/  Efeitos   /  Efeito marmorato: entenda o que é e como usar essa técnica de pintura

Efeito marmorato: entenda o que é e como usar essa técnica de pintura

Efeito marmorato é um termo que lhe parece estranho? E seu eu te falasse “Pintura Marmorizada”? Os dois termos correspondem a uma mesma técnica que marca forte presença na pintura e decoração de ambientes, tanto residenciais quanto executivos, nos tempos atuais.

Contudo, não se trata de um modismo. É uma tendência considerada clássica e que está ao seu alcance, caso você busque variar a aparência e decoração do seu imóvel ou espaço. 

Conhecido como um tipo de textura, no post de hoje iremos te contar um pouco mais sobre o mamorato, te explicar exatamente o que é, bem como de que maneira usar essa técnica de pintura.

Preparados (as)? Então acompanhe tudo a seguir! 

Afinal, o que é marmorato?

Como o nome já dá indícios, o efeito marmorato se trata de um tipo de efeito de mármore, promovido através de uma técnica de pintura. Uma de suas características é promover um efeito do tipo brilhante e vitrificado.

É uma textura que tem um valor mais acessível do que aplicar a pedra de mármore na parede, por exemplo. Além de mais barata, a pintura marmorizada reflete aquele aspecto de elegância e sofisticação. 

Sendo uma aplicação tão poderosa e acessível, com diferentes cores e possibilidade de uso, fica aqui uma ressalva importante, caso você considere o uso do marmorato.

É que ele não deve ser aplicado em superfícies diferentes da parede. Superfícies como por exemplo, o chão. Isso pelo fato de que a textura marmorizada costuma sofrer com facilidade o desgaste se aplicada no piso. Dessa maneira, o efeito de mármore e brilho se perde rapidamente. 

No entanto, é possível fazer uso do marmorato tanto nas paredes internas quanto externas do imóvel, o que é uma vantagem.

Marmorato e sua ótima relação custo X benefício

Se comparamos o mármore e o efeito marmorato, veremos que a questão do preço pesa a favor da pintura marmorizada.

Afinal, com cerca de 3 latas de textura em mármore de marcas de alta qualidade, como da Suvinil, por exemplo, você consegue pintar uma parede de 12 metros quadrados.

O valor investido, em média, é irrisório perto do valor que você gastaria com pedra de mármore para revestir a mesma parede. 

O valor não é exato, mas só por curiosidade (eu sei que você se perguntou aí do outro lado qual seria o valor), pense na textura em um valor de aproximadamente R$ 500 e  no revestimento de mármore em algo como R$  11 mil. 

Uma enorme diferença, não é mesmo?

Quais cores posso encontrar para pintura marmorizada?

Uma dúvida recorrente diz respeito às cores disponíveis para a realização da pintura marmorizada.

O tom cinza é uma das opções. É uma tendência em alta, e reflete um tom que lembra bastante o cimento queimado. A diferença principal é que o marmorato promove mais brilho.

Combina fácil e cai super bem em corredores, home office, quarto, sala de jantar, entre outros. 

Há ainda tons de bege e marrom, que podem ser usados nas paredes do lavabo e banheiro, por exemplo. O mais interessante é que, em especial nesses ambientes, o marmorato reflete um efeito extremamente fiel ao do mármore.

Temos ainda azul, branco e demais cores. O que pesa na escolha é exatamente qual sentimento e estilo você busca trazer e emitir no ambiente. 

Como aplicar marmorato passo a passo?

A dúvida mais recorrente, quando se trata de pintura marmorizada, é exatamente sobre como aplicar marmorato passo a passo.

Para tanto, vamos reproduzir o que indica a Suvinil, empresa parceira do Clube das Tintas e referência no segmento:

 

  • Reúna o materiais: 

 

– Marmorato;

– Desempenadeira com cantos arredondados;

– Espátula de aço;

– Cera incolor pastosa (para o polimento);

– Politriz ou flanelas para polimento manual.

 

  • Prepare a parede 

 

Assim como na pintura com tinta, é importante que a superfície onde será aplicada a textura esteja uniforme e lisa.

Passar massa corrida ou massa acrílica poderá ser necessário. É bom também apostar em uma ou duas demãos de tinta látex branca para que a parede fique no ponto.

 

  • Aplique  o marmorato 

 

Pegue a textura e espalhe com a desempenadeira. Uma dica: deixe a superfície com pequenos relevos, irregular.

 

  • Espere secar

 

Aguarde de seis a oito horas para que a textura seque. Somente depois aplique a segunda demão. 

 

  • Nivele a superfície 

 

Nos espaços onde perceber que a textura não foi aplicada, preencha para que a superfície seja nivelada.

 

  • Aplique a terceira demão após a secagem 
  • Aplique a cera em pasta incolor

 

Em toda a superfície, aplique a cera, sempre com o auxílio da desempenadeira. Também pode ser com uma esponja macia. Após aplicar, espere aproximadamente quinze minutos.

 

  • Finalize 

 

Com o polimento manual, use uma politriz ou ainda uma flanela. 

Agora que você já sabe o que é marmorato e como fazer a pintura marmorizada, aproveite e enriqueça seus conhecimentos com os seguintes conteúdos que o Clube das Tintas preparou para você:

Como passar na parede massa corrida, textura e grafiato?

Dicas para fazer efeito textura na parede

Agora que você aprendeu como se faz a aplicação de marmorato, que tal colocar suas habilidades em prática? 

Compartilhe este post com seus amigos! Até a próxima!