto: cinza

cores para o quarto

Algumas pessoas ‘torcem o nariz’ ao pensar em aplicar a cor cinza na parede dos quartos. Porém, vale dizer que se trata de uma cor que simboliza o equilíbrio. Essa mistura do branco e do preto, cria um ambiente com atmosfera de conciliação e amizade.

Exatamente por isso, é tão comum que os quartos de casal sejam pintados de cinza. Além de pintar as paredes, para quem curte uma pegada mais ‘industrial’ na decoração, pode optar pelo efeito cimento queimado, por exemplo.

Cores para o quarto: amarelo

Há certas polêmicas em relação ao uso do amarelo nas cores para o quarto.

Na verdade, quando pensamos no amarelo, o que precisamos é, antes de tudo, termos mais cuidados.

Evitar tons fortes e apostar nos tons mais claros e suaves, mais alinhados ao bege, transmitem nas pessoas que ocupam o cômodo, aquela maior sensação de acolhimento, com muito aconchego.

Segundo a pesquisa que mencionamos, a cor foi apontada como a segunda melhor para dormir. Na pesquisa, as pessoas com quarto amarelo dormiram 7 horas e 40 minutos.

Cores para o quarto: verde

Já pensou em pintar seu quarto de verde? É uma boa opção. A cor transmite uma sensação positiva e de otimismo.

Ela traz ao contexto do quarto, elementos que se relacionam com o orgânico, natura.

Além de ajudar a trazer mais qualidade de sono, verde cria uma atmosfera propícia à criatividade, com equilíbrio e harmonia.

Cores para o quarto: laranja

cores para o quarto

Talvez você estranhe, não é mesmo? Contudo, laranja é uma das melhores cores que você pode aplicar nas paredes do quarto para ajudar com o sono.

Ainda segundo aquela pesquisa que falamos, os ‘dorminhocos’ do quarto laranja desfrutaram em média, 7 horas e 28 minutos de sono.

O mais indicado, porém, não é aquele laranja intenso, mas sim, um tom puxado ao laranja terracota, por exemplo.

Como vimos, as cores são capazes de influenciar de forma positiva nossa vida, de acordo com nossas necessidades.

Sendo assim, ao escolher a cor do quarto de dormir, é interessante buscar tons que estimulem o sono e que combinem com a decoração do local.

Com as dicas de hoje, certamente sua escolha será facilitada, não é mesmo?

Agora que você descobriu as melhores cores para pintar o quarto com o intuito de estimular o sono, que tal compartilhar com seus amigos essa informação relevante?