/  Efeitos   /  Efeito duplo: como pintar paredes pela metade?

Efeito duplo: como pintar paredes pela metade?

Você é do tipo de pessoa que está sempre em busca de novidades e inovação, especialmente quando se trata de renovar e decorar ambientes? 

Se sim, é muito provável que você queira aprender como pintar paredes pela metade. Essa técnica, também chamada de “efeito duplo”, é cada vez mais comum.

Na verdade, a tendência da ‘parede pintada pela metade’ vem do termo em inglês Half Painted Wall, e faz sucesso nos 4 cantos do mundo. 

Embora, a princípio, muita gente ache que seja difícil produzir esse tipo de pintura, com as   dicas infalíveis dos profissionais  especialistas em pintura de paredes do Clube das Tintas, você verá que é algo bem simples.

Pode acreditar, você mesmo conseguirá realizar esse tipo de projeto de pintura e obter um resultado incrível.

Uma das principais características desse tipo de pintura, é o fato dela simplesmente quebrar a monotonia e o tédio do ambiente, além de inserir elementos geométricos às paredes de sua casa, escritório, loja e/ou empresa.

Bora então quebrar o marasmo e se inspirar na pintura do ambiente com a pintura da parede pela metade? 

Então continue a leitura desse artigo especial do Clube das Tintas e revolucione o clima do seu ambiente favorito! 

Efeito duplo para pintar paredes: faça você mesmo

efeito-duplo

Embora pareça um tanto novo, o método de efeito duplo da pintura remete ao tempo dos famosos “casarões” e fazendas coloniais. 

Hoje, quando uma das grandes tendências na pintura decorativa é a influência da “street art”, tendo como referência, nomes como “Banksy” e “Os Gêmeos”, a pintura de paredes com o viés decoração atinge novas perspectivas.

Recentemente, em uma matéria publicada pela Revista Zap Móveis, a consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer, refletiu o seguinte:

 “Observamos a volta de uma preocupação ‘ornamental’ na decoração e, com isso, uma redescoberta do poder das cores na criação destas atmosferas cheias de estilo e personalidade. Daí, a cor se torna objeto de decoração”. 

Fonte: LINK

Dito isso, que tal então conferirmos a seguir, todo o poder de usarmos duas cores na decoração dos ambientes, com a pintura das paredes por meio da técnica do efeito duplo? 

Veja agora como deixar sua parede pintada pela metade

Criamos um passo a passo onde você perceberá o quão simples é o procedimento de pintura da parede pela metade. Confira e anote para não errar:

 

  • Tenha em mãos, TODOS os materiais necessários. Não sabe quais são?

 

Confira a lista:

  • Barbante;
  • Giz;
  • Fita adesiva;
  • Pincéis de tinta;
  • Tesoura;
  • Uma lata de cada uma das cores de tinta escolhidas;
  • Rolo de pintura;
  • Bandeja de pintura;
  • Fita métrica;
  • Lápis.

 

  • Meça a parede

 

O primeiro passo, após reunir todos os itens para a pintura da parede com duas cores, é medir. Ou seja, será preciso marcar onde você deseja que as duas cores se encontrem na parede.

Para tanto, pegue um lápis e a fita métrica, depois, marque o nível na parede.

 

  • Aplique a cor mais clara primeiro

 

Muita atenção ao passo 3. Naturalmente você terá uma cor mais forte que a outra, para que tenha o efeito de contraste, certo? 

Pois então, antes de mais nada, tenha em mente que a tinta de cor clara deve ser aplicada primeiro. 

Pegue o rolo de tinta, molhe na bandeja com a cor mais clara e passe na da parede que você quer cobrir. Procure  pintar de forma leve quando chegar próximo da linha divisória. Espere a tinta secar.

 

  • Use o giz e barbante

 

Uma ótima dica da Suvinil para você utilizar o giz e o barbante:

“Pressione o barbante contra o giz, revestindo o fio inteiro. Estique o barbante contra a parede, ligando os pontos marcados com lápis. Prenda as extremidades do fio com fita adesiva. Verifique se o fio está reto e dê uma puxadinha para trás nele, fazendo com que, ao bater na parede, ele deixe a marca de uma linha de giz na parede.”

Fonte: LINK

 

  • Coloque a fita adesiva

efeito-duplo-2

 

 Quando a primeira cor estiver completamente seca, passe uma faixa de fita adesiva, em toda extensão da linha de giz.

 

  • Pinte com a cor mais escura

 

Pegue o rolo de tinta, molhe-o na bandeja com a tinta mais escura e aplique na segunda metade da parede. 

Uma dica é lançar mão de um pincel e pintar acima da borda da fita adesiva.

 

  • Retire a fita

 

Muita atenção a este passo: agora que você já pintou com a cor mais escura, quando a tinta ainda estiver molhada, puxe a fita adesiva tenha revelada sua nova parede bicolor! 

Inspirações de Half Painted Wall

efeito-duplo-3

A maneira mais simples de pintar a parede com a divisória de duas cores, é utilizar a branca combinada com outra. No entanto, você pode se inspirar e ousar, tanto em relação às cores, quanto em relação às formas geométricas. Vale até pintar o teto, por exemplo.

Confira algumas inspirações retiradas do site Casa Vogue:

efeito-duplo-4

Fonte: LINK

Como vimos no post de hoje, pintar paredes pela metade, como chamado efeito duplo, dá uma bela inovada no visual da casa ou escritório. Além disso, e um procedimento bem simples de fazer, basta seguir os passos que não tem erro.

Veja algumas dicas extras de pintura para você consultar:

Como pintar azulejo de banheiro

Efeito marmorato: entenda o que é e como usar essa técnica de pintura

Pintar o teto – melhores dicas para você fazer isso

Que tal colocar em prática o aprendizado de hoje? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com quem você gosta! Até a próxima!