/  Dicas   /  EFEITO DA ILUMINAÇÃO NAS CORES

EFEITO DA ILUMINAÇÃO NAS CORES


O comportamento humano é ditado por aspectos tanto internos quanto externos. As influências do ambiente determinam não só as nossas ações como também as nossas sensações. O efeito das cores na iluminação, por exemplo, tem a capacidade de interferir diretamente nas atividades do nosso cotidiano.

A luz natural é a que reproduz as cores com maior fidelidade, mas é bom lembrar que o efeito muda ao longo do dia e de acordo com as condições do tempo ensolarado, chuvoso, nublado, etc.

As lâmpadas incandescentes, cuja luz é mais amarelada, ressaltam as cores quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo. A iluminação fluorescente lança um tom azul acentuado.

Portanto, uma cor forte pode ser muito brilhante quando usada em todas as paredes ou ao lado de uma janela grande, mas pode ter outro efeito, quando usada como uma parede de realce com luz indireta.

Cores escuras, fortes, intensas e cores claras, fracas, suaves

Se você deseja um espaço mais ativo, considere a introdução de cores mais fortes e mais intensas. Mesmo se você quiser uma sala de cores claras, escolha cores um pouco mais saturadas.

Cor muito clara pode parecer brilhante e forte quando aparece em todas as superfícies da sala. No entanto, duas ou mais cores pastel estreitamente relacionadas com luz média podem criar um efeito luminoso quando usadas na mesma sala.

Não existe iluminação certa ou errada para cada cor. Procure apenas ter o cuidado de conhecer a personalidade de cada ambiente e lançar mão das cores que dialogam com cada local.

Dúvidas? Fale conosco será um prazer atender. Até a próxima!