/  Efeitos   /  DICAS PARA FAZER EFEITO TEXTURA NA PAREDE

DICAS PARA FAZER EFEITO TEXTURA NA PAREDE

Pensa em reformar sua casa, escritório ou imóvel? Dar uma nova cara ao ambiente? Há muitas opções neste sentido, não é mesmo? Além da pintura tradicional, o efeito textura na parede é muito adotado como alternativa capaz de diferenciar o visual e a estética decorativa na superfície aplicada.

Quer entender melhor sobre textura, suas vantagens, tipos, e também obter ótimas dicas para fazer efeito textura na parede? Acompanhe este post feito especialmente para você!

Dicas para fazer efeito textura na parede: origens e detalhes

A origem da textura em paredes remete ao povo europeu, que vivia em locais propensos à umidade. Eles perceberam que, ao aplicar a textura (ou “pintura texturizada”) nas paredes, criavam uma espécie de “barreira” contra os efeitos da umidade.

O “boom” do efeito textura na parede chegou no Brasil na década de 90, tornando-se uma “febre”. Como padrão, é comum a escolha sempre de uma das paredes que compõem o cômodo, para receber o efeito de textura, numa cor um pouco mais intensa que as demais, que geralmente, recebem tons neutros.

Com efeito, o resultado é bem agradável, mudando o aspecto do ambiente e agregando estilo com a nova decoração do local.

Diferença entre textura e grafiato

Dicas para fazer efeito textura na parede

Quando se fala em textura, a associação com o grafiato costuma ser imediata, porém, é importante ressaltarmos que há diferenças, muito embora, extremamente sutis.

A finalidade e aplicação, são praticamente as mesmas, no entanto, o que muda, é que os grãos de quartzo utilizados na textura são médios e/ou grandes, enquanto no grafiato, são mais finos.

Tipos de texturas para renovar suas paredes

Destacamos aqui, 4 tipos de texturas que poderão te ajudar na reforma e decoração de ambientes, garantindo assim o efeito mais adequado à sua necessidade, solucionando a questão da renovação e decoração do ambiente em questão. Veja:

  • Textura Design

Este tipo de textura pode ser aplicada em áreas tanto como paredes internas quanto externas. Ela obtém ótimos resultados em superfícies como bloco de concreto, reboco, massa corrida (acrílica ou PVA), fibrocimento ou paredes já pintadas.

Um de seus benefícios é a alta durabilidade, aliada à proteção contra a penetração da água e umidade, seja de chuvas ou lavagem, por exemplo.  Bem econômica e consistente, esta textura dispensa o uso de massa fina.

  • Textura Lisa

Utilizada para áreas internas. Sua aplicação com acessórios adequados como rolos do tipo carimbo, espátulas e escovas, é otimizada, conferindo à parede, uma infinidade de opções decorativas e criativas.

  • Textura Rústica

Versátil, a textura rústica permite aplicação em repinturas de acrílico e látex PVA, além de bloco de concreto, reboco, fibrocimento, em superfícies internas e externas.

Promove um acabamento do tipo “riscado”, e ampla proteção contra umidade.

Efeitos de texturas

Há uma série de efeitos diversificados em texturas, capazes de conferir às paredes, novas nuances estéticas, renovando assim completamente o aspecto do local.

Se você busca algumas ideias para sair da mesmice, e mudar completamente o ambiente, agregando mais beleza, você tem na textura, vastas possibilidades.

Dentre alguns efeitos que você pode apostar, temos:

•             Textura estilo aveludada;

•             Textura estilo esfumaçada;

•             Textura estilo manchada;

•             Textura estilo envelhecida, etc.

Vantagens em utilizar textura

Outro aspecto bacana em optar pelas texturas, além do efeito visual provocado, são os demais benefícios.

Dentre eles, destacamos:

  • Maior durabilidade;
  • Proteção mais ampla contra mofo e umidade;
  • Economia;
  • Rapidez na aplicação;
  • Eliminação de custos com massa corrida, massa fina, bases para pintura e tintas, etc.

Dicas para fazer efeito textura na parede: preparação

Dicas para fazer efeito textura na parede

Há alguns detalhes que farão toda a diferença no processo de texturização de superfícies. Para te ajudar neste sentido, faça o check list seguinte:

  • Verifique se a parede está seca;
  • Deixe a parede limpa;
  • Observe se a superfície encontra-se firme;
  • Se houver bolor na parede, limpe com água sanitária, retirando a mancha;
  • Se a parede tiver sido rebocada recentemente, procure respeitar o tempo de aproximadamente 30 dias. Depois, utilize um selador do tipo acrílico. Em caso de gesso, amianto e bloco, é importante utilizar um fundo preparador de paredes.
  • Em casos de paredes com reboco fraco, manchas diversas, gorduras, etc., lixe o local e lance mão de um fundo preparador antes da aplicação da textura.

Dicas importantes

Uma dúvida comum no que diz respeito a aplicação de texturas é a possibilidade de mudar o efeito da textura, em uma área externa, sem ser necessária a retirada de toda textura aplicada anteriormente.

A resposta é: talvez. Isto porque isto irá depender do tipo de acabamento aplicado. Se por acaso, a textura antiga tiver acabamento acetinado, ela deverá ser plenamente retirada, para somente depois, receber a aplicação da nova textura.

Produtos para fazer efeito textura nas paredes

Dicas para fazer efeito textura na parede

Na dúvida sobre quais produtos investir para obter uma textura de qualidade em sua parede? Aqui temos algumas soluções:

  • Textura Rústica Coral: este produto facilita o trabalho e consegue promover um toque todo pessoal à superfície escolhida. A lata de 33Kg rende até 14m²;
  • Textura Efeito Coral: confere aspecto refinado ao ambiente, sendo que uma lata de 27Kg rende até 15m²;
  • Textura Acrílica Coral: alto poder de customização da superfície, ela dispensa o uso de massa fina em superfícies de alvenaria. O rendimento é de 35m² por demão, com uma lata de 30Kg.
  • Textura Design Coral: efeito decorativo com total liberdade criativa. Modernidade e sofisticação com o rendimento de até 14m² sem diluição, em uma lata de 28Kg.

E você, leitor (a)? Já utilizou textura nas paredes? Gostou do resultado? Conte para nós!

Deixar um Comentário