/  Dicas   /  DICAS PARA PINTAR A CASA EM DIAS FRIOS E ÚMIDOS

DICAS PARA PINTAR A CASA EM DIAS FRIOS E ÚMIDOS


Pintar a casa em dias frios e úmidos revela algumas particularidades que, se levadas em consideração, farão toda diferença. Ou seja, você terá o resultado esperado de renovar a pintura da casa da melhor forma e com um acabamento perfeito.

De acordo com um levantamento que fizemos as empresas fabricantes de tintas que são as maiores autoridades no assunto, tem um consenso a respeito da umidade relativa do ar ideal para a pintura.

Sendo assim, a dica é: não pinte as paredes no caso da umidade relativa do ar estiver superior a 85%. Já em relação à temperatura, conforme dissemos, não pinte abaixo de 10° como também acima de 40º.

Outra dica importante é ficar atenta à ventilação no ambiente. O tempo e a qualidade da secagem da tinta tem relação direta, não apenas com a umidade, como também com a ventilação e o número de demãos aplicadas na parede.

Uma tinta à base de água pode secar em até 30 minutos em condições favoráveis. Contudo, o processo pleno da cura, ou como é mais comum dizer, da secagem plena, pode levar cerca de até 20 dias aproximadamente.

Se você, no entanto, apostar na pintura em um dia mais frio e chuvoso, certamente esse tempo de cura será superior aos 20 dias. A estratégia usada para acelerar esse processo no ambiente fechado é o uso de ventiladores e portas e janelas abertas.

Lembre-se: sempre respeite o tempo de secagem, conforme as instruções do fabricante da tinta.

De acordo com as condições climáticas, bem como o tipo de tinta, marca, qualidade e respectivo acabamento, para garantir uma aplicação perfeita em todo o processo, pode ser preciso esperar até um dia para secar a primeira demão, para somente depois aplicar a segunda.

Espero que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Já sabe, qualquer dúvida é só falar, estamos aqui para ajudar.

Agora conta pra gente: já pintou a casa com o dia úmido, frio ou chuvoso? Qual foi o resultado?