/  Dicas   /  DICAS DE PINTURA – QUANTOS LITROS DE TINTA COMPRAR?

DICAS DE PINTURA – QUANTOS LITROS DE TINTA COMPRAR?

Você decidiu que é chegado o momento de renovar o imóvel, dar a ele mais vida e mais cores. Afinal, as paredes estão descascando, a tinta já perdeu a aparência brilhante ou o acabamento de nova, e o escritório, empresa, e até mesmo os cômodos da casa parecem “gritar” por um só desejo: por favor, me pinte!

Ou ainda, o imóvel foi recém construído/ reformado, e vai levar suas primeiras demãos de tinta. Maravilha, não é mesmo? Encher a casa de cor é investir não apenas na estética, mas na alma da casa, deixando-a com a personalidade das pessoas que ali habitam.

No entanto, há uma dúvida cruel, em todas estas situações mencionadas acima. Você parou para pensar em quantos litros de tinta comprar, para que não se desperdice ou para que não falte o elemento principal de uma pintura?

Pensando nisso, o Clube das Tintas traz no post de hoje, uma das dicas de pintura mais básicas e relevantes para as pessoas que se encontram em vias de reformar o imóvel e fazer a pintura sem erro.

Vamos te mostrar quantos litros de tinta comprar, facilitando esta tarefa e te ajudando a ser bem-sucedido (a) nesta questão, confira!

Quantos litros de tinta comprar? Calcular será fundamental

Dicas de pintura - quantos litros de tinta comprar

Acredite, ter em mente o número correto de litros de tinta para comprar e assim, cobrir as paredes, implica em nada mais do que um simples cálculo matemático.

É exatamente assim que os especialistas têm base da quantidade de material que será utilizado, cada vez que estão diante de uma empreitada como esta.

Mesmo que você não seja lá um grande fã desta ciência dos números, você verá que é algo tão simples e facilitador, que em poucos instantes esta questão estará rapidamente equacionada.

Sem contar com o conforto e comodidade de não ter que abandonar o serviço de pintura no meio, pelo fato da tinta da cor escolhida ter acabado durante a execução do projeto.

Já pensou, ter q esse dirigir até a loja de tintas e não encontrar a cor que você estava utilizando?

Por essas e por outras, é imprescindível ter a conta exata de quantos litros de tinta comprar.

Dicas de pintura: antes de comprar a tinta

Porém, antes de partirmos para o cálculo e comprar a quantidade ideal de latas de tinta, há algumas etapas prévias que deveremos levar em consideração.

Dentre estas etapas, considere as seguintes:

1-      Escolha da cor da tinta

Já sabe qual cor adotar na pintura (ou cores)? Este é um passo importante e deve ser analisado com cuidado para que não gere possíveis arrependimentos. Para se certificar se a cor observada na paleta de cores ou na lata é exatamente aquela que você deseja, uma opção é encontrar a mesma tinta já aplicada em algum local ou até mesmo adquirir um pequeno galão da mesma, para fazer o chamado teste da cor.

2-      Atente-se ao tipo de tinta

Tinta é tudo igual? Sabemos que não. Além da qualidade superior, como vemos nas tintas da linha Coralit, por exemplo, é preciso ter em mente qual tipo de acabamento você procura, bem como qual a região que a tinta será aplicada (área externa ou interna, quarto de crianças ou adultos, etc.).

As tintas laváveis são indicadas por exemplo, para áreas externas, pois estão mais suscetíveis à chuva e sol, ou até mesmo para quarto de crianças, onde as paredes são mais expostas à sujeira.

Para pintar madeira (rodapés, portas, etc.), a tinta mais indicada é a esmalte, enquanto a epóxi é ótima para cobrir azulejos.

3-      Faça o preparo da superfície

Outra dica fundamental de pintura que irá te ajudar a ter o melhor resultado final, bem como economizar tempo e dinheiro é executar o preparo da superfície que receberá a tinta.

Paredes limpas, lixadas e com o acabamento perfeito, se adição de cal – por exemplo, otimizam todo o processo de pintura e contribuem com o melhor efeito no final.

4-      Tenha todos os materiais de pintura em mãos

Pinceis de acordo com a tinta e local de pintura, rolos, bandeja de tinta, plásticos para proteger piso e objetos de possíveis respingos, espátula, lixa e fita crepe para fixar o plástico nas áreas que serão protegidas, são algumas das ferramentas que iremos utilizar na pintura.

Procure reunir todos estes artefatos antes de iniciar a pintura, ok? E claro, a estrela maior deste artigo – A TINTA!

Mas e a quantidade? Falaremos na sequência, acompanhe.

Calculando a quantidade de tinta

Dicas de pintura - quantos litros de tinta comprar?

Nossa parceira Coral publicou em seu site como devemos fazer para executar o cálculo da quantidade de tinta que será necessária para a pintura do ambiente escolhido, veja:

Q = Quantidade de produto

 A = Área de pintura em m²

D = Número de demãos recomendado pelo fabricante

RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta (essa informação está expressa na embalagem!)

Um exemplo: para cobrir uma área de 750m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250m²/lata/demão, você vai precisar de 6 latas de tinta!

Fonte: https://www.coral.com.br/pt/dicas-e-conselhos-de-decoracao/duvida-cruel-quantos-litros-de-tinta-comprar-descubra-agora

Simples, não é mesmo?

Basta que você meça com uma fita métrica a altura e largura do local que receberá a tinta, e multiplique as medidas para chegar até o número do m² total. Desconte o espaço de janelas e portas e tenha o valor do m² que será pintado.

Com este número obtido, multiplique pelo número de demãos (no mínimo 2). Depois, é só dividir este valor pelo número de m²/l da sua lata de tinta.

Dúvidas? Estamos aqui para esclarecer qualquer questão, só perguntar! Aproveite e compartilhe este artigo e ajude outras pessoas a sanar seus problemas com quantidade de tinta, ok?

 

Deixar um Comentário