/  Dicas   /  DESCUBRA 4 TÉCNICAS SOBRE COMO PINTAR METAIS

DESCUBRA 4 TÉCNICAS SOBRE COMO PINTAR METAIS


A pintura de superfícies metálicas é um desafio para você? Calma! Nós separamos as técnicas específicas sobre como pintar metais corretamente. Acompanhe!

Aprenda como pintar metais com as quatro técnicas abaixo:

Lixamento – O lixamento da superfície é a primeira técnica que deve ser feita na pintura de metais. O intuito é eliminar toda a ferrugem e tinta remanescente.

Limpeza – Após o lixamento, promova uma boa limpeza usando preferencialmente um desengraxante. Mas se não for possível, use thinner com uma estopa limpa. 

Dica: o thinner apenas deixa a sujeira mais “mole”, o que faz a limpeza é a estopa, estão use estopa limpa pra não ficar apenas trocando a sujeira de lugar.

Aplicação de fundo – Antes de aplicar a tinta de acabamento, aplique um zarcão de boa qualidade. A finalidade do zarcão, é dar proteção contra ferrugem e promover aderência entre a tinta e a superfície. Se for uma repintura, não precisa usá-lo. Faça um lixamento, uma limpeza para remover impurezas e em seguida aplique a tinta esmalte sintético.

Se ligue na dica: Existem esmaltes que podem ser aplicados diretamente sobre o metal sem necessidade de aplicar o zarcão, uma excelente opção é o MAZA DIRETO NA FERRUGEM.

Aplicação de esmalte – Para esse tipo de trabalho, é indicado o uso de tinta esmalte. Antes de iniciar a pintura, o produto deve ser diluído com 10% de aguarrás. Na hora da aplicação, use uma trincha para pintar os cantos e um rolo de espuma para preencher a superfície. Faça os recortes primeiro, depois o preenchimento.

Para cobrir a superfície de metal, são necessárias de 2 a 3 demãos. Respeite o intervalo de 2 horas entre as demãos. Aguarde 5 horas para a secagem final. Gostou das dicas? Faça bom uso delas e compartilhe com quem também está pensando em pintar metais!