/  Dicas   /  Descubra aqui como eliminar o Mofo de Paredes e Tetos

Descubra aqui como eliminar o Mofo de Paredes e Tetos


Definitivamente, o mofo de paredes e tetos é o que podemos chamar de “inquilino indesejado”. Afinal, ele simplesmente se instala sem pedir licença e acima de tudo, provoca uma série de problemas.

De acordo com o portal ¹Segmed, que trata sobre engenharia e medicina do trabalho, a questão do mofo vai muito além de apenas causar alergias ou estragar a estética dos ambientes.

¹Fonte: Link

Como resultado do mofo, você sabia que pode ocorrer até mesmo doenças psiquiátricas e psicológicas?

Na lista de problemas de saúde, podemos citar os seguintes:

  • Asma e rinite alérgica;
  • Sinusite fúngica;
  • Aspergilose broncopulmonar alérgica;
  • Micose broncopulmonar alérgica;
  • Alergias em geral.

Da mesma forma, a reação psicológica ao mofo pode gerar quadros como:

  • Depressão;
  • Problemas de atenção;
  • Ansiedade;
  • Falta de clareza mental;
  • Insônia, etc.

Sem contar que muitas vezes, o mofo ultrapassa os limites e atinge as roupas do armário, alimentos, etc. Ah, e não podemos esquecer daquele cheiro péssimo.

Deu pra perceber que o mofo nas paredes e tetos é prejudicial sob diversos aspectos, não é mesmo?

Exatamente por isso, quando estamos em vias de pintar as paredes, é importante saber o que pode ser feito para acabar com as manchas de mofo. Afinal, já pensou no prejuízo de investir seu tempo, dinheiro e dedicação na pintura das paredes e tetos e em pouco tempo, o mofo ressurgir e estragar o trabalho e o ambiente?

Pensando em te ajudar, a equipe do Clube das Tintas preparou um conteúdo imperdível sobre como eliminar o mofo de tetos e paredes. Descubra a seguir e acabe com esse problema!

Mofo em paredes e tetos: veja os motivos de seu surgimento

Antes de tudo, vale sempre ter em mente que o mofo ocorre mais precisamente nos locais mais úmidos e quentes. Aquele cômodo ou área com pouca circulação de ar, geralmente porão e banheiro, por exemplo.

No entanto, o mofo pode surgir devido a algum vazamento de canos, o que traz umidade nas paredes e até mesmo nos tetos do imóvel.

Se você tem encarado esse problema em sua casa, escritório, estabelecimento comercial ou empresa e tem receio de ser algo muito complicado ou caro, fique tranquila.

Primeiramente, saiba que acabar com o mofo pode ser muito mais simples, prático e econômico do que você pensa.

Veja a seguir, como tirar esse fungo nocivo e que deteriora o ambiente ao criar manchas escuras nas paredes e tetos do imóvel.

Dicas para eliminar o mofo de paredes e tetos

Agora que você já sabe os motivos que geram mofo e os principais problemas que ele causa, finalmente vamos acabar com esse sofrimento.

Anote as melhores dicas e orientações para você eliminá-lo de suas paredes e tetos:

  • Antes de mais nada, caso tenha detectado, corrija os problemas de vazamento de água. Isso é fundamental, não somente em relação ao mofo, mas sobretudo pela questão de danos na estrutura do imóvel;
  • Avalie também como está a ventilação do ambiente. Condicionadores de ar e desumidificadores são fortes aliados nesse momento;
  • Outra dica é, se possível, isolar as paredes externas, telhados, janelas e tubos para evitar a condensação;
  • Coloque luvas para fazer a limpeza dos tetos e paredes mofados. Pode ser tanto de borracha quanto de látex;
  • O banheiro é um dos ambientes mais vulneráveis ao surgimento do mofo, devido a presença do vapor do chuveiro e sua respectiva umidade. Sendo assim, uma dica quando você encontra mofo no azulejo ou teto do banheiro, é esfregar limão cortado no meio. Faça isso em todas áreas afetadas e posteriormente enxague com água limpa;
  • Também é importante utilizar uma solução com 200ml de água sanitária com cloro para 4 litros de água. Aplique essa solução com a ajuda de uma esponja, pano ou escova, conforme o tipo de superfície encontrada;
  • Deixe as portas e janelas abertas para que a umidade e vapor sejam dispersados. Se tiver ventiladores, os acione também;
  • Nas paredes e tetos dos demais cômodos do imóvel, siga as mesma recomendações. Contudo, atente-se na hora da pintura. Assim que remover o mofo, antes de pintar aplique preferencialmente um fundo preparador ou selador;
  • Outro cuidado relevante a tomar para não deixar que o mofo volte a atacar é usar tintas impermeáveis ou tintas antimofo.

Outras dicas importantes sobre como eliminar mofo das paredes e tetos

Em dos artigos do nosso blog, “Qual a melhor tinta antimofo e antibactéria? 3 Dicas importantes!”, há informações que irão ajudar você a escolher a melhor tinta para ajudar a acabar com o mofo.

Para acessá-lo clique aqui.

Do mesmo modo, se você está em busca de solução para o mofo, não pode deixar de conferir outro texto cheio de dicas bacanas para te ajudar na missão : “Qual a melhor tinta para ambientes úmidos”? Acesse aqui.

Viu como se livrar do mofo nos tetos, paredes e ambientes em geral não é nada “de outro mundo”?

Agora que você sabe exatamente o que deve fazer, não perca mais tempo. E aproveite para praticar aquela boa ação do dia! Só compartilhar esse post em suas redes sociais e mostrar para seus amigos. Pode ser que nesse momento eles enfrentem o mesmo desafio que é o de tentar eliminar o mofo.

Até a próxima!